PM recebe para teste novo veículo blindado

http://technika.specwar.info/pozemni/gaz-tiger/02.jpg

RIO – Veio de Arzamas, na Rússia, e viajou durante um mês num navio que partiu de São Petersburgo o possível “caveirinha”: um veículo blindado usado pelo Exército russo, com dimensões menores que as do caveirão da Polícia Militar, e que poderá ser adotado pela corporação. O veículo foi cedido pelo fabricante, Rosboron Export, para ser testado por um ano pela PM e poderá reforçar a segurança durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Trata-se da quarta geração de um blindado projetado e construído para o transporte de tropas em qualquer tipo de terreno.

Com 2,10 metros de largura, 5,70 de comprimento, 6.200 quilos, motor a diesel e capacidade para 11 pessoas (no caveirão são 17), o veículo de patrulhamento em áreas conflagradas chegou ontem ao Centro de Manutenção de Veículos Blindados da PM, na sede do Batalhão de Choque. Assim que chegou, foi cercado por mecânicos e outros militares curiosos. O modelo custa cerca de R$ 1 milhão.

– Teremos dois dias para conhecer o veículo a fundo, antes de entregá-lo para o Bope. Por isso, perguntem tudo. Vamos avaliar esse veículo para ter um diagnóstico completo – disse à tropa de mecânicos o coronel Cid Souza, chefe do centro de manutenção.

O comandante do Bope, coronel Paulo Henrique Moraes, que esteve na Rússia para conhecer o modelo, disse que pediu à empresa algumas adaptações para a realidade fluminense, como ar-condicionado e blindagem da caixa do motor.

Fonte: O Globo

38 Comentários

  1. bom de briga :
    E por que nao fabricamos aqui um jipinho desses?!

    É mais barato, pratico e rápido, comprar um já existente.
    Só tem que diminuir essas janelas, uns 3 tiros nisso e estilhaça todo.

  2. Caso eu esteja enganado foi esse veiculo que a Rosboron Export,queria fabricar no Brasil,e eles ofereceram construiar uma fábrica no RS,acho que em Santa ROSA,mas parece que na época as negociações ficaram emperadas porque eles precisavam de uma certa quantidade de encomendas.
    Tomara que o Cabral traga os Russos para o RJ,ai depois do caverinha eles podem fábricar um caveirão versão russa…rsrs.

    Sobra a proposta dos russos para o RS aqui vai o Link.

    http://carmagazine.uol.com.br/materia/?id=08052911304254

  3. E.M.Pinto :
    Fernando não sabemos ainda qual versão será avaliada de toda forma será blindada e com vidros resistentes.
    sds
    E.M.Pinto

    Eu estava pesquisando, e a versão militar desse carro é o GAZ-2975 “Tigr”
    Que segundo a Wikipedia, tem um custo unitário de 60.000.
    Levando como pensamento que é algo ‘militar’, então ele é blindado.
    Por que nossa versão (que julgo mais simples em nível de armamento ‘embutido’, mas com uma blindagem mais forte) custa 1 milhão de reais (500.000 USD) então?

    *Sim, eu sei que a nossa versão, não é a da foto divulgada.

  4. “O comandante do Bope, coronel Paulo Henrique Moraes, que esteve na Rússia para conhecer o modelo, disse que pediu à empresa algumas adaptações para a realidade fluminense, como ar-condicionado e blindagem da caixa do motor.”

    mais … cadê as:

    02 metralhadoras Browning M-2 .50 controladas por controle remoto…. rsrsrsr

  5. E a galerinha do Morrão ja tem lança misseis e estão loucos para experimenta-los.Eu que não gostaria de estar dentro de um blidado desses em uma incurssão,preferiria subir a pé.

  6. Lhes garanto que Policiais não sentem-se totalmente seguros nessas viaturas.So quem convive aqui no Rio sabe do real poder de fogo dos Bandidos.O problema é muito complexo alem da geografia e estrategia deles tem o envolvimento de uma parcela do sistema onde não se pode confiar nem mesmo naquele que labuta do seu lado.A SWAT sai de fininho com os olhos arregalados dizendo que essa guerra não é para a Policia mas para as Forças Armadas.

