Rússia insatisfeita com atitude dos EUA em relação ao ópio afegão

http://img.timeinc.net/time/daily/2009/0904/medvedev_bio_0401.jpg

Sugestão: Konner

AFP  —  Um alto funcionário russo encarregado da luta contra o narcotráfico criticou neste sábado a atitude dos Estados Unidos em relação à produção de ópio no Afeganistão, num momento em que a Rússia enfrenta uma onda de overdoses por heroína, informou a agência russa.“As declarações públicas dos Estados Unidos sobre a recusa em destruir as plantações de ópio, mesmo na opinião dos afegãos, são uma garantia sólida de impunidade para os produtores da droga no país”, declarou Viktor Ivanov, diretor do serviço federal de controle dos narcóticos.

Depois de assumir suas funções em 2009, o presidente americano, Barack Obama, iniciou uma mudança na política americana de destruição sistemática das plantações de papoula no Afeganistão, estimando que isto prejudica a parcela mais pobre da população, que vive do cultivo.

A decisão, no entanto, gerou preocupações em Moscou, que sofre com um grave problema de saúde pública causado pelo consumo de heroína: pelo menos 30.000 russos morreram em 2009 depois de ter consumido heroína proveniente do Afeganistão.

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. É Dmitri, o Obama enganou o mundo, prometeu de mais e não vai cumprir nada. Ou melhor, vai cumprir exatamente o contrário.

    Os EUA se orgulhavam de pela primeira vez na história um presidente negro subia ao trono, mas, assim como o Season Pita, que quase f_deu São Paulo, é apenas mais um fantoche de Washington e um legitimo lobo com pele de cordeiro.

    É Dmitri. Sinto saudades do Putin numa hora dessas.

  2. “…o presidente americano, Barack Obama, iniciou uma mudança na política americana de destruição sistemática das plantações de papoula no Afeganistão, estimando que isto prejudica a parcela mais pobre da população, que vive do cultivo.”

    Tá bom, que bonzinho o Barak Obama…

    Com base em números de 2003, o tráfico de drogas constitui “a terceira maior mercadoria global em termos monetários, a seguir ao petróleo e ao comércio de armamento”. ( The Independent, 29 de Fevereiro de 2004).

    Não é de hoje que os norte-americanos financiam seus serviços e operações de inteligencia com o dinheiro do trafico de drogas.

    Desde o século 19 que os anglo-saxões descobriram e utilizaram o poder das drogas como uma “arma biológica” para desestabilizar e desestruturar paises rivais, basta ver o exemplo da “Guerra do Ópio”(a britânica Rainha Vitória, pode ser considerada a 1ª e maior narcotraficante internacional…) cujos efeitos persistentes levaram afinal a dissolução do Império Chinês e os graves problemas com o ópio persistiram até 1949, data da revolução comunista.

    Quando os EUA estavam combatendo no sudeste asiático esta região tornou-se a primeira região produtora de ópio no mundo, era o famoso “Triangulo Dourado”.Existem fortes evidencias do envolvimento da CIA.

    Após a derrota norte-americana e com sua conseqüente retirada do sudeste asiático , a produção de ópio do Triângulo Dourado caiu , perdendo importância como centro mundial na produção de ópio, a qual se deslocou nos anos 80 e 90 para o Afeganistão.

    “Coincidentemente”, os Talebãs que tiveram apoio dos EUA (com grande participação da CIA) na guerra contra a URSS no anos 80, foram financiados pelo dinheiro do ópio cuja produção cresceu exponencialmente neste período.

    Depois de vitoriosos, os talebans deram um pé na bunda nos norte-americanos e em 2000-2001, implementaram, com grande sucesso, um programa de erradicação de drogas que levou a um declínio de 94 por cento no cultivo do ópio.

    Em 2001, segundo os números da ONU, a produção do ópio caiu para 185 toneladas anuais, em 1999 era de 4600 toneladas !

    Com certeza esta foi, mesmo não sendo a única, uma das principais razões para a invasão do Afeganistão: O restabelecimento da produção e do fluxo de ópio afegão.

    Após a invasão norte-americana, a produção de ópio explodiu, atingindo já em 2002, 3400 toneladas! Multiplicando por 18 a produção, um aumento de 1800% !

    Em 2006 a produção atingiu 6100 toneladas, aumento de 3200% sobre a produção de 2001, multiplicando por 33 em cinco anos!

