Relatório britânico sobre o acidente com um avião Nimrod: A RAF fez “outsourcing de pensamento”

Um relatório, produzido pelo governo britânico sobre o acidente fatal com o avião Nimrod XV230 que levou a vida aos seus 14 tripulantes em 26 de setembro de 2006 é extremamente crítico para com a política do Ministério da Defesa de aumentar o papel da indústria na manutenção e aprovisionamento dos serviços de suporte da RAF. Esta política está na base de sérias deficiências no suporte aos aviões da força aérea e está na razão do acidente investigado.

O relatório critica o desempenho das duas principais empresas que mantêm os Nimrod: a BAE Systems e a QinetiQ. A primeira terá produzido manuais de operação com “deficiências sérias” e a segunda falhou ao desempenhar o seu papel de supervisão da primeira. Demolidor, o relatório conclui que o grupo de projeto Nimrod do Ministério da Defesa britânico “foi desleixado e complacente e fez outsourcing ao raciocínio”.

Que esta conclusão sirva de lição a todos aqueles que no setor da Defesa defendem o outsourcing massivo (a “mercenarização” dos exércitos) e até nas empresas privadas: deve-se realizar outsourcing para atender a picos de atividade ou a situações anómalas, mas nunca sem fazer “outsourcing de pensamento” ou de conhecimento, que devem ser sempre internos à organização, empresa privada, pública ou… RAF.

Texto e Tradução: Quintus

Fonte: Air Forces Monthly Via Quintus