Especialista indiano critica construção de submarino nuclear brasileiro

http://piratininga.files.wordpress.com/2008/02/maquete_submarino_nuclear1.jpg

Wilson Tosta

Construir um submarino nuclear sem dispor de armamentos nucleares, como pretende o Brasil, não faz sentido, adverte o cientista indiano Prabir Purkayastha, especialista em sistemas energéticos e energia atômica. Com participação prevista para amanhã no Fórum Social Mundial Grande Porto Alegre, ele afirma que o programa brasileiro de enriquecimento de urânio não agrada às grandes potências porque deixa ao País a opção política de fazer ou não artefatos. “A razão pela qual os países estão sendo forçados a assinar o Protocolo Adicional (Tratado de Não-Proliferação Nuclear, estabelecendo inspeções mais intrusivas) é colocar pressão sobre o Irã”, diz ele, que é vice-presidente da All India Peace and Solidarity Organization, maior organização pró-paz indiana, e membro fundador da Coalition for Nuclear Disarmament and Peace e da All India Peoples Science Network, rede com mais de 500 cientistas ativistas da Índia.

O Brasil anunciou recentemente que construirá um submarino nuclear. Que tipo de consequência isso pode trazer para o País?

Penso que um submarino nuclear tem muito pouco propósito a não ser que seja visto como parte de um sistema de disparo de armamento nuclear. Sem armas nucleares, é difícil entender gastar dinheiro com brinquedos tão caros. O problema que temos agora no mundo é que os cinco Estados nucleares se recusam a se engajar no desarmamento nuclear, estão fazendo das armas nucleares moeda do poder internacional.

O Brasil poderá ter algum tipo de problema internacional por estar tentando ter um submarino nuclear?

Oficialmente, construir um submarino nuclear é programa nuclear civil, não um programa de armas. O problema é político e não legal.

O País fará duas usinas nucleares. É uma escolha correta?

Devido ao aquecimento global e às emissões de CO2, os países precisam manter aberta a opção nuclear. Algum dinheiro precisa ser investido nisso, ainda que por motivos econômicos..

Quais seriam as escolhas corretas na área energética?

Dados os recursos de longo prazo, a biomassa é um caminho óbvio.

Fonte: CCOMSEX

11 Comentários

  1. E o submarino nuclear sem reator da India?

    Brincadeiras a parte, as forças armadas brasileiras já tem tecnologia para desenvolver artefatos nuclares, já dominam a tecnolgia do ciclo completo de enriquecimento de urânio, e em breve todo esse ciclo será feito aqui.

    É muito mais inteligente desenvolver primeiro meios de lançar os artefatos nucleares, e depois os artefatos do que desenvolver primeiro artefatos sem ter como lançalos.

  2. Condordo plenamente com nosso amigo Esdras, e creio que o desenvolvimento do Submarino Nuclear Brasileiro, seja apenas a ponta do iceberg, pois com ele virão muitas coisas atreladas ao seu desenvolvimento.
    Abraço.

  3. A Índia já está é com medo… digo medo do desenvolvimento tecnológico brasileiro, não do engrandecimento militar. Se bem que uma coisa está bem ligada à outra…

  4. Em primeiro lugar… esse Fórum Social Mundial é uma PIADA DE MAL GOSTO!
    Não sei quantos dos colegas do blog já teve o “desprazer” de ir à esse… agrupamento de baderneiros…

    Fui à um deles, em meus tempos universitários em que acreditava que podia mudar o mundo…
    É isso que se vê lá… um bando (sim, bando) de universitários, sem ter o que fazer, daqueles que passam a maior parte do tempo no campus à toa, jogando baralho nos corredores, já fui um desses, por isso que encho minha boca para falar.

    O Fórum Social Mundial é uma idéia linda no projeto… Não… nem no projeto consigo realmente ver sentido! É o tipo de lugar onde nossa “premiada” classe de intelectuais (ou pseudos) fica falando coisa alguma para um monte de cabeças fazias.

    Garanto que o melhor da estadia desse indiano aqui deve ter sido alguma festa na qual ele foi… por que do fórum em si eu duvido que dê para guardar lá muitas recordações.

  5. A resposta do indiano é a mesma que eu faço para ele. Se voces possuem centenas de bombas nucleares capazes de destruir o mundo, porque constroem mais bombas nucleares ????? E mais uma :- Se voces possuem bombas nucleares em quem voces pensam em jogar ????? O Brasil cometeu o erro de não ter a sua bomba atômica depois da Segunda Grande Guerra Mundial. Agora tem que correr atrás do atraso.
    O submarino atomico vai dar por si só experiencia e tecnologia ao Brasil para poder responder aos pedidos da industria civil. Se a Alemanha não pode produzir bombas, porque exporta equipamentos nucleares e constrói usinas nucleares ???? Esta pergunta também é boa para o indiano responder . No mais eh saber que todo mundo quer que o Brasil seja o boi de piranha . Se o Brasil bobear , oh bau bau .

  6. ” O Brasil não precisa de um submarino nuclear, mas sim, 5(cinco) submarinos nucleares,pois é de extrema importância que sejamos respeitados pelos grupo do G-8,que acham que somos um país atrasado em muitas coisas, olha só como o EUA respeitam a ex-urss(russia) e alemanha,china,frança,inglaterra, porque!!! eles tem a bomba atômica e podem se defender de qualquer ameaça,o Brasil esta sim muito atrasado em não ter aperfeiçoado o lançador de foguetes em alcantara, e de não ter como se defender em qualquer hora do dia ou noite de uma ameaça externa,infelizmente devemos ter ogivas nucleares e foguetes intercontinental de prontidão, senão seremos como um pato na lagoa, esperando ser abatido, pois nossa riqueza é nosso petroleo , que por sinal já esta acabando no mundo, fora as nossas riquezas minerais.

  7. Percebo que o Brasil e muito fragil,fato este devido principalmnte ao seu longo litoral.
    Geopoliticamente falando,percebo que seja impossivel defender este imenso litoral com forças terrestres normais! imaginem em caso de guerra, os milhares de pontos de desembarque das tropas inimigas em nosso litoral,e a demora de resposta de nosso exercito frente a agressão externa?
    Por isso penso que o Brasil ja deveria ter a bomba Atomica como arma de defesa.
    Espero um dia que nossos politicos e sociedade como um todo perceba a real necessidade das armas nucleares na sobrevivencia de nossa integridade territorial.
    Abraços a todos…..

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Especialista indiano critica construção de submarino nuclear … – construcao
  2. Especialista indiano critica construção de submarino nuclear … – submarino
  3. Utopia para o Brasil: O Poder Marítimo | Política Externa Brasileira

Comentários não permitidos.