Exército americano cancela projetos de robôs de combate


Exército americano cancela projetos de robôs de combate
Os planos do Exército dos Estados Unidos de criar poderosos robôs de combate devem sofrer interferências. Alguns projetos como um helicóptero de artilharia não tripulado e um andróide para transporte de minas e mantimentos foram cancelados, mas outras idéias ainda irão adiante.

Segundo relatórios publicados no blog Danger Room, da revista Wired, a força militar americana ainda irá prosseguir com a construção de uma espécie de tanque-robô e armas automáticas, mas alguns modelos serão sumariamente cancelados.

http://www.defenseindustrydaily.com/images/PUB_FCS_Constellation_2006_lg.jpg

Os cortes afetam uma série de programas que envolvem alta tecnologia, conhecidos como Future Combat Systems – FCS (ou Futuro Sistemas de Combate ).

De acordo com o site Global Security, os FCS seriam formados por diversos artefatos militares, como armaduras robóticas, aeronaves tripuladas ou comandadas remotamente, veículos e equipamentos totalmente conectados entre si por meio de um sistema de redes sem fio de alta segurança. Todavia, os projetos foram abortados por conta de custo e nível de complexidade para a execução e o processo foi renomeado para “Modernização da Brigada de Combate“.

http://aviationweek.typepad.com/photos/uncategorized/2007/05/06/fcsmule0120041020.jpgAinda assim, vários equipamentos se encontram em um grau avançado de criação e deverão continuar em desenvolvimento. É o caso de um pequeno helicóptero de classe IV, sem nome, que teve o cockpit removido por ser controlado à distância, e em seu lugar foi inserida uma impressionante variedade de armamentos, além de um veículo robótico chamado MULE utilizado para transporte de equipamentos e para logística.

Os robocópteros podem vir a ser utilizados pela Marinha dos Estados Unidos ou pela Guarda Costeira, uma vez que dois deles ocupam o mesmo espaço no hangar que um pequeno helicóptero marítimo, tornando-os uma opção atrativa para fragatas e barcos de patrulha que normalmente podem transportar apenas uma ou duas aeronaves.

Também permanecerá no programa o Armed Robotic Vehicle Assault Light, ou Veículo Robótico Armado para Investidas Curtas, baseado no MULE e que oferece inclusive plataformas equipadas com armas anti-tanques.
O ARV-A-L também pode ser controlado remotamente, ou por uma central ou por soldados em campo.

É muito importante frisar que, segundo o site The Register, todos os cortes foram decididos por políticos em Washington, e não pelo próprio Exército.

Fonte: Terra via Hangar do Vinna

1 Comentário

Comentários não permitidos.