Venezuela retoma nogociação para 20 AN-74

http://www.1001crash.com/latest/2006/IRGC_AN74.jpg

O governo venezuelano retomou as negociações com a ucraniana ‘Antonov’, visando a compra de pelo menos 20 aviões AN-74. As versões da aeronave que interessam ao governo venezuelano a de transporte e esclarecimento marítimo.An-74 é um bimotor, é capaz de transportar 44 passageiros ou 10 toneladas de carga. A versão de esclarecimento marítimo pode ser equipada com mísseis anti submarino e anti navio além de torpedos. A aeronave inclusive teria sido testada por pilotos venezuelanos em ensaios realizados tanto na Ucrânia como na Venezuela entre os anos de 2005 e 2007 respectivamente.

http://www.ukairshows.info/2004/airshows/farnborough/photographs/an74.jpg

Os ensaios de 2007 foram realizados em razão da negativa da Espanha em fornecer os C-295 M de transporte e o CN235MPA “Persuader” em atendimento a solicitação dos Estados Unidos.

Fonte: Jane’s Defence Weekly –  FAV Club Via Hangar do Vinna

19 Comentários

  1. Pelo que entendi esse é um dos concorrentes do projeto Brasileiro C-390,
    Ai tem coisa, já tinham desistido e agora estão ai falando em aquisição…
    Devem ta QUERENDO UM DESCONTO NO NOSSO C-390

  2. Venezuela não tem interesse em material Brasileiro depois do embargo do Super Tucano. Provavelmente para o C-390 iria acontecer a mesma coisa.

  3. Se Venezuela nao pode comprar por cause de motores GE, menos mal. Continua comprando geringonsas do Leste europeu. Um dia isso derrete no calor tropical.

  4. matheus :
    O An-74 não é concorrente do Kc-390, pois o primeiro tem capacidade máxima de 10 toneladas e o outro 20.

    Informação errada o AN-74 é concorrente sim do Kc-390.

  5. Eu ainda não tinha visto esta aeronave, alguém sabe porque a escolha tão diferente na posição das turbinas, existe algum efeito aerodinâmico para essa coloção tão estranha ? Outra coisa, 10 toneladas de carga só isso. É Chapolim você esta colhendo o que plantou, se correr o bicho pega se fica o bicho…

  6. matheus :

    matheus :
    O An-74 não é concorrente do Kc-390, pois o primeiro tem capacidade máxima de 10 toneladas e o outro 20.

    Informação errada o AN-74 é concorrente sim do Kc-390.

    Falou édisse,os colombianos estão testando o terreno. Sds.

  7. gostei da configuração do russo… turbina no alto… será que é pensando na instalação de armamento (misseis, torpedos, cásulos, etc) ou até mesmo tanques extras … nas asas.

  8. Depois que aquele avião comercial pousou na água nos Estados Unidos e as duas turbinas foram arrancadas com o impacto na água, todas as aeronaves deveriam passar as turbinas para a parte superior da asa, mas, bem que podia ser depois da asa e não na frente !!!

  9. Leamartine Pinheiro de Souza :Depois que aquele avião comercial pousou na água nos Estados Unidos e as duas turbinas foram arrancadas com o impacto na água, todas as aeronaves deveriam passar as turbinas para a parte superior da asa, mas, bem que podia ser depois da asa e não na frente !!!

    As duas não foram arrancadas, foi uma… embora não sei se foi arrancada pela amaragem ou pela operação de recuperação do avião. Se pesquisares na net vais verificar nas fotos que ainda permanece uma turbina.

    xtreme :gostei da configuração do russo… turbina no alto… será que é pensando na instalação de armamento (misseis, torpedos, cásulos, etc) ou até mesmo tanques extras … nas asas.

    As duas não foram arrancadas, foi uma… embora não sei se foi arrancada pela amaragem ou pela operação de recuperação do avião. Se pesquisares na net vais verificar nas fotos que ainda permanece uma turbina.

    Este modo de usar as turbinas no cimo das asas tem está relacionado com a maior sustentação que o que a aeronave pode ter quando o ar quente das turbinas passam por cima das asas, um efeito que chama-se “coanda”. Este avião tinha o propósito de ser usado em regiões polares, pois poderia ser equipado com skis, daí mais uma razão de colocar as turbinas nesse lugar.
    Os americanos por sua vez e na mesma década tiveras alguns protótipos o YC-14 e o 15, mas nuca optaram por esta configuração e abandonaram o projecto.
    Sds

  10. carlos argus :

    matheus :

    matheus :O An-74 não é concorrente do Kc-390, pois o primeiro tem capacidade máxima de 10 toneladas e o outro 20.

    Informação errada o AN-74 é concorrente sim do Kc-390.

    Falou édisse,os colombianos estão testando o terreno. Sds.

    Este avião é da categoria do CASA-295, do Lockeed/Alenia C-27J e teve como principais concorrentes de sua época o McDonnell Douglas YC-15. Apesar de ter uma capacidade total menor, pelo custo favorável ele concorre com o KC-390.

    Tudo bem. Cada país escolhe o que é melhor para suas forças armadas..

  11. Peço desculpa, a versão 15 era pelo propósito de STOL apenas isso e não pela configuração de turbina por cima da asa.

  12. Curiosidade minha. Se alguém que conheça puder opinar seria ótimo. A posição destas turbinas não seria a mais segura possível? Porque estaria longe do solo, um pouso na água por exemplo não teria preocupação se caso a turbina explodisse.

  13. Jonnas :Curiosidade minha. Se alguém que conheça puder opinar seria ótimo. A posição destas turbinas não seria a mais segura possível? Porque estaria longe do solo, um pouso na água por exemplo não teria preocupação se caso a turbina explodisse.

    O objetivo deste posicionamento, segundo o que eu já li sobre este avião se deve ao Efeito Coandâ(http://en.wikipedia.org/wiki/Coand%C4%83_effect), que melhora as condições de decolagem e pouso em curtíssimas distâncias e também porque em pousos táticos em áreas desérticas ou despreparadas, com muita terra e areia as turbinas ingeririam menos detritos…(ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Antonov_An-72)

Comentários não permitidos.