Para FHC, é perigoso que Comissão da Verdade vire assunto político

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14732386,00.jpg

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse à BBC que é um “perigo” transformar em “em um assunto político” a criação de uma comissão da verdade para apurar abusos durante o regime militar.

Em entrevista ao correspondente Gary Duffy na última sexta-feira, Fernando Henrique disse que a maneira como o governo Lula apresentou a proposta para a criação da Comissão criou “um obstáculo” para se saber o que ocorreu no período, ao causar “intranquilidade” entre os militares.

Eu penso que a situação do Brasil não pode ser comparada com a situação da Argentina ou com o Chile (que criaram comissões para apurar abusos durante seus regimes militares)”, disse.

Este não é um assunto político no Brasil, mas uma questão de direitos humanos, o que para mim é importante, mas o perigo é transformar isso em um assunto político”.

Intraquilidade’

O ex-presidente se manifestou a favor da comissão, argumentando que “é sempre bom que um país tenha a possibilidade de saber o que ocorreu no passado”, além de ser “um direito das famílias”.

Entretanto, ele avalia que a forma como a questão foi apresentada no Programa Nacional de Direitos Humanos, no final do ano passado, dá entender que apenas os crimes cometidos pelos militares serão julgados, e não os crimes do “outro lado”, ou seja, dos militantes que combatiam o regime.

Isto dá a impressão de parcialidade, o que produz intranquilidade entre as Forças Armadas”, disse.

Para Fernando Henrique, o governo Lula criou com o projeto “uma questão política desnecessária”.

Com isto, cria-se um obstáculo ao que é importante, que é saber a verdade sobre o que ocorreu no passado”.

O ex-presidente também criticou o fato de o governo ter usado o Programa Nacional de Direitos Humanos como uma espécie de “guarda-chuva”, que abrange questões que vão desde a reforma agrária até o aborto.

Nós estamos perdendo a oportunidade de ter uma comissão mais sóbria para cuidar do passado, por ter se incluído questões diferentes no programa e por dar a impressão de que é uma provocação, e não apenas uma revisão da história”.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Sou suspeito para falar do FHC…
    Depois que ele saiu do governo ele teve uma grande capacidade de falar mais abobrinha que qualquer outra coisa… mas agora ele trouxe um argumento mais sensato ao caso…

    O fato é que o assunto é tremendamente delicado, e entendo a vontade que várias famílias possuem de saber a verdade… o que realmente ocorreu…
    Porém isso pode descarregar uma onda de revanchismo e até mesmo desencadear um medo em relação aos militares… que poderia se tornar uma combinação terrível…

    Exemplo bom é na Argentina onde as forças estão ficando em pior situação à cada dia devido ao revanchismo e medo…

    Por mim é melhor mesmo deixar a luz desse quarto apagada e trabalhar para isso não se repita…

  2. ..a portenhos estão de pior a mal, é esse episódios de caças as bruxas terá uma péssima consequência p os mesmos…temos de continuar as nossas vidas como se nada tivesse acontecido, é o melhor p o BRASIL, precisamos de paz e ñ de + problemas.Vamos viver e crescer, isso é o q conta.^n podemos nos espelhar nos argemtinos, isso vai dar problemas + pra frente entre eles.Qume viver verá, espero estar totalmente errado .

Comentários não permitidos.