Atualizado: Para onde vai a esquadra de Portugal?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c2/Periscope_Depth.jpg/800px-Periscope_Depth.jpg

Na esteira dos acontecimentos envolvendo a escolha dos submarinos brasileiros  com a vitória da Francesa DCNs, e a consquente construção de uma base naval, um estaleiro para construção de submarinos nucleares, o contrato dos armamentos dos primeiros modelos, o contrato do desenvolvimento do primeiro nuclear e de outros tantos convencionais, Ufffa…

Fica no ar para alguns questionamentos de leitores, fizemos um bom negócio? as críticas são ferrenhas e atribuem aos franceses o descumprimento dos contratos e não execução dos serviços, pois bem,  isto é verdade? são eles mesmos os senhores do não cumprimento?


Quando fechado o acordo com a DCNs a imprensa Brasileira enviou uma chuva de relatórios técnicos apontando o negócio com os franceses como “de alto risco” devido as garantias: De acordo estamos, é preciso fiscalizar cada centavo e cada contrapartida.


Pois bem, minha intenção com este artigo não é defender um grupo industrial em detrimento ao outro, pelo contrário, é chamar a atenção ao leitor e cotribuinte  para o fato de que temos que fiscalizar sim  e apurar a verdade dos fatos, doa a quem doer, o artigo serve para mostrar que no mundo dos negócios de defesa não existem mocinhos e bandidos e que muitas vezes a demonização de determinado grupo ou nação só atende a interesses de outros.


O caso Português


Digo isto pois neste exato momento o governo Português está em volta  com o caso dos seus U-Boat recém adquiridos, em causa além de escândalos de corrupção envolvendo políticos e funcionários das empresas contratadas (alguns já até presos e interrogados)  está algo que interessa muito aos brasileiros, o não cumprimento dos acordos assinados pelas empresas alemãs, com o não cumprimento das contrapartidas prometidas.  Junta-se a isso o beneficiamento de determinados grupos econômicos, alerto aos leitores que os processos estão correndo e não se pode atribuir crime à ninguém, até que se concluam os processos legais.


Porém, é curioso que em meio a estes escândalos a imprensa no Brasil sequer faça um comentário… Ao contrário, o anúncio da data de batimento da quilha dos Scorpène nacionais e da construção da Base naval em Sepetiba foi tratado pela mídia oficial e por leitores do Plano Brasil como duvidosa estranhamente um caso claro de perseguição, ou não?


O Governo Português, ameaçou em 1 de abril(e não era mentira), cancelar o contrato com o fornecedor alemão, e alega que o grupo responsável  pelas contrapartidas não cumpre o que prometeu, e mais, que os valores dos submarinos estariam inflacionados pro conta das contra-partidas.


O conglomerado alemão se defendeu afirmando que cumprirá o que foi acordado e o Governo Português no entanto estuda renegociar os acordos de contrapartidas, alguns especialistas chegaram a afirmar que os submarinos tiveram seus preços inflacionados e as contrapartidas sobrevalorizadas.


O primeiro ministro José Sócrates em seu pronunciamento em 31 de Março, declarou ser “Inaceitavelmente baixos os níveis de execução das contrapartidas”  e a polêmica segue-se…


Uma pena, pois aos alemães gozavam de boa reputação (ao contrário dos franceses, pelo menos na mídia nacional), o presidente da Ferrostal a empresa que negociou a compra dos Subs foi esta tarde exonerado de seu cargo.


A demissão foi decidia em reunião do Conselho de Administração da Ferrostaal. Em comunicado é referido que “a decisão era necessária para que haja um novo começo na empresa”. O Presidente executivo estava indiciado por corrupção num negócio com a Grécia em 2002.


Vale ressaltar que os Gregos que sempre reclamaram do negócio com os Alemães, e por isso foram acusados de não cumprirem os seus acordos e até mesmo de acobertarem a devolução dos subs por não terem dinheiro para pagar…


Será que o argumento também será usado contra Portugal? estarei aqui para saber…


Causa sim um desconforto não ler nota e menção do caso na  mídia oficial brasileira, uma vez que esta defende que o grupo alemão seria mais confiável, será?


