Comentário Pertinente: Herniqueds

Já que o debate acabou inclinando-se sobre democracia e oposição queria escrever apenas um breve parêntese sobre o assunto.

Críticas e oposição ao governo, à alguma instituição, à figura de algum representante e à alguma empresa devem ser feitas e de maneira algum coibidas. São extremamente válidas para denunciar algum excesso e ir contra alguma decisão equivocada. É algo benéfico e salutar que só acrescenta qualidade ao debate. Porém, este tipo de oposição só é válido se for realizado de uma forma inteligente e feito de uma forma respeitosa.

Usar de artifícios que tentam á todo momento ridicularizar a posição contrária não é argumentar. É banalizar o debate.

Se isto está sendo feito por partes da imprensa, não deve ser adotado como modelo e reproduzido. O debate que aconteceu por conta do FX 2, foi deveras interessante para mostrar as qualidades e defeitos que todas as propostas possuem. Claro, seja qual for o escolhido, irá gerar descontentamento da parte perdedora. Mas isto não significa que a parte ganhadora é um “lixo” ou qualquer outro adjetivo pejorativo.

Todas as propostas trazem qualidades interessantes e cobiçadas pelo Brasil.

Assim como, todos os equipamentos são extremamente qualificados para nossas necessidades. Seja qual for o escolhido.

Agora, fazer a preferência pessoal como bandeira é uma grande bobagem. As três empresas envolvidas estão pouco se importando com “torcedores”. Não são times de futebol, são fabricantes de caças.

Por isto não há motivo para agredir outros usuários ou tampouco à figura dos representantes que estão envolvidos. A liberdade de falar o que quer e escutar o que quer, vai até o ponto que ofender e caluniar uma outra pessoa/instituição.
Existem milhares de maneira de escrever um texto crítico contra a decisão do FX2 sem ficar usando palavras de baixo calão.

E soma-se ainda a questão de rótulos: concordar ou não com determinada escolha, não faz ninguém “de esquerda” e tampouco de “direita”. Os próprios partidos políticos, que deveriam ter esta posição mais clara, estão a todo o momento tomando posições ambíguas. Que dirá, pessoas comuns. Rotular e querer classificar são o primeiro passo para o preconceito.

Hoje infelizmente a internet virou um território livre onde se escreve o que quer. Como em todo lugar onde não há um sistema de leis, acaba virando um faroeste onde vence o mais forte. Ou o mais vulgar.

Tomara que o bom senso de cada um seja suficiente para que todos aqui troquem informações e não bravatas.

Quando isto acontece todo mundo aqui cresce.

Alerta do Editor

Recentemente (da última semana para cá) o blog tem recebido mensagens de muitos participantes reclamando de alguns colegas que tem enviado comentários desrespeitosos, (não vou citar nomes pois todos já são bem grandinhos o suficiente para saber o que andam fazendo).

O fato é que muitos participantes tem reclamado da falta de respeito e do uso de palavras, termos pejorativos e de baixo  calão.

também há reclamações a cerca de comentários discriminatórios e intimidatórios, outros ainda políticos e até mesmo desrespeito à religiões e povos, o que não é objetivo do Blog.

Prezo pelo debate aberto e portanto por vezes passam comentários  mais exaltados o que não é um problema.

O problema é quando as coisas tornam-se pessoais e começa-se a partir ao bate boca. Pior ainda é quando usa-se de argumentos passíveis de comprovação como acusações às autoridades e ou pessoas comuns, pois caso não saibam a internet é livre mas um cidadão que se sentir lesado por uma acusação feita por um leitor mais exaltado pode processá-lo por danos morais, calúnia  e difamação, por isto faço já este alerta.

Por esta razão, aviso aos engraçadinhos envolvidos que moderem a língua, ou melhor a escrita e que observem que a manutenção do espaço aberto ao debate depende da colaboração individual de cada um.

Não precisam dizer a mim quem é que anda pisando na bola pois sei quem são e não são poucos.

Ninguém aqui está proibido de postar desde que respeite o espaço e os colegas, bem como aborde os temas de interesse do Blog e da comunidade que aqui participa.

A minha atitude é alertar primeiramente e na insistência das transgressões tomarei medidas mais contundentes.

Faço minha as palavras do Henrique.

Obrigado pela atenção

E.M.Pinto

23 Comentários

  1. Paulo Renato não entendeu, mas eu entendi. Achei que esse blog fosse um espaço democrático. Se ele se dobra à doutrinação ideológica de alguns, não é. Me retiro pois para espaços que o são. Adeus.

