Olimpíadas no Rio terão consultoria de Tony Blair, diz Cabral

http://www.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2010/01/30/100130130804_blairrio2016_466x262_carlosmagno.jpg

Sugestão e colaboração: Lucas Urbanski

RIO – Em viagem à Inglaterra em busca de cooperação e experiência internacional para a organização da Olimpíada de 2016 no Rio, o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou neste sábado que o ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, prestará consultoria ao comitê de organização dos jogos cariocas.

Cabral se reuniu com Blair em Londres, cidade que conquistou o direito de sediar a Olimpíada de 2012 durante o mandato do político trabalhista. Segundo o governador, Blair deve começar a trabalhar para o Rio em maio, mas o governo estadual não custeará os serviços. Ele quer que empresários patrocinem a contratação do britânico.

“Antes do encontro com o Blair, iniciei contatos com empresas e tenho certeza de que elas não nos faltarão, como não faltaram durante a campanha para o Rio ser a sede olímpica em 2016. Agora, farei um chamamento geral ao setor privado para contratar o ex-primeiro-ministro. Em maio, ele já deve dar uma palestra no Rio e assinar o contrato”, disse Cabral.

No final do ano passado, Cabral havia anunciado a contratação de outro expoente internacional, o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, como consultor. Conhecido pela redução da violência na cidade americana com a política de “tolerância zero”, Giuliani ajudaria no planejamento de ações de segurança para a Olimpíada e para a Copa de 2014. No entanto, Cabral teria desistido ao receber um orçamento muito alto do americano.

Segundo o governador, os honorários de Blair ainda não foram definidos, mas o investimento ajudaria a aperfeiçoar o planejamento dos jogos. “Tony Blair é o grande responsável pela vitória e pela preparação de Londres para sediar a Olimpíada de 2012”, afirmou Cabral, ao sair da casa de Blair na companhia do ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos do Rio, Carlos Nuzman.

Cabral segue no domingo para Madri, onde falará sobre os projetos de infraestrutura do Estado do Rio numa conferência. Ele finaliza sua viagem à Europa em Barcelona, que sediou os Jogos de 1992, para visitar o Parque Olímpico e conversar com o ex-prefeito Pasqual Maragall, que governou a cidade durante na época do evento.

Fonte: Estadão

3 Comentários

  1. VAMOS GASTAAAAAAAAAAAR!!!

    Onde isso vai parar? Era para o Rio de Janeiro estar no “inverno” e não no “verão” na época das “Jogos Olímpicos de Verão” não?!

    O mais legal é a responsabilidade que a imprensa brasileira possuí com a tarefa de informar a população…
    (desculpe E.M. mas pode falar mal da imprensa?)

    Tem sido um show de irresponsabilidades com as notícias do F-X2 e não é só de bater em um concorrente descaradamente, e sim no fato de informar mal…
    De colocar cifras em tudo, até onde não existe, mas na hora da farra ninguém fala em dinheiro, não é?

    As Olimpíadas são intocáveis e importantes para o país e para o Rio de Janeiro!
    Claro!
    O país e especialmente o Governo do estado e da cidade do Rio de Janeiro, deixaram a “Cidade Maravilhosa” se tornar um modelo daquilo que não deveria ser e agora tome de dinheiro para fazer a “modernização” da cidade…

    Tenho amigos que moravam em Barcelona e sempre me disseram que as Olimpíadas foram importantes para a cidade que precisava de ser revitalizada…
    Mas o Rio de Janeiro? O governo deveria estar revitalizando aquela cidade à pelo menos uns 10 anos!

    Sei que no Brasil tudo é muito mais lento do que deveria ser, e eu ainda sou uma pessoa que acredita que estamos sim evoluindo, melhorando, avançando, mas definitivamente essas coisas como as Olimpíadas e própria Copa…

    As críticas da imprensa aí são “sutis”, mas quando o assunto é investirmos em indústria de defesa para termos pesquisa e desenvolvimento… NOSSA!!!! Só falta o mundo acabar!
    Quando se fala de comprar armas então… Por que não? Porque isso se precisamos de escolas e hospitais…

    Então alguém pode pelo amor do bom Cristo Redentor, o que diabos estamos fazendo gastando com o que não podemos e nada é além de LUXO?

    Adoro esportes e sou fã de futebol, vou assistir a copa em minha cidade, mas não deixo de ser crítico sim, por que quando o assunto é outro entra em jogo a regra do “dois pesos duas medidas”

  2. Quero saber também quem é o próximo…
    Alguém palpita na lista?

    1 – Yeltsin (como acessor extraordinário da Vodka)
    2 – Jacques Chirac (para ficar bem na fita com a parceria com a França e justificar se perdermos no futebol)
    3 – Al Gore (para ficar ecologicamente correto)
    4 – Zé da Pinha (esse é quente!)
    5 – EU! (por que também quero uma verbinha aí!!!)

Comentários não permitidos.