Há aqui duas hipóteses, ou os negócios com os franceses vão para muito mais fundo que os submarinos, ou o negócio com os alemães poderia  assim, digamos, não ser muito vantajoso quanto se vende, pelo menos é o que o negócio com os portugueses aponta, até porque o governo português alega pagar mais pelo submarino do que pensava…


Qual das hipóteses você escolhe? eu escolhi a minha…

Foram assinados, pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, e colocados em eficácia, em 3 de setembro, todos os contratos comerciais referentes ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB):

1. Compra do Pacote de Material e Logístico para os 4 (quatro) Submarinos Convencionais (S-BR);

2. Construção dos 4 S-BR;

3. Projeto e Construção do Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR) – este contrato incorpora a compra do pacote de Material e Logístico para o SN-BR;
4. Compra de Torpedos e Despistadores;
5. Projeto e Construção de um Estaleiro e de uma Base Naval;
6. Administração, Planejamento e Coordenação do Projeto e da Construção do SN-BR;
7. Transferência de Tecnologia;
8. e OFFSET.

Esses contratos foram celebrados com as seguintes instituições:

a) Direction des Constructions Navales et Services (DCNS);

b) Construtora Norberto Odebrecht;

c) Consórcio Baía de Sepetiba (composto pela DCNS e Odebrecht); e

d) Itaguaí Construções Navais (Sociedade de Propósito Específico composta da DCNS, Odebrecht e MB).

O custo total do PROSUB é da ordem de 6,7 bilhões de euros, dos quais 4,3 bilhões serão objeto de financiamento externo em 20 anos, já aprovado pelo senado em 2 de setembro, e o restante será custeado diretamente com recursos do Tesouro Nacional.

Com a assinatura desses contratos, a Marinha do Brasil receberá, até 2015, um Estaleiro e uma Base Naval dedicados à construção e ao apoio de submarinos, e incorporará à nossa Armada o primeiro dos quatro submarinos convencionais, até 2017, e o submarino com propulsão nuclear, até 2021.

Fonte: Marinha do Brasil

Ou seja, vamos pagar por tudo isto 6,7 bi de euros e  Portugal, que tinha seus subs orçados em 832,9 milhões de euros, poderá pagar mais que isso, o diário de notícias cita o preço como sendo de 1 bilhão por dois submarinos, confesso que os  valores no caso português oscilam muito, pois dependem da fonte e a razão pode ser o pacote de armas e treinamento incluso, porém falta coerência na nossa imprensa de investigar os fatos e apenas mostrar o lado da moeda que lhes interessa…


4 subs uma base de construção e o primeiro sub nuclear nos custará 6.7 bi certo?


Me perdoem os colegas portugueses mas teremos que usá-los como referência no caso. Façam um comparativo pelo preço pago pelos portugueses e vejam por sí mesmos quanto custariam 5 submarinos à estes mesmos preços.


Explico, no Brasil, o nosso Prosub o programa que prevê a reformulação da força de submarinos com a pretenção de  aquisição de 6 Subs nucleares e 15 convencionais, é considerado abusivo dados aos custos de 6.7 bilhões para as 5 priemiras unidades citadas, porém não são mencionados a base, o estaleiro capacitado a construir nacionalmente os nossos demais submarinos empregando mão de obra no Brasil, e emantendo nele os investimentos ao ines de gerar emprego em outro país.

Soma-se o pacote não mencionado de armamentos para as primeiras unidades, com detalhe ao sistema de armas que inclui os torpedos e mísseis de última geração, por ai fica fácil ver que o pacote pode ser encarado como caro ou como vantajoso, depende do gosto do freguês…


Voltando ao caso Português, não há dúvida de que os mais prejudicados serão os contribuintes portugueses, (sem as contrapartidas  contratadas) e a Marinha Portuguesa que necessita destes modernos sistemas para garantir a soberania de sua nação em suas águas e que pode ver o contrato cancelado, o que esperamos não aconteça, embora hajam movimentos partidários e mesmo jurídicos que defendam tal atitude, (espero que isto não ocorra no Brasil).


