Instalações do Exército brasileiro são atingidas por tremor no Haiti, diz ministério

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=si4tbV1wY54] 

ESCLARECIMENTO SOBRE O TERREMOTO OCORRIDO NO HAITI

            O Comando do Exército lamenta profundamente informar que o terremoto que atingiu o Haiti no dia de ontem provocou sérios danos estruturais à cidade de Porto Príncipe e em algumas das bases do contingente brasileiro da MINUSTAH, causando vítimas fatais e ferimentos em vários militares. Foram comprometidos os sistemas de telefonia fixa e de celular o que vem dificultando o repasse das informações.

           Os deslocamentos motorizados, até o momento, estão praticamente inviabilizados em razão da grande quantidade de escombros nas ruas de Porto Príncipe. Tal fato, aliado à escuridão, falta de energia elétrica e iluminação pública tem prejudicado sobremaneira os levantamentos mais pormenorizados, bem como a avaliação da real extensão dos danos.

            A população civil tem se deslocado em massa em direção à base do Comando do Batalhão Brasileiro (BRABATT), menos atingida pelos abalos, em busca de socorro e de auxílio no resgate dos feridos.

            Desde o início dos abalos sísmicos, o BRABATT, usando todos os meios disponíveis, está empenhado em atender as vítimas da tragédia.

            Foram confirmados os óbitos de 04 (quatro) militares do BRABATT, o 1º Tenente BRUNO RIBEIRO MÁRIO; o 2º Sargento DAVI RAMOS DE LIMA; o Soldado ANTÔNIO JOSÉ ANACLETO e o Soldado TIAGO ANAYA DETIMERMANI, todos do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena-SP.

            Os nomes dos militares feridos confirmados até o momento são os seguintes:

– Tenente Coronel ALEXANDRE JOSÉ SANTOS, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, de Boa Vista-RR, com escoriações;

– Capitão RENAN RODRIGUES DE OLIVEIRA, do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava-SP, com fratura do úmero e fêmur;

– o 3º Sargento DANILO DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA, do 28º Batalhão de Infantaria Leve, de Campinas-SP, com escoriações;

– Cabo EUGÊNIO PESARESI NETO, do 28º Batalhão de Infantaria Leve, de Campinas-SP, com escoriações; e

– Soldado WELINTON SOARES MAGALHÃES, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, com fratura no nariz e na clavícula.

O Exército Brasileiro, consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo o apoio necessário às famílias dos militares vitimados pela tragédia.

O CCOMSEx distribuirá um boletim diário, às 17:30 horas (horário de Brasília) para a atualização das informações.

Fonte: Exército Brasileiro

PORTO PRÍNCIPE – O terremoto de 7 graus de magnitude ocorrido no Haiti atingiu instalações brasileiras no país, segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa.  

De acordo com o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, alguns locais utilizados pelo Exército sofreram danos materiais, porém um balanço só poderá ser feito na quarta-feira. 

O ministro Nelson Jobim pediu que os militares brasileiros que estão no Haiti ajudem a população local e “façam todo o esforço possível” para reduzir o sofrimento dos haitianos. 

O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem 1.266 homens na região. 

Palacio nacional apresentado no vídeo, antes do terromoto

O terremoto que atingiu o Haiti teve 7 graus de magnitude e foi seguido por outros tremores. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para Haiti, Bahamas, Cuba e República Dominicada, mas foi retirado pouco depois. O epicentro do tremor foi localizado dentro do território haitiano, a cerca de 16 quilômetros da capital, e teve profundidade de apenas 10 quilômetros. 

O Palácio Nacional, o Parlamento, a Catedral e vários outros prédios de Porto Príncipe, capital do Haiti, também foram danificados. Segundo o embaixador haitiano nos Estados Unidos, Raymond Alcide Joseph, o presidente René Préval, e a primeira-dama, Elisabeth Debrosse Delatour, estão a salvo. 

Outras matérias relacionadas 

 

Nota do Ministério da Defesa

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, expressou sua solidariedade ao povo do Haiti, atingido por um forte terremoto na noite desta terça-feira (12/1) e exortou os militares brasileiros presentes naquele país a fazerem todo o esforço possível para minorar o sofrimento da população local. 

O ministro reconheceu que o espírito de colaboração já faz parte do cotidiano das tropas brasileiras que participam da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país, mas ponderou que novas necessidades surgirão desta catástrofe. 

O ministro foi informado do terremoto pelo Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, que reportou a ocorrência de danos materiais em algumas instalações usadas por brasileiros. Somente nesta quarta-feira haverá condições de se fazer um balanço desses danos. À medida em que novas informações forem recebidas pelo Ministério da Defesa, elas serão tornadas públicas. 

O Brasil participa no momento com 1.266 militares na missão da ONU, dos quais 250 são da engenharia do Exército. Os militares já tiveram participação relevante no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti. 

Brasília, 12 de Janeiro de 2009 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa 

Fonte: Último Segundo