MBDA vai ampliar o uso de materiais compostos em sua linha de mísseis

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Exocet_AM39_P1220892-detoured.jpgO grupo europeu MBDA está lançando o projeto Cristal (Carbone Forgé  Improved Process for Technological Advanced Level), cuja finalidade será ampliar o nível de maturidade da tecnologia de moldagem de peças construídas com material composto, patenteada pela Carbone Forgé. O objetivo é usá-la nos setores aeronáutico e de defesa. Esse processo permitirá a produção automatizada de componentes de formas complexas utilizando fibras de carbono de alta performance mecânica.

Entre os benefícios, destaca-se também a redução dos custos desses componentes em cerca de 40% se comparados com os praticados com peças produzidas com tecnologias tradicionais de conformação em materiais compostos, bem como a extensão de sua utilização na substituição de componentes metálicos.

O projeto abrirá caminho para a produção de partes de aeroestruturas de menos de um metro que serão expostas a esforços de expressivas cargas e que pesarão menos que as correspondentes atuais, possibilitanto com isso, por exemplo, aumentar o alcance e agilidade de mísseis.

A MBDA é a líder do projeto que conta com a parceria da Armines (Mines de Paris), INSA, Schappe Techniques, Snecma, Carbone Forgé e Universidade de Aix Méditerranée. O projeto tem apoio financeiro de vários ministérios, além da DGA (Delegação Geral de Armamento), da Direção Geral da Competitividade, da Indústria e Serviços e dos conselhos gerais das regiões de Aix, Rhône Alpes e Alpes Marítimos, e ainda do fundo de Desenvolvimento Regional Europeu.

Fonte: Tecnologia&Defesa