Esperemos que a Marinha de Portugal receba os seus submarinos e que as empresas envolvidas cumpram o que prometeram.


O U-214 é um dos mais modernos navios de sua categoria e a HDW tem um histórico de sucesso e profissionalismo, nossa Marinha opera 5 de seus navios e com um histórico exemplar em exercícios multinacionais, não seria bom para ninguém que escandalo  como estes sujassem a boa imagem e reputação, porém conclamo a mídia brasileira e ficar mais atenta a estes fatos para que não cometamos os mesmos erros…


Não se trata de comparar ou querer apontar quem é melhor ou pior, pois para mim ambas armas são referências em suas categorias, com vantagens e desvantagens, mas sim, mostrar que muitas vezes temos visões equivocadas do que se passa, especialmente quando há uma maré de informações manipuladas de tal forma a criar um mal para justificar um bem.


Termino minha intervenção parafraseando um capitão de Marinha Português que questionou em seu artigo sobre  a opção brasileira pelos scorpène (se não estou enganado e peço-lhe desculpas por isso)  afrase era a seguinte:Para onde vai a esquadra do Brasil?” e  respondo, “espero que para a completa operacionalidade de seus submarinos, nucleares e convencionais, e desejo o mesmo para a Marinha de Portugal”.


E.M.Pinto

Plano Brasil



33 Comentários

  1. Parabéns pelo artigo, E.M.
    Acho que só o futuro dirá se esse acordo foi ou não vantajoso para nós.

    PS: Fiquei curioso acerca do artigo que vc citou “Para onde vai a esquadra do Brasil?”. Aonde posso encontra-lo?
    Um abraço

    • Gunsalmo, Trata-se de uma nota publicada por um oficial de marinha Português que consteta a escolha dos scorpene pelo Brasil. Nada tenho contra o oficial em questão, porém, discordo da sua opinião como deixo claro no meu texto, até porque na altura tive a oportunidade de demonstrar isto a ele.
      Por questões éticas não publicarei aqui no plano Brasil mas posso lhe encaminhar por email se assim o quiser.
      A matéria foi publicada num portal de um amigo e não a postarei pois sei que alguns mujahidin vão cair em cima criticando o site em questão, e isso eu não quero, pois o editor tem o direito de publicar o que quiser e a intensão do editor de publicar tal matéria será interpretada por alguns como uma afronta o que não condiz com a verdade.
      Sds
      E.M.Pinto

  2. E.M.Pinto,

    Muito bom e oportuno o seu texto, pessoalmente, acredito que foi feito um bom negócio com a França (bom para ambos os lados…).

    Agora é ficar atento ao andamento do processo que será longo, tendo consciência de que às negociações iniciais que culminam na assinatura dos contratos, são só o começo…

    A implementação dos acordos firmados, até a obtenção dos submarinos é um longo processo e sua interrupção no meio, sejam quais forem as causas, transformará um bom acordo, negociado com habilidade, em um péssimo negócio !

  3. Realmente muito bom…

    Alguém deve fazer justiça, é lamentável que a imprensa seja assim tão “leviana” por outro lado a sempre aqueles que buscam a verdade.

    parabéns pela matéria e por fazer a justiça merecida

    MB boa sorte com os nossos SUBS!!

  4. Excelente termos uma visão do que acontece fora do Brasil com o olhar mais próximo…

    Gostaria muito de ouvir, ou ver os relatos dos colegas de Blog que moram em Portugal sobre esta situação.

    Querendo ou não querendo, ninguém é só bem e ninguém é só mal… Um acordo que não seja bem firmado e amarrado pode terminar por ser uma dor de cabeça, e mesmo que a amarração do acordo seja exemplar ainda podemos correr riscos altos…

    Só espero que os franceses cumpram com tudo, até o momento não existem reclamações da operação dos Scorpène, não ao nível desta dificuldade portuguesa.

