Nuclear renovado

http://amanatureza.com/projeto/wp-content/uploads/2007/06/usina-nuclear-emitindo-vapor-nao-toxico.jpg

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contabiliza atualmente 53 usinas nucleares em construção no mundo. E este cálculo não inclui, por exemplo, a brasileira Angra 3, cujas obras aguardam as últimas licenças para serem retomadas dentro de poucas semanas.

Pelo levantamento da AIEA, as novas usinas terão potência instalada de 47,2 mil megawatts (quase o consumo do Brasil) e deverão entrar em funcionamento até 2017.

A energia nuclear foi satanizada por diversos grupos políticos, o que levou a maioria dos países a interromper a construção de usinas.

A necessidade de se utilizar fontes de geração de energia mais limpas revitalizou o setor nuclear.

A estagnação do parque gerador não impediu que avanços tecnológicos importantes ocorressem nessa área, de modo que será possível, daqui para a frente, construir usinas seguras a custos mais baixos.

Angra 3 ainda pertence a um estágio tecnológico no qual a questão da segurança — prioritária, tratando-se de um setor em que não se pode correr risco de acidentes graves — custava bem caro. O país precisou pagar esse preço para dominar tal tecnologia.

Com os investimentos já realizados, a conclusão das obras de Angra 3 será economicamente compensadora, considerando-se qualquer outras usina térmica de potência igual a 1.350 megawatts (ou mesmo hidrelétricas equivalentes, mas fisicamente muito distantes dos centros de consumo). Partindo-se do zero talvez a opção fosse agora por usinas nucleares menos potentes e que já incorporam processos mais baratos.

Angra 3, mesmo com suas obras interrompidas, contribuiu para que o Brasil não perdesse o conhecimento adquirido em projetos, construção e montagem de usinas nucleares.

Com isso, o país hoje pode planejar uma expansão do setor em futuro próximo. A Eletronuclear — operadora das atuais usinas — foi encarregada pelo governo de estudar locais no Nordeste para abrigar novas geradoras, e os trabalhos estão em fase de conclusão.

Será mais uma opção energética para o Brasil.

Fonte: O Globo via CCOMSEX

2 Comentários

  1. Vamos de Usinas Nucleares… aí daqui a pouco vão dizer que estamos fazendo bomba!
    kkkk

    Só queria que as Angra 1 e 2 parassem de ser “vagalumes”

Comentários não permitidos.