Portugal recebe submarino NRP Tridente

http://estb.msn.com/i/A9/8645723BFC72721A43D8DD12302A.jpgO submarino NRP Tridente da Marinha de Portugal, adquirido da Alemanha, chegou à Lisboa na última segunda-feira (02), recebido com o tradicional cerimonial naval, que incluiu a apresentação da bandeira nacional.

A embarcação fará parte da Esquadrilha de Submarinos, sediada na Base Naval de Lisboa. As instalações ocupadas pelo grupo estão sendo reformadas, e sua reinauguração deve acontecer dia 8 de setembro.

O NRP Tridente é o primeiro dos dois submarinos do tipo U209PN comprados para substituir os quatro da Classe Albacorra de origem francesa, adquiridos pelo governo de Salazar nos anos de 1960. Ele é fabricado pela HDW, tem propulsão convencional híbrida diesel/elétrica, capacidade de navegar a 20 nós submerso e alcança distâncias de até 11 mil milhas náuticas. Sua tripulação, de 33 pessoas, é composta por sete oficiais, dez sargentos e 16 praças, e seu armamento principal é integrado por seis mísseis Harpoon UGM 84 e dez torpedos. A segunda unidade, batizada de NRP Arpão, está sendo construída e deve ser lançada ao mar ainda este ano.

Fonte: Tecnologia&Defesa

6 Comentários

  1. Notícia velha… já tem dois dias!! 🙂

    Já cá está e já deu belas imagens à entrada da Barra do Tejo. Dizem que é um luxo por dentro… Os marinheiros portugueses já podem tomar banho (os outros não tinham duches) e já podem dormir sem ser no sistema de “cama quente”… Um marinheiro só se podia deitar, quando o outro se levantava para entrar ao serviço…

    Quando uma tripulação passava muitos dias no mar, os camaradas da Base do Alfeite geralmente brindavam-os com as piadinhas da ordem…
    E tecnologicamente é uma beleza….

    Portugal já começou a receber os torpedos pesados BlackShark encomendados (24 unidades no total), sendo estes dos mais modernos no mundo actualmente, com um alcance de 50 km.

    Ainda não iniciou a compra dos mísseis, mas ao que tudo indica serão os Sub-Harpoon Block II, com uma velocidade de 0.9 mach e um alcance de 120 km.

  2. Submarinos convencionais (com AIP ou sem AIP) é uma maneira eficiente e com ótimo custo-benefício de oferecer negação ao mar.

    Os submarinos da classe IKL é um imenso problema até para porta aviões da classe Nimitz (veja os ex. dos exercícios brasileiros – o nosso nem AIP o têm).

    Bela aquisição da Marinha Portuguesa.

    Abraços.

  3. nem vou entrar muito na questão (para não gerar atrito) … mais o foco seria:

    1- o que a Alemanha (opinião pública) pensa sobre Portugal.
    2- Portugal precisa gastar mundos e fundos.. ??? Para defender o que do que ???
    3- lembrando que Portugal integra os P.I.G.S (países deficitários).

  4. xtreme :nem vou entrar muito na questão (para não gerar atrito) … mais o foco seria:
    1- o que a Alemanha (opinião pública) pensa sobre Portugal.2- Portugal precisa gastar mundos e fundos.. ??? Para defender o que do que ???3- lembrando que Portugal integra os P.I.G.S (países deficitários).

    É só isso? Isso é fácil de explicar.

    1 – Neste momento, a Alemanha sente vergonha em relação a Portugal, por uma empresa privada alemã (na realidade é um aglomerado de empresas privadas alemãs) ser a base de um escandalo de suborno referente ao contrato dos submarinos, ao ponto do executivo alemão ter pedido desculpas ao Governo Português e ter afirmado que a Justiça alemã iria fazer tudo ao seu alcance para encontrar os culpados e assim evitar danos ainda maiores ao nível das relações políticas com Portugal e ao erário público português.

    2 – Portugal detém a 3ª Maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia e a 11ª do Mundo, para ter uma ideia da imensidão da ZEE portuguesa basta dizer que o Brasil tem a 9ª maior do mundo.
    Ora bem, Portugal deu entrada na ONU de um pedido para o aumento dessa zona (que actualmente são 200 milhas nauticas a partir de terra) e ela será ainda maior.

    Contudo, os Estados têm de ter a capacidade de exercer a soberania sobre essas águas territoriais e, conseguentemente, sobre os seus recursos naturais (um conceito que vos é tão caro). Daí os submarinos e a compra de outros navios como Navios de Patrulha Oceânicos e o reforço do número de fragatas.

    Para isso, e para honrar uma Tradição Militar e Histórica Longuíssima (a Armada começou a operar submarinos em 1913 (antes da I Guerra Mundial), Portugal mantém e melhor, moderniza a sua frota de submarinos. Vale a pena lembrar que este modelo é dos mais sofisiticados, se não o mais sofisticado (do seu género) a operar actualmente. E obviamente defende a sua soberania, já que é um país com quase 900 anos, e o país europeu com as suas fronteiras definidas há mais tempo (e todos sabemos quantas guerras teve a Europa…)

    3 – Em primeiro lugar, acho incrível que tenha surgido essa sigla nos meios de imprensa anglo-saxónicos, e pior, que se tenha adoptado. manifesta uma ignorância sem precedentes ao nível das relações externas. Equivale a chamar P.O.R.C.O.S a um conjunto de país distintos e distintos entre si. Portugal, Itália (e Irlanda apesar dos irmãos anglo-saxónicos se irem esquecendo) Grécia e Espanha.

    Por outro lado, ter um déficit como estes países têm não significa que a vida não continua. Antes pelo contrário, ter déficit significa também ter investimento a decorrer (daí o recursso ao crédito no exterior) o que é manifestamente melhor que não investir e viver num país atrasado.

    Mas sim, os créditos são para se pagar. E, novamente, há diferenças entre estas economias.

    Espero ter sido elucidativo.

  5. foi muito .. agradeço.. 😉

    eu ignorava… a existência do ZEE..e a própria extensão das águas territórias de Portugal.. agora .. para mim.. se justifica a aquisição !

  6. xtreme :foi muito .. agradeço..
    eu ignorava… a existência do ZEE..e a própria extensão das águas territórias de Portugal.. agora .. para mim.. se justifica a aquisição !

    Muito provavelmente, Portugal, Brasil e os restantes países da CPLP (Angola, Cabo Verde, etc…) detêm em conjunto a maior (se não é anda lá muito perto) ZEE do Mundo e não só no Atlântico…

    Quem sabe um dia isso não será uma grande fonte de riqueza conjunta, quem sabe…
    Quanto petróleo, gás natural, existirá nestas águas…

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Portugal recebe submarino NRP Tridente « PLANO BRASIL | Info Brasil
  2. Tweets that mention Portugal recebe submarino NRP Tridente « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.