    • Luiz Medeiros
      Eu moro em Portugal…
      rsrsrs, mas claro entendi seu ponto de vista, espero que os nossos colegas podem, aliás, devem dar mais informações sobre o caso.
      E.M.Pinto

  5. Que venham não apenas os 6 SN-BR e os 15 S-BR, e sim uns 12 SNBR e uns 30 SBR, para patrulha de nossas águas, o Atlântico Sul e o mundo…

    Imprensa PIG é assim mesmo, por isso devemos filtrar as informações que nos são transmitidas. Apenas a Base Naval, o Estaleiro e as unidades complementares estão orçados em 1,8 bilhão de Euros. O restante do dinheiro envolve a construção de 4 SBR baseados nos Scorpène (e não IGUAIS aos mesmos), o projeto do SNBR, a construção do casco do SNBR, e a transferência de tecnologia para projeto, construção e manutenção dos novos subs, incluindo os nucleares…

    Sinceramente, acham muito 6,7 bilhões para dominarmos a fabricação de submarinos nucleares? Podem ter certeza que EUA, Reino Unido, Rússia, China e França investiram muito mais.

    Ficam chorando porque o governo quer adquirir novos caças. US$ 6,7 bilhões não são nada perto do que poderemos absorver de tecnologias. Lembrem-se que o AMX alavancou a Embraer ao que ela é hoje… E se o Brasil decidisse investir US$ 10 bilhões pelos próximos seis ou sete anos no PAK-FA eu seria um dos maiores apoiadores dessa medida.

    Agora chegou a nossa vez, e temos o Pré-Sal, os biocombustíveis e o dinheiro dos nossos impostos para barcarmos essa empreitada.

  6. E são extamente essas informações q pecam pela falta de ponderação e análise crítica por parte da imprensa, q acabam criando uma idéia relativa a defesa distorcida na sociedade.

  7. Meus parabéns, saiu do estúpido flaxflu partidário e discutiu sobre os interesses do país. Por essas e outras que os blogs estão dando um baile nos jornalões.

  8. E.M. Pinto

    Excelente artigo.
    Tenho só uma dúvida:

    Administração, Planejamento e Coordenação do Projeto e da Construção do SN-BR;

    A frança nos dará apoio para construção do sub. nuclear?? Li alguns artigos dizendo que isso não iria acontecer pois devido a acordos internacionais a França estaria proibida de compartilhar esse tipo de tecnologia. é verdade.

    Grande abraço e parabéns

    • Guia, Até onde sei a frança só não atuará no segumento da praça de máquinas e dos sistemas de propulsão, isto poruqe é só ai que envolvem compromissos internacionais.
      leia-se reator, e sistemas de segurança.
      no mais, o projeto de design do casco subsistemas e sensores, não há restrições.
      em suma a frança não atuará onde envolver o palavra “Nuclear”.
      O sub nuc brasileiro terá mais de brasileiro do que se imagina.
      Sds
      E.M.Pinto

