Democracia série da BBC Brasil

http://somacles.files.wordpress.com/2009/06/pericles.jpg

Sugestão de leitura uma série de reportagens da BBC Brasil sobre o tema

Democracia(“demo+kratos”) é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

4 Comentários

  1. Antes de comentar gostaria de dizer que não sou simpatizante de governos Stalinistas comunistas, tão pouco “pseudo” democracia, para inglês ver.
    Sou realista e estudo com cuidado.

    O problema da democracia é que alguns representante não cumprem o é obrigação deles.
    O cidadão na maior boa vontade, vota democraticamente num prefeito, mas esse ao invés de fazer o que é certo, só fazer besteira, rouba etc.

    A democracia não é um sistema perfeito exatamente por estar alinhada ao capitalismo, esse ultimo que sustenta os “impérios econômicos” por meio do consumismo, que de uma maneira mais observadora mostra-se errada e descontrolada.

    Acho que no futuro, 500 anos, se ainda estivermos aqui, o governo seria a tão sonhada sociodemocracia. Pois o povo não pode mais existir em um meio de “competição”, isso gera um quadro muito propício para guerra quando numa crise, tomem a Grécia (antes país de 1º mundo) como exemplo. Já morreram 3 pessoas e o país está um caos.

    O governo do futuro tem que cria uma espécie de hierarquia civil estável, que não depende da economia. Onde essa hierarquia dependa de respeito, não de ordens de capitão ou “senhor”.
    Não me critiquem, no futuro, poderá haver uma falta de recursos naturais e aquele país que se sobressair na política, terá o mundo para sí.

    Enquanto isso, países que atrasaram nisso, estarão em guerra civil e/ou contra outro.
    A Ignorância faz o humano.
    A racionalidade faz o SER humano.

    ___________________

    Guia genial dos povos, acho que foi mais culpa da maneira como está a matéria, o pessoal pode acha-la “chata”.

  2. Ah!! tinha esquecido…

    O governo do futuro deve ser descentralizado.
    Não queremos mais golpes de estados, não é?

Comentários não permitidos.