A SELEX Galileo assina memorando com a ATMOS Sistemas para o desenvolvimento de radares no Brasil

http://img183.imageshack.us/img183/3670/selex850.jpg

A SELEX Galileo, parte da Finmeccanica, anuncia a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com a ATMOS Sistemas Ltda., do Brasil. O MoU marca o começo de um relacionamento entre a SELEX Galileo, peça-chave no mercado de eletrônicos de defesa, e a ATMOS Sistemas e abre caminho para a colaboração no suporte e desenvolvimento de radares aéreos AESA. O foco inicial estará no radar de controle de fogo Raven ES-05 AESA para o Saab Gripen NG, que está competindo fortemente no novo programa de caças da Força Aérea Brasileira e em configurações futuras de aeronaves.

[Gripen+Selex.jpg]
Grupos já estão trabalhando para definir a melhor rota de colaboração, de acordo com as exigências do governo brasileiro e com o orçamento e as aspirações operacionais do Ministério da Defesa brasileiro. O MoU incluirá transferência de tecnologias, compartilhamento de trabalho e desenvolvimento cooperativo.


Investindo na parceria da SELEX Galileo e da Saab no Raven ES-05 para o Gripen NG, o MoU agora abre uma oportunidade real para o desenvolvimento conjunto, da SELEX Galileo e da ATMOS, de capacidades futuras do radar, como os novos modos ar para ar/solo e receptores em miniatura.


Em paralelo com as atividades do Raven, a SELEX Galileo e a ATMOS concordaram em trabalhar conjuntamente em outros tipos de radar AESA. A parceria com a ATMOS incluirá a sequência completa de radares SELEX Galileo AESA, de modo a oferecer uma parceria com a capacidade de atender as exigências do governo brasileiro para as aeronaves UAV e de asa fixa/rotativa.


A SELEX Galileo e a ATMOS também buscarão parcerias com organizações de pesquisa do governo brasileiro e universidades que pesquisem e desenvolvam a tecnologia AESA.

Matéria relacionada

FX-2: Atmos & Selex Galileo firmam protocolo acerca do Radar AESA Raven do Gripen NG


Fonte: Revista Asas

5 Comentários

  1. É por estas e outras que considero a escolha do Gripen muito arriscada, não estou dizendo que o avião seja ruim,longe disto, mas na minha humilde opinião, se o radar ainda esta sendo desenvolvido assim como outras partes do avião, este seguramente não estará operacional antes de 2016, o que extrapola a data limite da FAB para a entrega dos aviões, mas vamos esperar para ver.
    Abraço.

Comentários não permitidos.