  9. Desculpe E.M.Pinto, mas acho que o artigo deveria ser lido por outras pessoas também, e não se trata de querer malhar a pagina de ninguém, mas se alguem coloca um artigo em seu site, ele devera responder para seus leitores, bem ou mal, o por que de ter colocado algo que venha a ser contra o que a maioria( dos seus leitores) é contra. Acho que a liberdade de expressão só é valida quando a pessoa que a expressa é responsavel e se digna a respondela caso seja questionado, o povo esta cansado de ter que engolir uma imprensa covarde e parcial como é a do PIG brasileiro, ninguém precisa de uma imprensa suja, parcial e manipuladora, menos mal que a internet veio dar esta liberdade, real, de expressão e que seus leitores podem participar livremente, isto é a coisa mais maravilhosa e honesta que a imprensa da web esta promovendo, mas que ainda não atingiu a imprensa mercantil televisiva. Alias todos podemos observar que quem não da direito a intervenção dos seus leitores, inclusive na internet, é a imprensa televisiva. Meu caro “GUNSALMO”, a dita pagina a que voce esta a querer ver se trata de um site que eu admirava, mas devido hoje ser muito parcial, ja não admiro mais,trata-se de “www.areamilitar.net”, um site portugues. Este site assim como outros site, que tratam de questões militares, e são muito parciais, ja não merecem mais minha atenção, quando muito passo rapidamente por eles, aqui no Brasil ja tirei do meu cardápio de leituras o Defesanet e outros, por achar que eles não são honestos com o leitor, aja visto que puxam muito pro lado ideológico-partidario, sempre mostram as notícias de jornais do PIG e sempre questionam as coisa que o governo brasileiro faz, praticamente tentam jogar o leitor contra tudo que este governo, eleito democraticamente e que tirou o país da lama, faz de bom. Cada um tem o direito de dizer o que quer em seu site, então democraticamente deveria ouvir o que seus leitores dizem também, ou então só resta uma coisa para os leitores fazerem …abandorarem o barco e navegarem em outras bandas. Espero que voce E.M.Pinto continue cada vez mais tendo progresso no seu site e não se deixe influenciar, por pessoas ou grupos que venham a tentar desvirtua-lo de seus compromissos e pensamentos livres e democráticos. Só é livre que faz as coisas livremente sem sucumbir as tentações economicas do fascismo. Boa sorte.

  10. Muito bom o Artigo,nós Brasileiros fizemos um ótimo negócio na Marinha, ao contrário que iremos fazer na FAB infelismente, resta a esperança que o nosso exercito também faça um bom negócio nos próximos meses.

    Abs…

  11. Amigo parabens!!!!!

    O Plano Brasil já é minha pagina mais visitada!
    Sei que isso se deve ao trabalho muito bem feito seu e de seus colaboradores
    Continue assim!!

    PONTOS POSITIVOS

    Otimos artigos

    Não se atem somente a area militar mas entra em varios topicos.

    Nivel dos participantes é muito bom (falo isso não só pelo conhecimento mas pela educação de todos).

    Democratico.

    E mostra uma visão diferente diferente do pais (ate por estar em Portugal).

    termino este comentario como comecei “PARABENS”

  12. Parabéns ao editor pela matéria.

    Mais um excelente artigo de uma pessoa que sabe escrever textos informativos em português correcto, ao contrário do Área Militar, o tal site que fala da Marinha do Brasil, e que tem tanto de sectário (conservador de direita) como de amador, dados os constantes atropelos à gramática, e diria mesmo até infantil, dada a impossibilidade de ver aprovados comentários contrários à linha editorial, além dos artigos opiniativos/ofensivos que por lá se verborreiam.

    O caso dos submarinos em Portugal ainda vai no início e veremos se o negócio se concretiza – o primeiro será incorporado no final do mês se tudo correr bem.

    O que é curioso neste caso político é que é precisamente no período em que o Dr. Paulo Portas é Ministro da Defesa e dos Assuntos do Mar que o escândalo se dá – ele que passa tanto tempo a servir de Madre Teresa, a dizer aos outros o que devem ou não fazer, o que é sério e o que não é sério.
    Mas de certeza que as 12 mil fotocópias de documentos secretos que tirou quando saiu (entre elas sobre o negócio dos submarinos) deverão servir à polícia para averiguar responsabilidades.

    O Brasil fez um bom negócio com os franceses e,ao contrário de Portugal, é bem possível que as contra-partidas sejam honradas, já que o Brasil será um mercado interessante para as empresas francesas parceiras no negócio.