    Soltem seus foguetes amigos vermelhuxos: conseguiram aparelhar mais um espaço. Mas a gente se encontra “por aí”…

  2. Ele já avacalhava no outro blog, que era um ótimo blog, alias um ótimo conjuto de blogs, mais infelizmente os comentários não tinham mais nada haver com o tema, as vezes nem com o assunto e sempre exagerados.
    Eu fiquei feliz quando encontrei este blog que é neutro e focado no tema, mas andava triste e sem vontade de ler, muito menos participar por causa dele.

    Parabéns ao blog.

    Veja, não é questão de ter pontos de vista diferentes, é questão se ser mal-educado mesmo.

  3. Cada dia mais clara a isenção deste blog, mais sólida sua reputação e mais relevantes suas colocações. Essa chamada à boa educaçãon é fruto desse compromisso com o nível da discussão.

    Conte conosco, E.M. !!!

    Sds

  4. Aos leitores

    Senhores, nunca tive vontade de comentar aqui, so em outros blogs exatamente por causa disso.
    Gosto desse blog pelo fato de atualizar muito rápido, mas o que falta é o público (leitor) certo.
    Não há o que comentar para meia dúzia de pessoas que não tem o menor domínio da palavra e nem do pensamento. Não tenho vontade de comentar para pessoas que não tem inteligência o bastante.
    Por isso, so posto parta blogs mais sérios, preferencialmente de verdadeiros entusiastas e não para qualquer um “internalta” que apenas sabe usar esses símbolos para digitar (+, pq, k, tbm, td e etc).

    Liberdade, tanto da imprensa privada para o publica, como para sites públicos, liberdade deve ser acompanhada de responsabilidade.
    Liberdade, não é fazer o que quer.
    Temos a noção errada de liberdade.
    Liberdade é respeitar e se dar ao respeito.

    *As punições devem continuar para “filtrar” os verdadeiros interessados em áreas políticas e estratégica dos que apenas querem aproveitar para desabafar sua raiva. Isso funciona muito bem, e posso lhe assegurar, um debate entre verdadeiros interessados é algo incrível e contribui para o entendimento de todos, respeito e ordem.*

    Boa Noite

  5. É isso aí. Apoiado. E pelo amor de Deus gente. Chega de (td (tudo), tbm (também), + (mais e mas). A unica coisa que isso faz é desmerecer esse Blog. Isso faze gente realmente interessada, desistir de comentar para gente que não sabe se expressar.
    Não é necessário ter um “doutorado de língua portuguesa”, mas bom senso é importante.

    • Salve B. Rocha obrigado pelas suas observações, comentários e sugestões.
      Porém tenho que discordar da sua afirmação de que o blog não faz o seu trabalho de filtragem e por isso lhe convido a fazer uma pesquisa nos comentários da última semana e verificar quantas intervenções individuais andamos fazendo, quantas partes cortamos dos textos de outros leitores por conterem conteúdos inapropriados.
      Não procede a sua afirmação de que estamos sendo injustos? até porque até hoje e todos aqui são testemunhas, quando o editor tem algo a dizer diz diretamente ao endereçado e não joga ao ar suposições, a mensagem deiada no post é para todos uma vez que muitos tem reclamado do mesmo problema e por isso não vou escrever 9000 mensagens para cada um usuário do blog individualmente.
      mas pode estar ciente de que os envolvidos já foram devidamente informados de suas trasngressões agora e em outras vezes. Faça uma busca no blog e verá se não houve filtro.
      Chega uma hora que tem-se que agir e esta é minha decisão gostem ou não, há muitas pessoas que querem o espaço e colaboram para ele e outras sei lá por que razão acham que mandam e tem o direito de mandar nele, para estes o meu recado é o que está estampado na mensagem, quem não estiver satisfeito eu sugiro a porta, a mesma que se usa para entrar também está aberta para sair.
      Meu papel aqui não é ficar mandando recado para os participantes não usarem palavrão, não ficarem fazendo campanha política, não ficarem trocando farpas, meu trabalho é postar as matérias e quando posso comento, e só não o faço mais pois meu tempo é escasso e além disso infelizmente tenho que ficar lendo comentários racistas e outros ainda piores. Já houve aqui quem importasse de outros blogs problemas pessoais e isto não permito, querem criticar critiquem aqui se tem problemas lá resolvam lá.
      Concordo consigo que é preciso elevar o nível dos comentários mas isto não cabe só ao editor, cabe aos participantes, o meu papel é indicar as matérias e ser isento nisso, porém atitudes como as presenciadas na última semana não colaboram para melhoria e devem ser corrigidos, quem tem o conhecimento que o ponha a disposição, o meu está a disposição de todos.