  7. Esse veiculo sera usado para avaliação.Temos condições de desenvolvermos mais adequados e melhores do que os deles.

  8. Pelo que me lembro de uma reportagem na época cada gipe desse ficaria em torno de 200 a 250 mil,não achei caro,tendo em vista que uma boa Blindagem fica em torno de 80 mil,mais o carro.
    Isso ai aguenta tiro de AK47 brincando.

  9. A Avibras tem os modelos AV-VCC e Guará. O Exército também desenvolve alguns modelos. Acho bem difícil sair alguma compra. É mais para os russos aperfeiçoarem seus próprios modelos pois o BOPE praticamente todo o dia entra em confronto.

  10. kkkkkkk e voces acham que eles atirariam nele com AK-47 né,porque não vem aqui fazerem uma vizitinha a essas comunidades e conhecerem seus poderes belicos…LANÇA MISSEIS PORTATEIS,miras noturnas termicas e por ai vai.Armas que eles não ficam ostentando para serem filmados e as mantem escondidas…É muito facil ficar ao largo admirando o litoral e imaginando urbaniza-lo rsrsrs

  11. A bem mais de 15 anos atraz uma PATAMO perseguia um carro suspeito pelas ruas do bairro de Bonsussesso quando da janela do mesmo saiu um pequeno missil.Frearam,abriu-se as 4 portas,correram um pra cada lado e a viatura ficou de cabeça pra baixo enfumaçando e somente ouvia-se os gritos dos que estavam na caçapa.

  12. Enquanto morros e favelas ficrão sitiados pelas Forças Armadas ate os eventos acabarem e voltara a cotidiana violencia.

  13. Enquanto morros e favelas ficarão sitiados pelas Forças Armadas ate os eventos acabarem e voltara a cotidiana violencia.

  14. A que ponto chegamos de termos de anunciar na midia antecipadamente grandes operações como se quisessemos dizer a eles,escondam-se.Com as UPPs eles estão se evadindo e se agrupando,se reorganizando e se preparando para a mãe de todas as batalhas urbanas que se travara mais cedo ou mais tarde no Complexo do Alemão.Enorme conjunto geografico que interliga muitos bairros e muitos morros perigosissimos e vasta mata.Ali não tera com se colocar somente uma UPP mas verdadeiros Batalhões estrategicamente posicionados.Nós ja sabemos disso e eles tambemAguardem o show da midia ao vivo e se aterrorizem.Depois de tudo engrossem as criticas da burguesia que prefere a boa convivencia com os narco-traficantes.

  15. adriano :
    Talvez eu esteja pensando besteira, mas o Guará, da Avibras, não poderia ser utilizado para esse serviço?

    E.M.Pinto :
    Eu acho isso Adriano, mas não tenho dados para afirmar isso.
    sds
    E.M.Pinto

    Não só poderia como já possui uma versão especializada:
    AV-BOPE TP 10

    Viaturas blindadas para Operações Especiais
    Especialmente configurada para a Polícia Militar

    • Ar condicionado de alta capacidade
    • Ampla visibilidade com seteira frontal,
    5 em cada lateral e 2 traseiras
    • Torre blindada fixa para tiro,
    com escotilha para 2 atiradores
    e campo de ação de 360º
    • Pára-brisas com blindagem metálica
    rebatível
    • Amplo espaço para 10 tripulantes
    (versões para até 16 tripulantes)
    • 4 portas laterais e porta dupla traseira
    para rápido embarque e desembarque
    http://www.avibras.com.br/P/sys/defesa/terrestre/guara/guara.asp

  16. Acho correto a PM pegar emprestado para testar por um ano esse veiculo, Poderão tirar muito proveito… Não estaremos testando só o da Avibras ou do Ctex! Assim podemos fazer comparaçãoes e se necessario modificações nos nossos modelos nacionais .

  17. Nada contra o produto russo que deve ser muito bom, mas temos condições de projetar e fabricar veículos nessa categoria, aliás já temos como os colegas citaram nos comentários acima.

