Boeing acredita que o Japão poderá começar processo de aquisição de novo caça no mês de março

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/02/img_18_24344_5.jpg

ABoeing informou que Japão poderá iniciar uma competição para uma nova compra de 40 caças no mês de março, uma potencial oportunidade de vender os modelos de caças F-15SE Silent Eagle ou o F/A-18E/F Super Hornet.

O Japão poderá enviar a sua requisição inicial delineando as suas necessidades específicas nos próximos meses, e a Boeing irá então ver se a versão mais recente de seu caça F-15 ou o modelo Super Hornet poderão ser encaixados na competição, disse Jeff Johnson, vice-presidente da Boeing para negócios em desenvolvimento.

“Nós acreditamos que existe um potencial dessa requisição seja divulgada este ano, possivelmente entre os meses de março ou abril,” disse Johnson durante uma entrevista no Singapore Airshow. “Nós temos muito interesse em vender para o Japão.”

O Japão necessita substituir sua antiga frota de F-4EJ Phantom, a qual foi adquirida a partir de 1968 através da McDonnell Douglas, uma companhia adquirida pela Boeing em 1997. Além das opções da Boeing, o Japão poderá escolher o caça F-35 da Lockheed Martin e o Eurofighter Typhoon. Uma lei de exportação proibiu a venda dos caças stealth F-22 da Lockheed, que eram os desejados pelo Japão.

“O Japão sempre adquiriu aeronaves norte americanas desde o final da Segunda Guerra Mundial,” disse Nick Cunningham, um analista da empresa Evolution Securities em Londres. “Será interessante ver se eles forem adquirir um modelo europeu, ou se eles usarão o Eurofighter apenas como um pretexto.”

Fonte: Business Week – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

1 Comentário

  1. O F-15 sempre foi um caça fantástico e o sonho de consumo de qualquer força aérea. Seu maior inconveniente é ter RCS gigantesco (entre 10 e 25 m2 no setor frontal) para os padrões atuais, que parece foi reduzido substancialmente (menor que 0,1 m2) com a versão Silent Eagle a ponto de poder ser classificado como um caça de 5ª Geração.
    De quebra ele virá com AESA, um sistema “fly by wire” e claro, todo o recheio eletrônico em estado da arte.
    Sem dúvida um grande caça que ainda vai dar o que falar até metade do século.
    Um abraço a todos.

Comentários não permitidos.