Exército Argentino testa lançador múltiplo de foguetes VC-CP 30

Sugestão: Cmdt Melk

O Exército da Argentina informou, através do Ministério da Defesa, que estão em andamento ensaios de disparo de foguetes superfície-superfície do sistema lançador múltiplo LANZA VC-CP 30, de fabricação nacional, no campo de tiro pertencente ao Regimento de Cavalaria Mecanizada Nº 8 “Caçadores General Necochea”, localizada na cidade de Magdalena, província de Buenos Aires.

A campanha de testes, coordenada pelo CITEDEF (Instituto de Investigações Científicas e Técnicas para a Defesa) e pela Direção de Projetos do Exército, teve como finalidade verificar o funcionamento do LANZA VC-CP 30 e avaliar os resultados dos treinamentos recebidos pelo pessoal responsável pela manutenção dos lançadores.

Desenvolvido pela CITEDEF, o lançador múltiplo de foguetes de artilharia de saturação LANZA VC-CP 30 utiliza como vetores foguetes CP-30 de 127 mm ou Pampero de 105 mm. Conta com três módulos (conjuntos de casulos) com capacidade de nove foguetes cada um, montados sobre um veículo sobre rodas 6×6. A instituição fabricou duas versões do sistema, uma montada sobre um semi-reboque e outra sobre um caminhão Fiat 697N. O sistema de pontaria e calibração conta com um computador de tiro, posicionador satelital (GPS), sistema automático de nivelamento da plataforma de lançamento e da correspondente direção de tiro. Segundo fontes oficiais, o alcance útil do sistema seria da ordem de 30 km.

O primeiro protótipo do LANZA VC-CP 30 foi apresentado em 2005, sendo que a revisão final do projeto e disparos com resultados positivos foram alcançados em outubro de 2007. A previsão inicial do Exército Argentino seria produzir doze unidades.

Fonte: Tecnologia&Defesa

Saiba sobre as qualidades técnicas do veículo em

Desarrolloydefensa


9 Comentários

  1. Corre Avibrás! Corre Exército! Aos Generais, encomendem logo 60 unidades do projeto Astros 2020 (com 300 km de alcance) para defesa de nossas instalações estratégicas.

    Vamos vender ao mundo a versão de 150 km de alcance (Malásia já é potencial cliente). Talvez o Irã ou o Iraque resolvam adquirir algumas unidades…

    BRASIL POTÊNCIA

  2. E Aquele sistema terrestre baseado nas novas bombas da Mectron/Britanite quiadas a GPS/Glonass, que teria um alcance de 150KM que apresentaram na LAAD, alguem tem alguma novidade?

  3. Edu Nicácio :
    Corre Avibrás! Corre Exército! Aos Generais, encomendem logo 60 unidades do projeto Astros 2020 (com 300 km de alcance) para defesa de nossas instalações estratégicas.
    Vamos vender ao mundo a versão de 150 km de alcance (Malásia já é potencial cliente). Talvez o Irã ou o Iraque resolvam adquirir algumas unidades…
    BRASIL POTÊNCIA

    Como esses srs. são parados..era p terem encomendado o Astro 2020 …quem perde ~são nossas FAs e menos empregos evendas…por isso q estamos nessa situação.

  4. Espero que nossos políticos e militares politizados deixem de pensar em GTE e começem a pensar em equipamentos especificamente mais direcionados à defesa do Território Nacional.
    Ah éço uma gentileza de que os amigos quando grafarem o nome de nosso solo átro assim o façam em letra maiúscula, Brasil e não brasil como tem feito. Ok?

  5. po galera asim como no futebol ou en tudo eles fican com inveja todos sabem que o nossos astros sao imbativeis .E que nen compara pele com maradona e o deles e o maradona aspirandor de po rss. 30km o nosso foguete mais fraco atinge 60km a sobreo 150km ja foi vendido a malasia no utimo negossio quanto ao avmt300 e que nao se tem muita coisa a flar !!

Comentários não permitidos.