    []’s

  18. Esses veiculos depois de descontigenciados se amontoarão nos patios por falta de reposições.Brasileiro se encanta com tudo que se mostra na midia e fica mirabolando mas incapaz de ver mais adiante com realidade.

  19. Se as viaturas Nacionais amontoam-se nos patios de batalhóes e delegacias voces acham que investirão em manutenção de peças extrangeiras ainda mais Russas.Russos criam a todo instante e discontigenciam para criarem mais adiante.Essas viaturas ficarão o tempo de avaliação e depois bye bye.Qualquer tipo de blindado que for encurralado dentro de uma comunidade com narcotrafico,com toda a sofisticação que tiver,basta jogar gazolina ou gasolina misturada a sabão em pó e atear fogo,que não fica ninguem dentro dele e serão todos executados ao sairem.É melhor entrar a pé.

  20. Fomentar a indústria bélica nacional é preocupação das FFAA. A polícia não tem porque gastar com isso, o combate é diuturno e não espera P&D. A finalidade do trabalho dela é fazer com que esses blindados sejam cada vez menos necessários.
    Também não há que se falar em convênio PMs com FFAA, pois as necessidades operacionais são completamente diversas, seja em blindados, coletes, helicópteros, fuzis e pistolas.
    Que a indústria desenvolva, depois venda à polícia. Inverter essa lógica é ilógico.

  21. Vejam um dialogo entre um integrante do Afro-Reggae e um policial da Delegacia de Roubos e Furtos de Automoveis (DRFA) da Policia Civil do Rio…É uma guerra desigual onde a legalidade tem obstaculos de todos os lados,da sociedade,do proprio comando e sempre mesmo que se busque o melhor desenpenho com a menor perda ou dano,o saldo negativo sempre é atribuido ao Policial.Sei que existem maus profissionais em todos os seguimentos de nossa sociedade,mas dedicar-se por amor a uma profissão e um ideal e sentir que as pessoas te olham com indeferença ao invez de desmotivar te reanima a seguir buscando o melhor….Parabens a todos os profissionais da melhor Policia do Mundo,a Policia Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro.

  22. Fernando Augusto :

    bom de briga :E por que nao fabricamos aqui um jipinho desses?!

    É mais barato, pratico e rápido, comprar um já existente.Só tem que diminuir essas janelas, uns 3 tiros nisso e estilhaça todo.

    Com esse pensamento nao desenvolveremos nada mais!!!!

  23. carlos argus :
    Já vem com a torre de metralhadora P.50? Devem entrar nas comunidades atirando, como de hábito, bandido bom e bandido morto, com bala na caraça. Sds.

    Calma Carlos..Ponto 50 não pode ser usada em comunidades urbansa.Basta um unico disparo desse calibre para atravessar desenas de residencias vitimando inumeros inocentes.Ate mesmo fuzis e determinadas pistolas e metralhadores estão sendo usados para equiparar poder de fogo e estão sendo questionados por nossa sociedade.Eu sou a favor que se faça uma gigantesca operação de surpresa com todas as forças de segurança e as tres Forças Armadas,sitiando as comunidades,pedindo as populações que evacuem as mesmas,dando toda a garantia a eles da integridade de seus lares e bens.E apos isso que subasse e que prendão a todos e que morrão os que preferirem o confronto.E com sapadores se encontrem seus arsenais.Enquanto permanecermos inertes a isse problema social que devasta nossa sociedade,veremos a cada dia mais pessoas de bem,inocentes,serem mortas e sem terem o direito de ir e vir.É uma guerra,ou acabamos com eles de uma vez ou eles acabarão com nossa sociedade.Infelizmente so assim se erradicaria esse problema.Teorias,ações sociais so podem vir a melhorar o padrão de vida das populações mas o crime permanecem e ainda se beneficiara disso.

  24. Vejam alguns exemplos de veículos blindados produzidos no Rio Grande do Sul pela empresa Amalcaburio no site http://www.amalcaburio.com.br.
    Pela propaganda da empresa a Polícia Militar de Minas Gerais já adquiriu alguns veículos blinadados para transporte de tropa e outro para controle de tumulto.

Comentários não permitidos.