Mercado Aberto: Usiminas quer produzir aço para o Exército

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/vbtreb.jpg

Sugestão e colaboração: Lucas Urbanski

A Usiminas começou a se preparar para atender a demanda que será gerada pela renovação da frota de blindados do Exército brasileiro, autorizada no fim de 2009 pelo presidente Lula. A ideia da empresa é nacionalizar a indústria de defesa do país.

Para acompanhar o projeto Veículo Blindado Sobre Rodas, para o qual serão destinados R$ 6 bilhões em 20 anos na construção de mais de 2.000 blindados, a Usiminas montará uma linha de produção de aços especiais para blindados militares.

A empresa ainda não fechou contrato com o governo, mas seu projeto de produção de aços especiais já foi aprovado para receber recursos da Finep, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Os novos blindados, que serão chamados de Guarani, serão construídos na fábrica da Fiat/Iveco, em Sete Lagoas (MG). O aço, que deverá ser fornecido pela Usiminas, ainda não é produzido no Brasil devido à
ausência de demanda, segundo Darcton Policarpo Damião, diretor de pesquisa e inovação da empresa.

A demanda que existia no mercado brasileiro era a da Engesa [empresa falida há mais de 15 anos, produtora dos blindados Urutu e Cascavel, hoje considerados obsoletos]. Depois acabou“, diz Damião.

O fornecedor de aço para o protótipo, produzido pela Iveco, foi a ThyssenKrupp. “Queremos substituir a Thyssen no fornecimento“, afirma Damião, que nega a ideia de que o projeto seja nacionalista.

É do interesse do Exército usar um componente nacional. Barateia o custo. Trazer um produto da Alemanha, da Rússia, ou de qualquer lugar sai mais caro. Aí entra a competitividade do nacional. Esse é o fator que pede que os produtos de aço sejam aplicados com essa tintura verde e amarela. Não é patriotada. É custo“, afirma.


MARIA CRISTINA FRIAS – cristina.frias@uol.com.br

Fonte: NOTIMP

24 Comentários

  1. Como nosso amigo LOBO DO MAR disse, eu também fico bastante feliz em saber que grande parte do veículo é de produção nacional, tendo base estas novas aquisiçoes podemos perceber que realmente o Brasil deixou de ser um comprador para ser um parceiro,e creio que as boas notícias para a indústria nacional estejam apenas começando.
    Abraço.

  2. Como nosso amigo LOBO DO MAR disse, eu também fico bastante feliz em saber que grande parte do veículo é de produção nacional, tendo base estas novas aquisiçoes podemos perceber que realmente o Brasil deixou de ser um comprador para ser um parceiro,e creio que as boas notícias para a indústria nacional estejam apenas começando.
    Abraço.

  3. Como nosso amigo LOBO DO MAR disse, eu também fico bastante feliz em saber que grande parte do veículo é de produção nacional, tendo base estas novas aquisiçoes podemos perceber que realmente o Brasil deixou de ser um comprador para ser um parceiro,e creio que as boas notícias para a indústria nacional estejam apenas começando.
    Abraço.

  4. Como o projeto Veículo Blindado vai se extender por 20 anos, a demanda por estes aços especiais ao longo de todo este tempo produzidos por uma empresa nacional, pode abrir oportunidades de negócios com outros clientes, nacionais ou internacionais, que necessitem destes aços especificos, pois já estarão disponiveis na linha de produção da Usiminas.

    É um bom exemplo de sinergia entre os setores militar e civil do país, beneficiando ambos…

  5. Como o projeto Veículo Blindado vai se extender por 20 anos, a demanda por estes aços especiais ao longo de todo este tempo produzidos por uma empresa nacional, pode abrir oportunidades de negócios com outros clientes, nacionais ou internacionais, que necessitem destes aços especificos, pois já estarão disponiveis na linha de produção da Usiminas.

    É um bom exemplo de sinergia entre os setores militar e civil do país, beneficiando ambos…

  6. Como o projeto Veículo Blindado vai se extender por 20 anos, a demanda por estes aços especiais ao longo de todo este tempo produzidos por uma empresa nacional, pode abrir oportunidades de negócios com outros clientes, nacionais ou internacionais, que necessitem destes aços especificos, pois já estarão disponiveis na linha de produção da Usiminas.

    É um bom exemplo de sinergia entre os setores militar e civil do país, beneficiando ambos…

Comentários não permitidos.