    “Agora está ocorrendo não só a volta da produção de ópio no Afeganistão, mas também a construção de laboratórios que produzem heroína “dentro do Afeganistão” (com a proteção do exército invasor que não deixa os “maus” talibãs destruírem os laboratórios de droga nem as fazendas de papoula).”

    “A américa central, tornou-se grande operadora do transporte de drogas para os EUA, isto no tempo das intervenções do Reagan para expulsar o “perigo vermelho”.

    “A Colombia com forte presença militar e da DEA, ocupa o principal posto na produção de cocaína, superando em muito a Bolívia, que diminuiu sua produção com a expulsão da DEA e o governo do cocaleiro Evo Morales.”

    “*O Afeganistão e a Colômbia são as maiores economias produtoras de droga do mundo, que alimentam uma florescente economia do crime. Estes países estão fortemente militarizados. O comércio de drogas é protegido. Está amplamente documentado que a CIA desempenhou um papel central no desenvolvimento dos triângulos de drogas da América Latina e da Ásia.”

    “*Prof. Michel Chossudovsky”

    Tabela 1-
    Cultivo da papoula do ópio no Afeganistão

    Ano Área cultivada (hectares) Produção (t)
    1994 71 470………………………3 400
    1995 53 759………………………2 300
    1996 56 824………………………2 200
    1997 58 416………………………2 800
    1998 63 674………………………2 700
    1999 90 983………………………4 600
    2000 82 172………………………3 300
    2001 7 606…………………………185
    2002 74 000………………………3 400
    2003 80 000………………………3 600
    2004 131 000……………………..4 200
    2005 104 000……………………..3 800
    2006 estimativa)165 000..(estimativa).6 100

    Fonte: Nações Unidas, http://www.unodc.org/pdf/afg/afghanistan_opium_survey_2004.pdf .
    __________________________________
    Grande parte dos dados que citei foram extraido de artigo do Prof. Michel Chossudovsky-Escrito em 2006.

  3. mas o mais interessante é q a imprensa nao liga nenhuma a esses dados, a maioria, alias quase a totalidade dos midia esta orientada num sentido e faz apenas pequenos desvios escrevendo meias verdades e omitindo fatos para orientar a opiniao publica sempre no mesmo sentido, o Iraque foi invadido pouco depois de anunciar q ia deixar de vender petroleo em dolares, sera q o ataque foi um aviso aos vizinhos para nao tentarem fazer o mesmo? ou foi mesmo em nome da liberdade? os USA teem os maiores mercados do mundo e tudo fazem para assegurar o seu fornecimento usando a grande parte da midia para esconder as suas verdadeiras intencoes.

    ps: quase q escrevi a teoria da conspiracao hehehehehe

  4. so um aperguntinha o opio nao alimenta os talibans ou no afeganistao tem petroleo e diamantes pos talibans comprarem armas? se depois da entrada das tropas dos aliados nato no afegansitao a produçao de opio aumentou é pk ha algo mt errado ai.. errado no sentindo de alguem lucar com isso do lado dos aliados nao? na colombia as farc vende cocaina, recentemente um jornalsita frances falou que a eta “vende” droga pa alimentar seu arsenal en nts paises africanso e o diamantes e outros mineros e no afeganistao e o opio nao era uma forma de cortar as finanças dos talibans ou sera que interesa alguns aliados que continue haver taliban e bombas aqui e ali pa justificar as guerras ? pena que os iyanquis nao fizeram o mesmo na somalia ou rwanda ha claro nao tem petroleo nem opio e diamantes.. seja obama ou shara palin ou jhon mccain a politica sera smpre a mesma.. ao inicio obama falou bonito tal cm os outros agora e a realidade sair por detra sdas mascaras.

  5. Wi

    Só tem um jeito, alguém se infiltrar nessas “organizações” e injetar algum tipo de veneno ou “agente biológico” na droga, quem sabe, se alguma centenas ou milhares de pessoas morrerem de forma bizarra e horrível, não se crie uma espécie de medo da população em adquirir “droga” com “VENENO”.

    Já pensei nisso antes, meu tio é policial e falou que esse é o único jeito de acabar com a festa de narcótico.

    Você que saber de uma coisa bem interessante?

    1) Sabe porque há uma resistência contra a liberação da droga?