      Obrigado pela intervenção e espero contar com sua participação bem como daqueles que queiram contribuir positivamente para melhoria do blog.
      Cumprimentos
      E.M.Pinto

  6. Ótimo confronto da situação, por isso gosto deste espaço na internet, é umespaço neutro e democrático.

    Bem admito que as vezes acho que exagerei com ele, mas não sei bem de que lado esta, se do brasil ou do estrangeiro.

    Saldações E.M.Pinto.

    • Salve B Rocha.
      Não houve exagero e sim seu ponto de vista, assim como meu.
      o Fato é que a internet é livre sim, porém ao contráriodo que as pessoas pensam comentários ianpropriados podem gerar problemas legais que se levados a denúncia por aqueles que se sentirem ofendidos, podem chegar até ao pedido de fechamento do meiod ecomunicação pela justiça, suspensão temporária da atividade e outras penas indenizatórias que sobrecaem sobre aqueles que o crime cometem.
      muitos editores de blogs inocentes por puro desconheciemento do fato não atenatam para isto e são obrigados a responder as vezes até criminalmente.
      Tenho colegas de outros blogs que já foram acionados pela justiça e tiveram que abrir o sigilo da identidade de alguns participantes que por exemplo por brincadeira exibiram um conteúdo, o que se passa é que a pessoa acionou a justiça e o blog teve atté emesmo suspensão pro exposição de conteúdo indevido, a internet é livre mas os editores tem a responsabilidade de zelar pelo respeito à leis básicas de convivência bem como pelas leis de fato.
      Posso ter parecido um pouco rude ou meu comentário ter sido deveras autoritário, a questão é que esta não é a primeira vez que alertopara estes fatos e isto é comum em todos os blogs, mas neste aqui do qual sou editor não permitirei acontecer.
      Já sugeri a inúmeros leitores que moderem seus comentários acalorados e o fiz em emails diretos sem o conhecimento do público porque são exclusivamente para estas pessoas, mas não posso fazer isso a todo momento nem a todas as mensagens.
      Como disse, não há o que se desculpar, não houve exagero de sua parte.
      Cumprimentos
      E.M.Pinto

  7. Parabéns E.M pela postura ética que coordena esse site, na minha visão esse espaço deve ser usado para o debate de idéias sobre defesa e as vezes isso acaba por uma análise politica, más msm discordando da postura de uma ou outra instituição deves se ter respeito ,criticar sim mas de maneira educada.
    hj no sec XXI nao há mais espaços para xenobismos ,radicalismos politicos, uns são da direita outros são da esquerdas más devem respeitar-se para que possamos fazer desse país uma grande nação.

    abraços a todos

  8. Amigo parabéns!! Você em nenhum momento foi contra a liberdade de expressão de ninguém o fato é que algumas pessoas confundem liberdade com libertinagem e assim um excelente espaço para o debate vai se perdendo.
    Parabéns por manter a ordem. O fórum é feito para debates mesmo, para o confronto de idéias desde que sejam confrontos e debates com educação e respeito!
    Parabéns mais uma vês!

  9. E.M PINTO,vc está de parabéns,primeiro que foi apenas um aviso ou chamada de atenção,não há nada de errado nisso,segundo qualquer pessoa pode falar o que quiser,mas dentro dos limites racionalidade e respeito,o direito de uma pessoa termina quando da outra começa.

  10. E.M.Pinto :

    Já sugeri a inúmeros leitores que moderem seus comentários acalorados e o fiz em emails diretos sem o conhecimento do público porque são exclusivamente para estas pessoas, mas não posso fazer isso a todo momento nem a todas as mensagens.
    Cumprimentos
    E.M.Pinto

    Bom, para desencargo de consciência, fui olhar o meu e-mail.

    Mas segue-se o que foi dito acima. O blog tem estado isento em seus comentários. E tem um equilíbrio na edição de suas reportagens incrível.

    Até o forma como foi o alerta foi muito coerente. Um abraço, e peço desculpas por algum exagero.

  11. Acho incrível como as pessoas saem por aí achando que fulano é vermelho ou beltrano é azul (ou amarelo ou o que seja).

    Eu não tenho uma cor específica, por mais que tenha apreço por uma delas, mas definitivamente este não é um espaço como em minha universidade onde sou discriminado por minha opinião política, e leia-se que é (opinião).

    Este blog se dedica a publicar notícias ou um ou outro comentário de leitores, que se falta “isenção” é somente nos comentários de leitores, pois o próprio editor não comenta nas matérias publicadas, salvo raríssimas excessões.