    Agora, políticos e militares corruptos (estes sim aqueles que mais revolta me provocam) há em todo o lado, por isso, cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém…

  13. @Guia genial dos povos :sur le papier, la partie “nucleaire” est 100% brésilienne et le Brésil maitrise très bien le domaine chaufferie -en pratique,cela m’etonnerait enormement qu’il n’y ait aucun echange d’information à ce sujet dans les années à venir!,il y en aura forçément mais ça personne ne le saura quand cela se passera
    exemple: années 50, la France essaie de mettre au point la bombe A, elle l’a fait seule mais il y a eu 2 ou 3 visites aux USA d’ingenieurs pour rencontrer les ingenieurs americains -entre collégues scientifiques-cela a permis de voir pour certains-oui on est dans le vrai, oui nos idées sont bonnes-oui ce concept etait donc le bon etc etc surement un gain de temps -combien ? je ne sais pas
    Annexe:
    technologie 2004
    http://www.cea.fr/defense/propulsion_nucleaire/epreuves_terrestres_pour_submersibles

  14. Parabéns ao autor da matéria, Parabéns ao Plano Brasil, estou viciado no blog.

    E PARABÉNS AO Fernando Gonzales, disse o que há muito quero dizer, eu estou particularmente cansado de engolir uma mídia nacional entreguista, captuladora, partidária e medíocre. São incapazes de realizar uma avaliação séria, pois, a limitação ideológica não os permitem fazê-lo.

  15. Parabéns ao autor da matéria, Parabéns ao Plano Brasil, estou viciado no blog.

    E PARABÉNS AO Fernando Gonzales, disse o que há muito quero dizer, eu estou particularmente cansado de engolir uma mídia nacional entreguista, captuladora, partidária e medíocre. São incapazes de realizar uma avaliação séria, pois, a limitação ideológica não os permitem fazê-lo.

    Fernando Gonzales :Desculpe E.M.Pinto, mas acho que o artigo deveria ser lido por outras pessoas também, e não se trata de querer malhar a pagina de ninguém, mas se alguem coloca um artigo em seu site, ele devera responder para seus leitores, bem ou mal, o por que de ter colocado algo que venha a ser contra o que a maioria( dos seus leitores) é contra. Acho que a liberdade de expressão só é valida quando a pessoa que a expressa é responsavel e se digna a respondela caso seja questionado, o povo esta cansado de ter que engolir uma imprensa covarde e parcial como é a do PIG brasileiro, ninguém precisa de uma imprensa suja, parcial e manipuladora, menos mal que a internet veio dar esta liberdade, real, de expressão e que seus leitores podem participar livremente, isto é a coisa mais maravilhosa e honesta que a imprensa da web esta promovendo, mas que ainda não atingiu a imprensa mercantil televisiva. Alias todos podemos observar que quem não da direito a intervenção dos seus leitores, inclusive na internet, é a imprensa televisiva. Meu caro “GUNSALMO”, a dita pagina a que voce esta a querer ver se trata de um site que eu admirava, mas devido hoje ser muito parcial, ja não admiro mais,trata-se de “www.areamilitar.net”, um site portugues. Este site assim como outros site, que tratam de questões militares, e são muito parciais, ja não merecem mais minha atenção, quando muito passo rapidamente por eles, aqui no Brasil ja tirei do meu cardápio de leituras o Defesanet e outros, por achar que eles não são honestos com o leitor, aja visto que puxam muito pro lado ideológico-partidario, sempre mostram as notícias de jornais do PIG e sempre questionam as coisa que o governo brasileiro faz, praticamente tentam jogar o leitor contra tudo que este governo, eleito democraticamente e que tirou o país da lama, faz de bom. Cada um tem o direito de dizer o que quer em seu site, então democraticamente deveria ouvir o que seus leitores dizem também, ou então só resta uma coisa para os leitores fazerem …abandorarem o barco e navegarem em outras bandas. Espero que voce E.M.Pinto continue cada vez mais tendo progresso no seu site e não se deixe influenciar, por pessoas ou grupos que venham a tentar desvirtua-lo de seus compromissos e pensamentos livres e democráticos. Só é livre que faz as coisas livremente sem sucumbir as tentações economicas do fascismo. Boa sorte.

  16. E. M. Pinto,

    muito boa a matéria, só pude ler agora mas gostei muito.

    sem querer arrumar confusão com Portugal, mas existe uma questão que parece que nem Portugal (aquele Capitão) e nem mesmo muitos brasileiros entenderam ainda: o Brasil está numa ascendente.

