Falta de contato preocupa o Itamaraty

Brasil estuda envio de mais soldados ao Haiti, diz Exército 

O Comando do Exército informou nesta quarta-feira, em Brasília, que o Ministério da Defesa está estudando o envio de tropas adicionais ao Haiti, após o terremoto que atingiu o país, na terça-feira.

Segundo o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe de Comunicação do Exército, um dos maiores obstáculos é o excesso de escombros pelas ruas de Porto Príncipe, que estão inviabilizando o deslocamento de veículos.

Ainda nesta quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que o governo brasileiro vai enviar uma ajuda humanitária no valor de US$ 10 milhões ao Haiti.

Ainda não está decidido, no entanto, de que forma este montante será destinado – se diretamente ao governo haitiano através da ONU, ou se em suprimentos e alimentos.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, embarca ainda nesta quarta-feira para o Haiti em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhado pelo embaixador brasileiro no país, Igor Kiqman, que estava no Brasil.

Em massa

O general Neiva disse ainda que a população civil haitiana tem se deslocado “em massa” em direção à base do Comando do Batalhão brasileiro, que foi menos atingida pelos abalos.

Segundo ele, essas pessoas estão procurando socorro e auxílio no resgate dos feridos.

A maior parte dos 1.266 militares brasileiros que atuam no Haiti estava na base na hora do tremor.

O Comando do Exército informou também que o rodízio das tropas brasileiras que acontece a cada seis meses foi suspenso temporariamente, sem previsão de quando será retomado.

Na terça-feira, antes do terremoto, um avião com 130 militares que iriam render outros que atuavam no Haiti teve de retornar a Brasília, pois não encontrou condições de pouso no país.

Fonte: BBC Brasil

Presidente Lula só se manifestará após reunião com general Jorge Félix

Denise Chrispim Marin e Leonencio Nossa

BRASÍLIA

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir hoje com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Félix, para informar-se sobre a extensão do terremoto que abalou ontem a capital do Haiti, Porto Príncipe. Antes disso, Lula não fará nenhum comentário sobre o assunto, informou o Palácio do Planalto.

O Ministério das Relações Exteriores informou ontem à noite que, assim que soube do terremoto, o chanceler Celso Amorim entrou em contato com o presidente. A assessoria do Itamaraty disse que Lula manifestou muita preocupação com os 1.300 militares brasileiros que estão no país e com os haitianos de forma geral.

Mas, até as 0h45 de hoje, o Itamaraty não tinha informações mais precisas sobre a abrangência do abalo nem se havia brasileiros entre as prováveis vítimas. O Itamaraty informou, em nota, que, segundo relato do Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu danos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. A assessoria informou ainda que Amorim telefonou para o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean, para prestar solidariedade.

 OBAMA

O presidente americano, Barack Obama, disse ontem que seus “pensamentos e orações” estavam com o povo do Haiti e enviou uma equipe de ajuda. “Estamos monitorando de perto a situação”, disse Obama em um comunicado.

Tropas brasileiras buscam sobreviventes em prédio da ONU no Haiti

Jobim vai para o Haiti avaliar situação após terremoto

FAB disponibiliza 8 aeronaves para ajudar Haiti

Fonte: CCOMSEX

ESCLARECIMENTO SOBRE O TERREMOTO OCORRIDO NO HAITI

             O Comando do Exército lamenta profundamente informar que o terremoto que atingiu o Haiti no dia de ontem provocou sérios danos estruturais à cidade de Porto Príncipe e em algumas das bases do contingente brasileiro da MINUSTAH, causando vítimas fatais e ferimentos em vários militares. Foram comprometidos os sistemas de telefonia fixa e de celular o que vem dificultando o repasse das informações.

           Os deslocamentos motorizados, até o momento, estão praticamente inviabilizados em razão da grande quantidade de escombros nas ruas de Porto Príncipe. Tal fato, aliado à escuridão, falta de energia elétrica e iluminação pública tem prejudicado sobremaneira os levantamentos mais pormenorizados, bem como a avaliação da real extensão dos danos.

