Taxa de homicídios no Brasil cresce 32% em 15 anos, diz IBGE

http://paroutudo.com/estruturacao/wp-content/uploads/2010/04/blog_grisalhos_assassinato2.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

A taxa de homicídios no Brasil cresceu 32% em 15 anos, de 1992 a 2007, de acordo com a pesquisa IDS 2010 (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2007, a média foi de 25,4 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto em 1992 o índice ficou em 19,2 mortes.

O Estado com a situação mais crítica foi Alagoas, com 59,5 homicídios para 100 mil pessoas. Espírito Santo ficou em segundo, com 53,3 homicídios por 100 mil, e Pernambuco ficou em terceiro no ranking do Estados com mais homicídios, com 53 mortes por 100 mil habitantes.

As menores taxas estavam em Santa Catarina (10,4), Piauí (12,4) e São Paulo, que passou de 28,5, em 2004, para 15,4, em 2007. Segundo o IBGE, a taxa de homicídios subiu de 1992 a 2004 e, a partir deste ano, teve uma tendência de queda até 2007.

Em relação às mortes por acidentes de transporte, o maior valor apareceu na região Centro-Oeste, que teve 44,8 mortes por 100 mil habitantes. A região Sul ficou em segundo lugar, com 43,2 mortes por 100 mil pessoas. A média brasileira para este tipo de morte foi de 20,3 por 100 mil, menos da metade das taxas no Centro-Oeste e no Sul. Os dados são de 2007.

Fonte: Folha

11 Comentários

  1. Portanto o título da matéria está equivocado, é só mais um sensacionlismo barato, a taxa de homícidios cresceu até 2004, depois disso começou a cair, e isso é resultado claro do desenvolvimento social começado a partir de 2004. Durante o final da década de 1990 e no inicio de 2000, foram os piores resultados, que coincidem com o desastre que foi o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.

  2. Após o Estatuto do desarmamento, gostaria de ver uma estatística qualitativa.
    Qualificando em que tipo de condições ocorreram os homicídios, classes sociais envolvidas, nível de escolaridade, estrutura familiar, se éram trabalhadores ou desempregados, viciados ou pessoas sem contato com o vício, etc.

    Que o número de homicídios aumentou, chego a dizer que é perceptível a todos, de cidades grandes a cidades pequenas. Falta é qualificar para tirarmos um aprendizado o quanto antes.

    E existe ainda os dados de violência que não necessariamente precisam contemplar o homicídio.

  3. Ãnham…mais escolas profissionalizantes,empregos,saude,e tudo o mais que sempre falamos.No caso de homicidios ou trafico de drogas,voces acham que essas reivindicações acabariam com a criminalidade?Não adianta.Aquele que se acostuma a ganhar mole jamais deixara suas facilidades e status perante sua comunidade para acordar cedinho de marmita debaixo do braço e trabalhar o dia todo pra ganhar um salario minino.Ate leis mais severas a crimes ediondos diminue sim mas não acaba.So o que para o crime é bala.New York era a cidade mais violenta do mundo e deixou de ser quando implantaram o TOLERANCIA ZERO…Uma politica austera com o estado caindo dentro e a sociedade enganjada nisso,sim,pode levar o crime a niveis baixos.A hipocrisia é um entrave.Direitos humanos deveriam ser para cidadões de bem e não para bandidos.Mas o que fazer quando a propria sociedade questiona o combate?Ou pensam que Policiais devem ir a narcotraficantes com caixas de bombons e dedinhos em V dizendo PAZ E AM OR BICHO.É uma guerra,ou nós acabamos com eles ou eles acabam conosco.Podem me crucificar e me taxar de Xiita.

  4. Seremos o próximo México? Espero q ñ,+ se continuar a miserabilidade , e baixo poder aquisitivo do sálario mínimo, a falta de pespectivas de cada um , será inevitável; vai ocorrer, e vai correr …Sds.

  5. O estado que mais aderiu a campanha do desarmamento e o de maior taxa de homicideos. Isto e que e acreditar no direito dos bandidos.

  6. Me lembro do governo Brizola que proibia ações Policiais em comunidades com Narco-trafico apos as 22hs.De dia eles ficavam entocados e a noite faziam a festa.E de toda a carga negativa da midia Paulista nessa epoca contra o Rio de Janeiro,pois ninguem saia de seus paises para ir conhecer chaminés e atmosferas poluidas,eles ficam em seus paises para verem isso.E com toda carga negativa e alarmantes manchetes Internacionais,com isso ganhou o Brasil,porque o turismo passou a ser diversificado.Não era mais somente o Cristo Redentor,Pão de Açucar,Copacabana e Ipanema,mas Pantanal,Bahia,Nordeste,Amazonia.E ainda S.Paulo acabou mais violenta e nos exportando o CRACK.Dizem que Deus é Brasileiro,eu ja acho que é Carioca.Em nenhum lugar do mundo encontraras essas tres maravilhas juntas em um unico lugar,floresta,montanha,lindo mar,e muitos que aqui vem se erradicam.Não somos mais a mais violenta metropole nacional e crimes como sequestros,assaltos a bancos e carros-fortes por aqui são rarissimos,a anos que não os temos mais.Temos uma Policia destemida,a que mais mata em confrontos,a que mais morre tambem….AMIGUINHOS acordem,que desarmamento?O referendo mesmo com a campanha midialitica contra as armas mostro que nosso povo prefere te-las mas queremos tambem leis mais rigidas e maior controle sobre as mesmas.A industria de armas alavanca economias…PAZ E AMOR BICHO.

  7. QUEM FINACIA O CRIME ORGANIZADO E O TRAFICO DE DROGAS SEMPRE VAI EXISTIR USUARIO DE DROGAS NAO E PROIBIR Q VAI MUDAR AS COISAS ALGUEM VAI LARGA DE USAR DROGAS PORQUE TEM MEDO DE POLICIA PELO CONTRARIO VAI DAR MAIS PRAZER VAI POR MIN ESPERIENCIA PROPRIA ENTAO ACHO QUE JA PASSOU DA HORA DE LEGALIZAR DROGAS DESARMA O O CRIME COMEÇAR PENSAR COMO REGENERAR USUARIOS NIMGUEM VAI DEIXAR DE COMPRAR DROGA NUMA FARMACIA DE BOA QUALIDADE ENTRE ASPAS PARA COMPRAR DROGAS DE TRAFICANTE VARIOS PAISES JA ADOTARAM ESSAS MEDIDAS E TA DANDO CERTO INFELISMENTE NO BRASIL O PAIS MAIS IPOCRITA DO MUNDO ONDE PODE MATAR PODE ROUBAR PODE TUDO MAS SE VC FOR PRESO COM UM BASEADO VAI APANHAR NA CADEIA ESPERO Q QUANDO CHEGAR A GERAÇAO DOS MEUS FILHOS ESSES IPOCRITA JA ESTAO QUEIMANDO NO INFERNO OPOCRITAS MORALISTAS DO INFERNO

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Taxa de homicídios no Brasil cresce 32% em 15 anos, diz IBGE … | Veja, Brasil
  2. Taxa de homicídios no Brasil cresce 32% em 15 anos, diz IBGE … | Olha Brasil
  3. Taxa de homicídios no Brasil cresce 32% em 15 anos, diz IBGE … | Olha Brasil
  4. Taxa de homicídios no Brasil cresce 32% em 15 anos, diz IBGE … | Veja, Brasil
  5. Taxa de homicídios no Brasil cresce 32% em 15 anos, diz IBGE … | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.