    Acho realmente chocante, para não dizer impressionante que alguém esteja se sentindo politicamente coagido ou acuado ou até desrespeitado, mas a vida é assim e como todo o bom espaço democrático a pessoa pode não só externalizar isso como também deixar de frequentar o “ambiente”.

    Lamento muito aos que decidirem não acompanhar mais o blog que creio eu ser uma das melhores leituras diárias que tenho, mas é uma opção, uma opinião e cada um pode fazer o que bem quiser com seus rumos, porém não dentro do espaço do outro.

    Salve editor!
    Grande nota!

  12. Boa note, parabéns E.M.Pinto, uma coisa é discutir o assunto; outra, completamente diferente, é atacar os colegas em vez de defender suas opiniões.
    Abraços,
    Fernando

  13. Parabéns ao Herniqueds por seu comentário. Em resumo, concordo com o que você colocou: não é a opnião divergente que ofende, mas sim a maneira como esta opnião é colocada. Se a antítese é bem estrutrurada, fundamentada na análise dos fatos, e com boa-fé ela é nobre e bem-vinda, mesmo que não concordemos com ela, pois estimula o diálogo e o aprendizado mútuo.

    Parabéns ao E.M. Pinto pela coerência em manter a linha do Blog. Infelizmente a vida é assim mesmo, quem não sabe brincar não pode descer para o Play… Pode ser considerado como impopular, mas sem respeito às regras comuns não dá para estabelecer uma convivência pacífica e produtiva.

    Abraços,

    VN

  14. Felipe Cps :
    Paulo Renato não entendeu, mas eu entendi. Achei que esse blog fosse um espaço democrático. Se ele se dobra à doutrinação ideológica de alguns, não é. Me retiro pois para espaços que o são. Adeus.
    Soltem seus foguetes amigos vermelhuxos: conseguiram aparelhar mais um espaço. Mas a gente se encontra “por aí”…

    Nossa! quanta infantilidade nesse comentário, o editor nem citou nomes, mas pelo visto a “carapuça” serviu.

    Obs. já to preparando os foguetes.

  15. E.M.Pinto :
    Salve B. Rocha obrigado pelas suas observações, comentários e sugestões.
    Porém tenho que discordar da sua afirmação de que o blog não faz o seu trabalho de filtragem e por isso lhe convido a fazer uma pesquisa nos comentários da última semana e verificar quantas intervenções individuais andamos fazendo, quantas partes cortamos dos textos de outros leitores por conterem conteúdos inapropriados.
    Não procede a sua afirmação de que estamos sendo injustos? até porque até hoje e todos aqui são testemunhas, quando o editor tem algo a dizer diz diretamente ao endereçado e não joga ao ar suposições, a mensagem deiada no post é para todos uma vez que muitos tem reclamado do mesmo problema e por isso não vou escrever 9000 mensagens para cada um usuário do blog individualmente.
    mas pode estar ciente de que os envolvidos já foram devidamente informados de suas trasngressões agora e em outras vezes. Faça uma busca no blog e verá se não houve filtro.
    Chega uma hora que tem-se que agir e esta é minha decisão gostem ou não, há muitas pessoas que querem o espaço e colaboram para ele e outras sei lá por que razão acham que mandam e tem o direito de mandar nele, para estes o meu recado é o que está estampado na mensagem, quem não estiver satisfeito eu sugiro a porta, a mesma que se usa para entrar também está aberta para sair.
    Meu papel aqui não é ficar mandando recado para os participantes não usarem palavrão, não ficarem fazendo campanha política, não ficarem trocando farpas, meu trabalho é postar as matérias e quando posso comento, e só não o faço mais pois meu tempo é escasso e além disso infelizmente tenho que ficar lendo comentários racistas e outros ainda piores. Já houve aqui quem importasse de outros blogs problemas pessoais e isto não permito, querem criticar critiquem aqui se tem problemas lá resolvam lá.
    Concordo consigo que é preciso elevar o nível dos comentários mas isto não cabe só ao editor, cabe aos participantes, o meu papel é indicar as matérias e ser isento nisso, porém atitudes como as presenciadas na última semana não colaboram para melhoria e devem ser corrigidos, quem tem o conhecimento que o ponha a disposição, o meu está a disposição de todos.
    Obrigado pela intervenção e espero contar com sua participação bem como daqueles que queiram contribuir positivamente para melhoria do blog.
    Cumprimentos
    E.M.Pinto

    Tem toda a razão E M Pinto, parabéns por ter tido a coragem de tomar uma atitude, pois é muito mais fácil permanercer calado.

Comentários não permitidos.