“Vityaz” entra em operação em 2013

Autor: E.M.Pinto

 

Diretamente da Rússia, em mais uma gentileza do nosso amigo Rustam leitor e colaborador do Plano Brasil, fotos e informações sobre o sistema anti-aéreo Russo “Vityaz”, desenvolvido pela PVO Almaz-Antey, que se encontra em testes e que  segundo o fabricante estará pronto e operacional em meados de 2013.

O programa está sendo efetuado na Bielorússia e permanecem secreto. Há especulações de que as baterias “Vityaz” serão equipadas com mísseis 9M96/9M96E que compõe a plêiade de mísseis do sistemas S-400. segundo o próprio Rustam, outras informações dão conta de que sistema seria equipado com mísseis terra-ar de médio alcance (altura) F-77 (R-77ZRK) ou ainda uma mescla destes mísseis.

Porém segundo o sugestor uma terceira arma estaria sendo desenvolvida e trata-se de um SAM (terra-ar) com menor alcance 10km.

Rustam afirma que em sua conversa com generais da Força Aérea Russa obteve a informação de que o sistema será desenvolvido para servir de defesa contra armas de alta precisão e sistemas stand off, a maior ameaça aos sistemas de defesa Anti-Aérea.

O Vityaz será montado num veículo 8×8 e terá o sistema de lançador de 10 mísseis além do radar de detecção e controle de fogo e posto de comando.

 O sistema confirma segundo o sugestor a liderança Russa no desenvolvimento de sistemas de defesa Terra-ar que conta com uma variada gama de soluções.

http://militaryrussia.ru/i/284/367/xQcyp.gif

O Plano Brasil Agradece ao amigo Rustam pelas informações e sugestão.

E.M.Pinto