    É claro que existem problemas ainda, mas é claro também que não se pode mais ficar preso ao passado.

    Eu me lembro dessa matéria, do capitão da Marinha portuguesa, questionando os Scorpene. O detalhe é que ele pensava nos subs convencionais apenas, não levava em conta o que os Scorpenes significavam de fato para o Brasil.

    É como se ele pensasse: ô ralhos, esses brasileiros estão ficando muito metidos ô pá! Acham que terão submarinos nucleares, mas ficarão apenas com os Scorpenes. E viva a Lusa!!!…hehehe

    É aquele problema de não entender o Brasil atual. Mas enfim…

    abração

  17. Muito bom o encerramento do comentário Hornet!
    (sem querer achar confusão com os irmãos da boa terra)

    Afonso de Portugal,
    Esperava seu comentário, e por isso uma pergunta…
    O primeiro encontra-se em provas de mar já?
    E o segundo? Em construção?

    Poxa E.M. desculpe! rsrsrs
    Mas em todo caso gostaria de saber do enfoque da mídia portuguesa sobre este caso?
    É grande?
    Críticas atrás de críticas ou atitude “protecionista”?

    Enfim, saudações a todos boa semana!

    • Medeiros, a mídia Portuguesa como a Brasileira está cheia de politiqueiros, ams há jornais sérios e outras fontes fidedignas.
      O que posso dizer é que há de todo o tipo de informação mas a tônica das notícias está o escandalo de corrupção e o não cumprimento das contra-partidas.
      Sugiro ao amigo fazer uma busca rápida no novo “pai dos Burros” o Google, escreva Portugal Submarinos e poderás conferir do que falo.
      Sds
      E.M.Pinto

  18. “É como se ele pensasse: ô ralhos, esses brasileiros estão ficando muito metidos ô pá! Acham que terão submarinos nucleares, mas ficarão apenas com os Scorpenes. E viva a Lusa!!!…”

    Hornet entendo a piada, mais que isso, entendo o que quer dizer. Mas asseguro-lhe que até não. A maioria dos portugueses (informados) sabe que o Brasil está em fase de crescimento económico.

    Só uma pequena chamada de atenção, esse tipo de vocabulário não é utilizado em Portugal desde a segunda metade… do século XIX… ralhos nunca ouvi falar, metido não usamos, ô pá também não (é só pá) e Lusa é uma Agência Noticiosa…

    Luiz Medeiros

    Pelo que julgo saber, segundo as palavras do actual Ministro da Defesa, o primeiro submarino já concluiu as provas finais de mar com o fabricante, a tripulação já está treinada e certificada para o operar, e será entregue dia 23 de Maio.
    Pelo que seguir-se-á um curto período de provas realizadas pela Armada Portuguesa e a seguir a incorporação do primeiro submarino da Classe Tridente.

    O segundo está em construção, iniciará as provas de mar ainda este ano e a sua entrega está prevista para 2011, altura que começarão a ser pagos.

