7 DE SETEMBRO – FAB traz várias atrações para o público em Brasília

http://www.fab.mil.br/portal/imagens/7set.png

No dia 7 de setembro, a Força Aérea realizará Desfile Aéreo e Terrestre na Esplanada dos Ministérios. Mais de 400 militares da FAB desfilarão, enquanto no céu haverá a passagem de 28 aeronaves, incluindo sete aviões T-27 Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça.

Na véspera do desfile, dia 6 de setembro, às 9h, as aeronaves da FAB envolvidas na demonstração realizarão um treinamento sobre a Esplanada dos Ministérios.

Confira a  sequência do Desfile Aéreo

1. Passagem em formação de quatro F-2000, quatro F-5M, quatro A-1 e um avião-tanque KC-130;

2. Passagem em formação utilizada para reabastecimento com um KC-130, dois F-2000 e quatro A-29;
3. Passagem de dois C-105; e
4. Passagem dos T-27 da Esquadrilha da Fumaça.

Aeronaves no Desfile Aéreo

F-2000 Mirage

O F-2000 é um caça de interceptação e defesa aérea. Atinge mais de duas vezes a velocidade do som (2.300 km/h) e leva até seis toneladas de armamentos, como mísseis, bombas e foguetes. No Brasil, é operado pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, sediado na Base Aérea de Anápolis (GO).

F-5M

O F-5M é um caça supersônico de defesa aérea e ataque ao solo. Com velocidade máxima de 1700 km/h e capacidade de transportar mais de três toneladas de armamentos, a aeronave foi modernizada pela Embraer e opera no Brasil a partir do Rio de Janeiro (RJ) e Canoas (RS).

A-1

O A-1 é um caça fabricado no Brasil utilizado para missões de ataque e reconhecimento. Atinge 1.160 Km/h, tem um alcance de 3300 km e leva até 4 toneladas de armamentos. Os A-1 da FAB operam a partir do Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS).

A-29

O A-29 Super Tucano é um turbohélice projetado e construído no Brasil para missões de ataque, treinamento e interceptação de pequenas aeronaves. A aeronave atinge 590 km/h, leva até 1,5 toneladas de armamentos e já foi exportada para Colômbia, Chile, República Dominicana e Equador. No Brasil, a aeronave opera a partir de Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Natal (RN).

KC-130 Hércules
O C-130 Hércules é uma aeronave de grande porte capaz de levar até 20 toneladas de carga e pousar em pistas curtas. No Brasil, cumpre missões como o transporte de tropas, ressuprimento dos contigentes brasileiros no Haiti e na Antártica e reabastecimento em voo de caças. Atinge 592 km/h e tem um alcance de até 3.800 km.

C-105
O C-105 Amazonas é um bimotor turbohélice utilizado para transporte tático e logístico, com capacidade para mais de 9 toneladas, velocidade de 576 km/h e 4.300 km de alcance. No Brasil, opera a partir de Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

T-27 Tucano – Esquadrilha da Fumaça
O T-27 Tucano é um avião turboélice de treinamento e ataque leve desenvolvido pela Embraer e operado por 17 países. No Brasil, é utilizado na formação de novos pilotos da FAB na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), e pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como “Esquadrilha da Fumaça”.

Fonte: Agência Força Aérea

8 Comentários

  1. É uma vergonha. O Brasil só adquiriu esses Mi-35 pra num dizerem que num tem helicópteros de ataque. Enquantoo países visinhos tem uma frota de helicópteros de ataque que subjugam a nossa.

  2. Tenente Hítalo :
    É uma vergonha. O Brasil só adquiriu esses Mi-35 pra num dizerem que num tem helicópteros de ataque. Enquantoo países visinhos tem uma frota de helicópteros de ataque que subjugam a nossa.

    Quais países? Quais helicópteros?

  3. Tenente Hítalo :
    É uma vergonha. O Brasil só adquiriu esses Mi-35 pra num dizerem que num tem helicópteros de ataque. Enquantoo países visinhos tem uma frota de helicópteros de ataque que subjugam a nossa.

    Quais países? Quais helicópteros?

    Resposta: Perú, Colômbia, etc…

Comentários não permitidos.