Peru avalia novos sistemas para a artilharia de seu Exército

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/Nora_B52_1.JPG/800px-Nora_B52_1.JPG
obuses autopropulsados sobre rodas Nora B-52-K2 de 155/152 mm

Segundo a imprensa peruana, o governo do país está solicitando informações técnicas, operacionais e financeiras à empresa sérvia Yugoimport SDPR acerca dos sistemas de obuses autopropulsados sobre rodas Nora B-52-K2 de 155/152 mm, e sobre os lançadores múltiplos de foguetes M-87 Orkan de 262 mm e M-99 Orkan 2 de 400 mm.

A consulta faz parte dos planos de modernização da artilharia do Exército do Peru, originalmente formulados em 2005 sob a designação de Proyetos Arias y Muniz. O primeiro, Proyeto Arias, prevê a repotencialização e aquisição de novas peças de artilharia de campanha para substituir os M56 Oto Melara de 105 mm e os M-101A1 atualmente em serviço, ambos rebocados por veículos. O Proyeto Muniz tem como meta a revitalização dos sistemas de obuses autopropulsados sobre lagartas M-109 de 155 mm e D-30 de 122 mm rebocados.

http://img232.imageshack.us/img232/9252/orkan5rv4.jpg
lançadores múltiplos de foguetes M-87 Orkan de 262 mm


O obus Nora B-52-K2 de 155/152 mm – montado sobre um veículo 8×8 – tem um alcance de 42 km. O canhão está dotado de carregador automático com capaz de acomodar 32 projéteis, proporcionando uma cadência de seis disparos por minuto. O peso total do conjunto é de 26 toneladas e a velocidade de deslocamento do sistema em terreno plano é de 90 km/h. O compartimento que abriga os operadores do sistema conta com proteção contra armas químicas e biológicas. A blindagem do veículo transportador resiste a impactos de projéteis de 12.7mm e um lançador automático de granadas de 30 mm foi instalado para auto-defesa. A calibragem dos oito pneus é realizada automaticamente.

O lançador múltiplo de foguetes M-87 Orkan de 262 mm dispõe de 12 casulos capazes de disparar foguetes de 4,7 m de comprimento e 390 kg de peso, portando alto-explosivos, e apontados para alvos 50 km distantes. O foguetes do M-87 podem transportar, a essa distância, minas anti-pessoal, anti-tanque e bombas tipo cluster.

O M-99 Orkan 2 foi desenvolvido para atingir alvos situados a distâncias compreendidas entre 75 e 100 km. Não há muitas informações disponíveis sobre esse sistema de lançamento de foguetes terra-terra. Contudo, sabe-se que cada foguete mede 4,88 m de comprimento e pesa 404 kg, sendo que 90 kg correspondem à cabeça de combate.

Fonte: Tecnologia&Defesa

9 Comentários

  1. Poderíamos oferecer o ASTROS II e arrecadar fundos para o projeto do ASTROS III, se isto for possível seria ótimo para eles e principalmente para nós, gostaria que os foristas mais experintes comentassem se isto realmente é possível.
    Abraço.

  2. Poderíamos oferecer o ASTROS II e arrecadar fundos para o projeto do ASTROS III, se isto for possível seria ótimo para eles e principalmente para nós, gostaria que os foristas mais experintes comentassem se isto realmente é possível.
    Abraço.

  3. Poderíamos oferecer o ASTROS II e arrecadar fundos para o projeto do ASTROS III, se isto for possível seria ótimo para eles e principalmente para nós, gostaria que os foristas mais experintes comentassem se isto realmente é possível.
    Abraço.

  4. é verdade se nossos governantes investi-se na industria brasileira poderiamos ser
    o maior fornesedor de america-latina nos dando auto suficiencia e desenvolvimento tecnologico BRASIL!!!

  5. é verdade se nossos governantes investi-se na industria brasileira poderiamos ser
    o maior fornesedor de america-latina nos dando auto suficiencia e desenvolvimento tecnologico BRASIL!!!

  6. é verdade se nossos governantes investi-se na industria brasileira poderiamos ser
    o maior fornesedor de america-latina nos dando auto suficiencia e desenvolvimento tecnologico BRASIL!!!

Comentários não permitidos.