  19. Caros bloggers sou Português e concordo com os comentários de Afonso de Portugal .
    O primeiro submarino deverá ser entregue até final de Junho e os testes de mar já foram realizados , o segundo deverá ser entregue no inicio de 2011 (vamos ver).
    Hornet , se pensa que nós Portugueses nos incomodamos com a ascenção do Brasil está totalmente enganado , não conhece nem Portugal nem os Portugueses , incluindo o tal capitão de fragata a que se referem. O sentimento em Portugal pela ascenção do Brasil é muito favorável , pelo menos este acontece dentro do universo lusofono e se algum dos nossos paises teria essa possibilidade , esse pais será o Brasil . Agora também verificamos desta lado do Atlantico que alguns brasileiros “embandeiram em arco” e comentam a sua ascenção com algum desdem pelos outros , neste sentido convém chamar a voz da razão e afirmar que no Brasil ainda existe muita coisa por resolver e que o Brasil não deve gastar a simpatia que detém a nivel mundial com comentários grosseiros . Em relação ao preço dos submarinos Portugueses , os valores estão correctos , foram realmente orçamentados em aprox. 800 milhões de euros mas os preço de 1000 milh. corresponde já aos custos da operação financeira para os adquirir . Aqui é que reside o problema , além das contra- partidas financeiras ainda não terem sido executadas , os nossos politicos aproveitam para serem eles os “consultores financeiros” destas operações , neste caso o excutor financeiro foi o cunhado de um conhecido primeiro-ministro , obviamente os 200 milhões a mais têm de encher alguns bolsos e em tempo de crise isso nota-se. Quanto á opção do Brasil , o custo penso não reflectir-se só na aquisição dos submarinos Scorpene mas em toda a tecnologia para projectar e fabricar submanrinos nucleares . A França tem no Brasil um mercado enorme , não a vejo perder um negócio de decadas não cumprindo o que está no contracto de contrapartidas. Ao contrário , Portugal só adquire estes dois subs. e de certeza mais nada pelo que não existe receio de se perderem negocios futuros. A referencia da opção pelos submarinos Alemães deve-se mais ás suas capacidades em comparação com o Scorpene , ao custo de manutenção e á possibliade da industria francesa não conseguir resistir á globalização e ter de se aglutinar com as restantes industrias europeias . É o caso do Rafale , um bom caça embora com defice no desempenho se comparado com o Typhoon , duplicação de custos nas industrias europeias , pela simples razão de que a França querer manter a sua capacidade sde decisão , projecto e industrial em equipamento militar . Talvéz a França já não produza outro caça sozinha …

    • Boa análise Luis Portugal, apenas duas coisas, não sou advogado do diabo, mas galando do senhor Hornet posso lhe garantir que este nada tem contra o povo Luso, creio que houve ai um mal entendido, mas acho que ele mesmo pode se explicar.
      Aliás para já digo-te.
      Eu o Editor e criador do Blog, E.M.Pinto Resido em Coimbra e o Blog PB foi criado cá em Portugal.
      É certo que muitos brasileiros olham com desconfiança ou mesmo indeferença para Portugal, pois desconhecem totalmente este maravilhoso país o qual temos não somente afinidades culturais, Brasil e Portugal erraeixar meu erraram em se distanciarem na história e não foi a toa, a razão para isto foi mesmo desmembrá-los.
      Porém, preciso também de que há muitos Portugueses que desedenham o Brasil e os Brasileiros ( o que não é o seu caso pelo visto), a questão é que atitudes isoladas não podem ser consideradas pensamentos coletivos.
      Portugal esteve e sempre estará de alguma forma ligada ao Brasil e vice versa, ainda bem.
      Felizmente há um movimento muito grande para reaproximação das duas nações, o 1º Min José Socrates acaba de retornar do Brasil seguindo as inúmeras vezes que o nosso presidente esteve em Portugal, espero que ambos os países estejam cada vez mais ligados e caminhem juntos para o progresso.
      Quanto a questão da superioridade do Typhoon frente ao Rafale, bem não é meu intuito defender ou atacar nenhum, mas diante dos dados atuais e novas versões eu diria que ambos são equivalentes, ou melhor se equvalem.
      Isto significa dizer, ganha-se aqui perde-se ali e no final há um equilíbrio de poder que só é contrabalançado com a perícia, tática e teatro de operações, ao meu ver ambos excelente caças.
      No mais saudações Brazucas de Portugal…
      Grande abraço
      E.M.Pinto

  20. Boa tarde meus caros

    Hoje, 2 de Agosto de 2010, entrou no Rio Tejo o primeiro submarino
    encomendado aos alemães com um custo de 500 M€. Vai chamar-se Tridente
    e será baptizado em Setembro na Base do Alfeite. Aguardamos pela chegada
    do seu irmão único e que valham o seu investimento.
    Bom trabalho e felicidades para o Plano Brasil.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Alemães atrasam os submarinos « PLANO BRASIL
  2. Exclusivo- Mais Informações sobre os Submarinos Brasileiros « PLANO BRASIL

Comentários não permitidos.