Defesa & Geopolítica

China critica venda de mísseis Patriot

Posted by

http://www.armyrecognition.com/Amerique_du_nord/Etats_Unis/Combat_Land_Expo_2003/Land_Combat_Expo_2004_pictures/pictures/Patriot_missile_USA_Land_Combat_Expo_2004_01.jpg

Em declarações à imprensa reproduzidas pela agência noticiosa chinesa, o ministerio chinês das relações exteriores afirmou nesta Sexta-feira através de um porta-voz que os Estados Unidos devem respeitar os interesses fulcrais da China.

As declarações relacionam-se com a total objeção chinesa à possibilidade de fornecimento por parte dos Estados Unidos de mísseis do sistema Patriot à ilha de Taiwan, que a República Popular considera ser seu território.

O congresso norte-americano, após um demorado processo deu finalmente a sua autorização à venda de material militar à ilha, num programa que atinge o valor total de 6.500 milhões de dólares americanos.
De entre os sistemas cuja venda foi autorizada destacam-se os mísseis Patriot PAC-3, que têm capacidade anti-míssil e podem ajudar a ilha a defender-se de um possível ataque por parte do regime comunista de Pequim. O pedido de Taiwan, inclui 330 exemplares desse míssil, representando cerca de metade do programa de fornecimento.

Com uma quantidade relativamente elevada de mísseis Patriot PAC-3, Taiwan pode reduzir consideravelmente as possibilidades de um ataque chinês com sucesso, que será sempre antecedido de ataques com mísseis a pontos estratégicos como centrais de energia e bases aéreas.

Taiwan também tem em desenvolvimento programas próprios de mísseis solo-solo capazes de responder, atacando algumas das principais cidades da China.

A República Popular da China continua a considerar Taiwan como seu território, embora a China não tenha controlado aquela ilha senão depois do século XVI, já os portugueses ali tinham chegado.
A população autóctone de Taiwan não é aparentada com a da maioria dos chineses dado ser de origem Melanésia. No entanto, uma parte muito considerável da população é descendente dos muitos refugiados que fugiram para Taiwan para escapar do regime comunista no final dos anos 40.

Fonte: Área Militar

One Comment

  1. A ilha é parte da China, sempre foi, ela vai ser reincorporada a federação Chinesa, passe o tempo q passar , é bom se acostumar com isso.Inevitável.Essas sacanagens e q estragam os bons relacionamentos.

shared on wplocker.com