    Porque se houver liberação, poderia haver alguma especie de “controle”, ou de conscientização da população drogada, sobre “como usar a droga de forma “adequada”.
    Bem, sendo assim, se houver essa ordem, a droga passaria a ser um narcótico qualquer, como qualquer outro medicamento que você usa de vez em quando. (em pequenas doses) É claro que vicia, mas o uso indiscriminado é pior.

    Mas já que a droga é de uso proibitivo. A solução é o tráfico ilegal. Que a cada mão que a “mercadoria” passa, ela agrega mais e mais preço. Ou seja, o tráfico ilegal de drogas é muito mais lucrativo do que o livre acesso.

    2)Sobre a “cobertura” da mídia sobre o assunto.

    A mídia hoje, é um mero instrumento de promoção de terceiros. Manipulação da massa e de demonização de outros.

    Isso pode ser percebido em outros meios sociais, tais como os “ADA” (amigos dos amigos), sindicatos e etc.

    3)Como as pessoas como nós que acreditamos nessa conspiração são chamadas e tratadas como idiotas e dementes?
    Você já deve ter ouvido que “uma mentira contada várias vezes, se torna verdadeira”.
    Bem, de tanto pessoas que criticam os governos e as organizações do mau no mundo, criou-se uma “má fama” entre os chamados “anti-americanos” que são chamados com esse termo ridículo apenas por não concordar com as barbáries que esse país faz pelo mundo, junto aos seus aliados.

    Bem, é so isso ai.
    Boa noite

    o/

  6. Senhores,

    No Afeganistão há muito mais envolvido que, Osama bin Laden, Al Qaeda e Papoula:

    Sua localização é estratégica, ao ligar o sul, o centro e o sudoeste da Ásia.
    Limita com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irã a oeste, com o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão ao norte, e com a China a nordeste.

    O EUA construiu as suas primeiras três bases no Aeródromo de Bagram a Norte de Cabul, o principal centro logístico dos EUA; no Aeródromo de Kandahar, no Sul do Afeganistão; e no Aeródromo de Shindand na província ocidental de Herat.

    Shindand, a maior base dos EUA no Afeganistão, foi construído a meros 100 quilómetros da fronteira do Irã e a uma distância tática da Rússia e também da China.

    Em Dezembro de 2004, durante uma vista a Cabul, o secretário da Defesa Donald Rumsfeld finalizou planos para construir nove bases no Afeganistão nas províncias de Helmand, Herat, Nimrouz, Balkh, Khost e Paktia.

    O Afeganistão é encarado pelos estrategistas do Pentágono, como altamente estratégico.

  7. URSS :
    mas o mais interessante é q a imprensa nao liga nenhuma a esses dados, a maioria, alias quase a totalidade dos midia esta orientada num sentido e faz apenas pequenos desvios escrevendo meias verdades e omitindo fatos para orientar a opiniao publica sempre no mesmo sentido, o Iraque foi invadido pouco depois de anunciar q ia deixar de vender petroleo em dolares, sera q o ataque foi um aviso aos vizinhos para nao tentarem fazer o mesmo? ou foi mesmo em nome da liberdade? os USA teem os maiores mercados do mundo e tudo fazem para assegurar o seu fornecimento usando a grande parte da midia para esconder as suas verdadeiras intencoes.

  8. Ai ai,

    CONFESSO: Também freguento um Blog metafísico do “mundo intermédiarios” onde um dos “seguidores” é um músico jamaicano de um movimento Pan-Africano Ras Tafari (Hastafari), não “lembro” o nome dele todo, é um tal de “Bob”. Ele me disse que se vivo fosse, ia arranjar uma dor qualquer e ia morar em ISRAEL que lá a CANNABIS é da boa.

    INDICO PARA ABRIR OS OLHOS A SÉRIE:

    GRASS – A VERDADE QUE POUCOS SABEM E MUITOS DEVIAM SABER (08 PARTES)

    ou

    por Kat Williams

    ou

    Porque a continua proibida – Indústria Farmaceutica, Tabaco e Bebidas

    Quanto ao ópio afegão… Eu lembro da INDÚSTRIA ASSASSINA DOS MEDICAMENTOS (Se é BAYER é bom!!!)

    “A arte é longe, a vida é breve, a oportunidade é fugidia. O parecer de quem julga não depende das qualidades do réu ou da matéria questionada, mas de como o juiz sente a vida”.
    Hipocrates, 400 a.C.

    Liberdade, igualdade e fraternidade.

    Que venha tu, oh liberdade, mesmo que tardia

Comentários não permitidos.