Pelo menos 147 morrem em tremor de magnitude 8,8 no Chile (Alerta de tsnami no pacífico)

http://en.rian.ru/images/15803/50/158035099.jpg

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o centro-sul do Chile neste sábado, matando pelo menos 147 pessoas, de acordo com a diretora do Escritório Nacional de Emergências do Ministério do Interior, Carmen Fernández. Mas, segundo ela, este número “muda de minuto a minuto”.O terremoto causou danos em várias regiões do país, destruindo pontes, prédios e estradas, incluindo na capital, Santiago, onde uma fábrica de produtos químicos foi destruída por um incêndio.

A eletricidade, fornecimento de água e serviços telefônicos foram interrompidos. Centenas de milhares de pessoas teriam sido afetadas pelo tremor.

De acordo com o United States Geological Service (USGS, por sua sigla em Inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bío-Bío, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e 91 quilômetros ao norte de Concepción.

O USGS também registrou outros oito tremores depois do primeiro. O mais forte dele alcançou magnitude de 6,9, o que levou as autoridades chilenas a pedir aos moradores que permaneçam em casa.

A presidente chilena Michelle Bachelet declarou “estado de catástrofe” em cinco regiões do país, incluindo a capital, Santiago.

“Não estamos falando de estado de catástrofe como estado constitucional. Estamos falando de zonas afetadas por catástrofe”, o que significa mais “facilidades institucionais para responder à crise (…) recursos extraordinários e atribuições extraordinárias”, afirmou a presidente.

“Há uma enorme quantidade de danos, não sabemos sua dimensão exata, que está sendo avaliada”, acrescentou Bachelet.

Em uma entrevista coletiva na tarde desta sábado, Bachelet pediu paciência às pessoas e afirmou que há problemas de fornecimento de eletricidade “que não serão resolvidos de um dia para outro”. Segundo ela, regiões que ainda contam com abastecimento de água poderão ajudar as regiões cujo fornecimento foi interrompido.

“Foi um grande tremor, mas, as instituições estão funcionando”, acrescentou a presidente.

“O Chile é uma região de catástrofes, já tivemos muitos terremotos, mas este é o mais grave que tivemos nos últimos 30 anos”, afirmou o presidente eleito do Chile Sebastián Piñera, que também declarou seu apoio total ao atual governo chileno.

Tsunami



Em Washington, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que os Estados Unidos estão monitorando a situação. “Estamos prontos para ajudar nesta hora de necessidade”, afirmou.

Um alerta de tsunami foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida.

O alerta de tsunami também foi estendido para mais países no Oceano Pacífico, do Japão à Nova Zelândia. Sirenes de alerta foram disparadas para que as pessoas fossem para terrenos mais altos na Polinésia Francesa e no Havaí.

Clique Leia também na BBC Brasil: Para geólogo, tremor ‘preenche lacuna sísmica’ na região e era ‘previsível’

Michelle Bachelet informou que “uma onda de grandes proporções” atingiu o arquipélago de Juan Fernandez, chegando a uma área não habitada. Três pessoas estariam desaparecidas, de acordo com a imprensa local e dois navios de ajuda já estariam a caminho da região.

A presidente, que havia planejado com antecedência uma viagem para a região de Bío-Bío neste sábado, afirmou que equipamentos seriam enviados de Santiago para as províncias do sul para restabelecer as comunicações interrompidas.

‘Interminável’

Imagens de televisão mostraram uma grande ponte na cidade de Concepción desabou no rio Bío-Bío. Equipes de resgate estão tendo dificuldades para chegar a Concepción devido aos danos à infraestrutura da região, de acordo com relatos da televisão chilena.

De acordo com a correspondente da BBC no Cone Sul Valeria Perasso, na região de Araucanía, onde houve vítimas, foram relatados danos a hospitais e redes de infraestrutura básica, como água, gás e eletricidade.

Moradores das zonas atingidas pelo terremoto descreveram o tremor como “interminável”, e o estado de choque foi sentido nas ruas, em meio a casas destruídas.

Entretanto, lembrou a jornalista, ainda é cedo para fazer uma avaliação dos prejuízos.

Segundo o USGS, os efeitos do tremor foram percebidos no mar de Valparaíso, na costa a oeste de Santiago.

Na capital chilena, Santiago, o tremor foi sentido durante um minuto e várias áreas ficaram sem eletricidade. O aeroporto de Santiago também sofreu danos devido ao terremoto e deve permanecer fechado por, pelo menos, 72 horas, com voos desviados para Mendoza, na Argentina.

A imprensa local relatou que há estradas destruídas e bloqueadas e muitas pessoas estão acampadas nas ruas. Vários hospitais tiveram que ser evacuados por terem sofrido danos em suas estruturas.

Graciela Martín, de Mendoza, no lado argentino da fronteira andina, afirmou que “deste lado da fronteira, sentimos um tremor de cerca de um minuto.”

Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas.

Clique Leia também na BBC Brasil: Turistas brasileiros sofrem com tremor em Santiago

O maior terremoto a atingir o Chile no século 20 foi um tremor de magnitude 9,5, que atingiu a cidade de Valdívia em 1960, deixando 1.655 mortos.

Para o sismólogo britânico Roger Musson, o terremoto deste sábado foi “gigantesco”.

“Qualquer movimento acima de oito graus é um grande terremoto”, precisou o especialista.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Só uma pequena atualização, os mortos já passaram de 700 de acordo com o governo chileno.

    E muito bem lembrado pelo Carlos, outros podem vir.

Comentários não permitidos.