Conheça o ATD-X o demonstrador de tecnologias Japonês

Autor: E.M.Pinto

Plano Brasil

Após o voo do caça Russo Indiano PAK FA/FGFA, os caças de 5ª geração ocuparam ainda mais o  espaço no noticiário internacional.

Se nos últimos anos os 5G vinham chamando as atenções da mídia  principalmente após o anuncio do o fechamento da linha de produção do F 22 Raptor, outro caça vinha ocupando um lugar de destaque  o F 35 Lightning ambos americanos. Tinha-se a sensação de sensação de que nenhum outro avião 5G além destes dois poderiam voar.

A verdade é que outros programas de demonstradores e até o desenvolvimento de novos caças estão em curso a China pode ser o próximo país a colocar no ar o seu novo projeto de um caça 5G porém o Japão aparece ai nesta lista de países com seu modelo demonstrador de tecnologia, que pode nunca se tornar um avião efetivamente d ecombate, mas que certamente revolucionará a história da aviação.

Conheça então o ATD-X o demonstardor Japonês que quer voar alto e sem ser percebido….


ATD-X


O Mitsubishi “Advanced Technology Demonstrator – X”, ATD-X (Shinshin) é o protótipo de um avião  demonstrador de tecnologia para um caça furtivo que está em  sendo desenvolvido pelo Ministério da Defesa japonês, e que está sobre a responsabilidade de construção da Mitsubishi Heavy Industries. O primeiro vôo da aeronave está previsto para 2011.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=g94C5CNIPOQ]


Desenvolvimento


A Força de Auto defesa do Japão deseja substituir uma gama de aeronaves que estão perto do fim de suas vidas operacionais, e após infrutivos contatos com o governo dos Estados Unidos para a aquisição do caça  F-22  Raptor ( cuja exportação é vetada a todo e qualquer país), o governo do Japão decidiu a partir de 2005 se aventurar em um programa autóctone para desenvolvimento das tecnologias necessárias para um caça de 5G.


O programa seguiu o andamento segundo os cronogramas desejados, tendo um mock-up do avião em escala 1:1 efetuado testes de exposição a ondas de radar de forma a caracterizar a sua RCS (radar cross section) sendo estes ensaios efetuados na França.

Já em 2006, um modelo em escala reduzida 1:5 remotamente pilotado foi avaliado em voo de forma se obter dados sobre o desempenho em voo sobre diversas condições.

Supõe-se que a empresa dos EUA,  Lockheed Martin tenha prestado suporte técnico ao desenvolvimento do ATD-X. Inicialmente o voo do primeiro protótipo do ATD-X estava previsto para ocorrer por volta de 2014 entretanto os avanços no programa determinaram um adiantamento para já 2011.


Entre as tecnologias desenvolvidas no programa ATD-X estão os materiais radar absorvente RAM (em inglês), porjeto e desenho de uma aeronave de geometria radar-refratante, bem como o de um novo e revolucionário sistema de vetrorização de fluxo dos escapes dos motores (TVC) muito semelhante aos do projeto Rockwell X 31, porém com 4 sistemas de direcionamento de fluxo

O ATD-X será dotado ainda de um também revolucionário sistema de controle de voo fly-by-optical, que em suma trata-se de um sistema de controle de vôo que substitui os tradicionais sistemas de cabos elétricos por cabos de fibra óptica.

Esta solução permite que os dados sejam transferidos mais rapidamente aos transdutores, é mais leve e virtualemente imune as interferências electromagnéticas.


A aeronave servirá de base para o desenvolvimento de inúmeros sistemas eletrônicos como sistemas de contra medidas eletrônicas e ainda de um radar de varredura eletrônica ativa.

Sumário.

Porém apesar de aparentemente ser uma aeronave revolucionária e que poderia colocar o Japão na linha de frente dos caças de 5ª Geração hoje disputada apenas por EUA, Rússia e Índia ( O modelo chinês ainda não voou), o ATD-X pode não chegar a evoluir para um programa de um caça geração Japonês.


A Razão é a existência do rival Norte Americano F 35 Lightning, que conta com um peso considerável da diplomacia e política de Washington.

O F 35 parece assim a cada dia estar mais próximo de voar com o lendário círculo vermelho, símbolo da força aérea de auto defesa do Japão, uma pena se isto s econfirmar, pois o ATD-X poderia vir a ser mais uma aeronave a reescrever a história da aviação mundial.