            A população civil tem se deslocado em massa em direção à base do Comando do Batalhão Brasileiro (BRABATT), menos atingida pelos abalos, em busca de socorro e de auxílio no resgate dos feridos.

            Desde o início dos abalos sísmicos, o BRABATT, usando todos os meios disponíveis, está empenhado em atender as vítimas da tragédia.

            Foram confirmados os óbitos de 04 (quatro) militares do BRABATT, o 1º Tenente BRUNO RIBEIRO MÁRIO; o 2º Sargento DAVI RAMOS DE LIMA; o Soldado ANTÔNIO JOSÉ ANACLETO e o Soldado TIAGO ANAYA DETIMERMANI, todos do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena-SP.

            Os nomes dos militares feridos confirmados até o momento são os seguintes:

– Tenente Coronel ALEXANDRE JOSÉ SANTOS, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, de Boa Vista-RR, com escoriações;

– Capitão RENAN RODRIGUES DE OLIVEIRA, do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava-SP, com fratura do úmero e fêmur;

– o 3º Sargento DANILO DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA, do 28º Batalhão de Infantaria Leve, de Campinas-SP, com escoriações;

– Cabo EUGÊNIO PESARESI NETO, do 28º Batalhão de Infantaria Leve, de Campinas-SP, com escoriações; e

– Soldado WELINTON SOARES MAGALHÃES, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, com fratura no nariz e na clavícula.

O Exército Brasileiro, consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo o apoio necessário às famílias dos militares vitimados pela tragédia.

O CCOMSEx distribuirá um boletim diário, às 17:30 horas (horário de Brasília) para a atualização das informações.

 

Zilda Arns está entre as vítimas de terremoto no Haiti

A médica sanitarista Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti da última terça-feira, informou o gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), que é sobrinho de Zilda.

Irmã do arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, Zilda teria morrido após escombros caírem sobre ela, enquanto caminhava na rua.

Segundo o gabinete do senador Flávio Arns, Zilda estava acompanhada de um membro do Exército brasileiro – que não foi identificado – e teria morrido imediatamente.

A Pastoral da Criança informou que Zilda estava no Haiti em uma missão da organização, participando de encontros com religiosos haitianos.

Ela havia chegado ao país no último dia 10 e retornaria ao Brasil na próxima sexta-feira.

Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina, Zilda tinha 75 anos e morava em Curitiba (PR). Ela deixa cinco filhos e dez netos.

Tremor matou chefe da ONU no Haiti, diz ministro francês

Hedi Annabi (foto: Agência Brasil)

O chefe da missão de paz da ONU no Haiti, o tunisiano Hedi Annabi, teria morrido em consequência do terremoto que atingiu a capital do país, Porto Príncipe, nesta terça-feira, segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner.

“O prédio da missão de paz da ONU desmoronou e parece que todos os que estavam dentro do prédio, incluindo meu amigo Hedi Annabi e todos aqueles que estavam com ele e à sua volta estão mortos”, afirmou Kouchner à rádio francesa RTL.

Annabi estava à frente da missão da ONU no Haiti (Minustah) desde 1º de setembro de 2007. Antes disso, ele ocupou por dez anos a subsecretaria-adjunta da ONU para as operações de manutenção de paz.

O Brasil exerce o comando militar da Minustah, que conta com cerca de 7 mil soldados (1.200 deles brasileiros).

A força de paz da ONU no Haiti conta ainda com outros 2 mil civis.

Fonte: BBC Brasil

 

O Plano Brasil manifesta-se  aqui em solidadriedade ao povo do Haiti vítima de mais um flagelo como este, é com tristeza que reportamos esta matéria e nos solidarizamos com os parentes e amigos das vítimas deste terremoto.

Em especial manifestamos aqui a nossa solidariedade e pesar aos parentes e amigos dos militares Brasileiros  bem como dos funcionários da ONU feridos e falecidos nesta catástrofe.

E.M.Pinto

2 Comentários

  1. Toda morte é lamentável e triste. Mas a morte de Zilda Arns é a que mais o Brasil sentir.

    Muito triste isso!

    abraços a todos

Comentários não permitidos.