Peru fecha 2009 adquirindo mais de US$ 34 milhões em equipamentos militares da China

http://infodefensa.com/noticias/imgs/MBT.Chino500.jpg

A República Popular da China faturou no ano passado US$ 34,7 milhões com a venda de equipamentos militares ao Peru, sendo que quase a totalidade desse valor correspondeu a compras feitas da estatal Norinco.

A Norinco (China North Industries Corporation) encabeça as empresas estatais chinesas que mais têm fornecido equipamentos militares aos peruanos, seguinda da China Precision Machinery Import-Export Corporation (CPMIEC) e da Poly Technologies.

Oficialmente, o ministro da Defesa do Peru, Rafael Rey, anunciou que outras compras militares da China poderão ocorrer na medida que os equipamentos respondam tecnicamente às necessidades do país.

Mais de 90% das aquisições são destinadas ao Exército, havendo neste momento, por exemplo, negociações para a compra de um lote inicial de carros de combate MBT 2000 para modernizar as unidades de combate mecanizadas. O objetivo é substituir os cerca de 280 aparelhos de fabricação soviética T-55 pelos veículos asiáticos, cujo custo alcançaria em torno de U$ 1,4 bilhão.

Segundo a imprensa local, os acordos de fornecimento de armas pela China ao Peru têm sido fechados sob sigilo e os contratos não seguem a usual fórmula de licitação.

http://www.armyrecognition.com/customer/thierry/russia/bm21_01.JPG

Entre as aquisições feitas no ano passado, destacam-se os foguetes terra-terra de 122 mm para lançadores BM-21 de desenho russo (foto). Comenta-se que foram comprados 3 mil unidades. O BM-21, também conhecido como “Grad”, é uma plataforma lançadora montada em um veículo sobre rodas e tem capacidade para 40 foguetes portadores de alto-explosivo. Muitos desses veículos foram adquiridos durante o regime militar do general Juan Velasco Alvarado, que governou o país andino entre 1968 e 1975.

A empresa CPMIEC vendeu ao Peru, no ano passado, um lote inicial de 15 sistemas de defesa anti-aérea portáteis GW-18 com capacidade de alcançar alvos a 6,5 km de distância. Sua utilidade será a defesa de pontos militares vitais como postos de comando, pistas de aeródromos e posições de artilharia.
http://4.bp.blogspot.com/_PG3ew_iFi3A/SW6Q6Nk7R0I/AAAAAAAAIyE/y5YYdZXu0IM/s400/photo1.jpg
O Exército Peruano está recebendo, também da China, caminhões para transporte de pessoal e sistemas de visualização diurna e noturna para lança-foguetes portáteis RPG-7V.

A imprensa peruana revelou ainda que a Marinha do Peru receberá da Poly Technologies um lote de lançadores portáteis de mísseis anti-aéreos Hongying FN-6A com capacidade de alcance de 6 km. Esta é a primeira vez que a Força estará recebendo armamento de procedência chinesa.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Igla-Super.jpg

Para este ano que se inicia, a Força Aérea do Peru está propondo a compra de radares chineses de vigilância e de controle do espaço aéreo de longo alcance, bem como de sistemas móveis de defesa aérea e mísseis anti-aéreos para substituição dos SAM Igla 16 e SAM Igla 18, cujas vidas úteis estão próximas de terminar.

Durante o Salão Internacional de Tecnologia para a Defesa (SITDEF), ocorrido no ano passado em Lima, a Norinco, CPMIEC e Ctec International exibiram produtos militares que já seriam parte das próximas aquisições peruanas.

A CPMIEC mostrou os sistemas de defesa anti-aérea móveis Hongqi HK-2, HK-7A e L4-60-N “Falcon”. Foram exibidos, também, mísseis anti-navio C-704, C-802A “Eagle Strike” e C-602, de 38, 180 e 280 km de alcance, respectivamente.

A Norinco levou para a SITDEF o obus autopropulsado de 155 mm TZL-45 e uma cópia do lançador múltiplo de foguetes BM-21 russo, identificado pelos chineses de Tipo 90 de 122 mm, assim como o AR-2 de 300 mm (versão chinesa do “Smerch” russo). Outra oferta da Norinco aos peruanos foram os veículos blindados WMZ-551V.

A Ctec International, esteve propondo na ocasião equipamentos militares de comunicações, radares e sistemas de guerra eletrônica.

Fonte: Tecnologia&Defesa

2 Comentários

  1. Concordo inteiramente com o Carlos…
    Perdemos mercado sem Osório e outros projetos… Faço minha exceção no concordar com os ASTROS, nunca achei o projeto interessante, acho que estão bem abaixo do que poderiam ser… e só nos rendeu um tremendo prejuízo no Iraque…

Comentários não permitidos.