E.M.Pinto

Airforcetimes

Mitsubishi ATD-X Shinshin

15 Comentários

  1. essa noticia me deixa até um pouco (pouco não, muita) raiva dos nossos políticos que só sabem comprar em vez de de desenvolver a capaciade que na minha opnião temos de construir um caça de 5 geração, o super tucano e uma prova de que quando querem mesmo fazer eles fazem e conserteza desde o inicio e até agora acho fx2 e jogada política e o brasileiro que não se interessa acaba engolindo a malandragem dos nossos políticos ,se eu não me engano temos a terceira maior industria aeroespacial do mundo e quase impossivel não termos capacidade para construir nosso proprio caça de combate ,mas tomara que os japoneses não compre f 35 eu espero que eles revivam lenda do sem duvida melhor avião da segunda guerra o (cero)

  2. Eu acho que esse caça pode voar sim,pelo fato do japão querer ter autonomia no setor de defesa,a única possibilidade dele não voar é a mitsubishi repetir o que aconteceu com o seu F-2,MAS TORÇO PARA ESSE CAÇA VOAR,só o nome caça Mitsubishi já causa calafrios aos que entendem de avião,vem logo a cabeça o famoso Zero.

  3. Quanto ao caça chines JXX,tenho minhas dúvidas se será um caça de quinta geração mesmo,eles não tem um motor descendete,omotor do j-10 é russo,depois das cópias piratas do Sukkoi 27,os russos vão buscar se resguardar mais na transferencia de tecnológia.Os japones parece que tem um motor pronto e estão mais avançados.

  4. Será que não vai adiante mesmo?

    E esse modelo 1:1 para testes de RCS foi onde mesmo??
    Hum… será que os franceses não deram uma fiscalizada bacana na idéia não?

    Não sei de nada hein!

  5. Interessante notar que a Mitsubishi e a Sukhoy estão caminhando para fazer uma concorrência feroz com a Embraer no mercado civil. E ambas estão com pesquisas adiantas em aviação militar (caça 5G). Não é exagero dizer que estes avanços tecnológicos serão de alguma maneira reaproveitados em seus jatos civis.

    Tomara que a Embraer esteja atenta para isto!

  6. Eu disse em outro comentário, q a Embraer está madura p alçar grandes voo, um caça p um país como o BRASIL..e aproveitar o conhecimeno daí nos aviões civil…é isso aí..p ontem.

  7. desde a recusa do estados unidos de vender o f-22 ao japao tem se falado no projecto “ATD-X” e sem duvidas que a era um concorrente temivel ao garnde estilo do Mitsubishi “Zero”.. se a Mitsubishi em frente com esse projecto “espero que sim” vai abrir e acelerar a corrida aos avieos de 5geraçao!! a china nao vai querer ficar atras com 3 vizinhos com caças de 5geraçao. resta saber quem se segue com um projecto de caça 5geraçao.. os sra da eurofighter” alemanha reino unido iatalia frança”? este projecto japones faz me pensar no fx2 pa Fab. os grandes e poderosos na corrida para uma caça de 5g e o brasil devido a politicos”ao dinheiro extra que cai nas maos” vai comprar avioes que em 8 a 12anos sao consiredados ultrapassaods! era bem mais rentavel ter entrado no projecto do t-50 e ter um caça de 4.5 e no futuro proximo ter o t-50 a voar no brasil.. se o rafale e o gripen sao bons pk sera que os grandes paises nao estao a comprar eles?

  8. eEUcomISSO [tassio bruno] disse:
    09/08/2010 às 00:23

    esse belissimo caça é feito se num me engano
    em parceria com a nortrop, q concbeu alem do f-5, f-18, f-20,
    o mais q belo yf-23, q provavelmente por jogo politico,foi preterido ao f-22.

    ——————————————–
    Não existe ajuda em nada dos americanos no projeto, até os motores são japoneses, o Rcs foi testado na Franca porque o Japão não tinha instalações apropriadas em 2005, o Japão construiu um laboratório para testar Rcs que ficou pronto em 2008.
    O Motor começou a ser desenvolvido nos anos 90, para a gente ver como se tem que ter visão do futuro.

  9. basta o brasil ir la e oferecer 60 bilhões de dólares
    pelo projeto inteiro , um acordo secreto e altamente lucrativo tanto para o avanço das aéronaves comerciais
    quanto para a defesa ..o brasil ainda vai pagar caro por
    tratar a defesa do país com tanta displicência

Comentários não permitidos.