O Vietnã, seis submarinos russos Project 636

http://www.ckb-rubin.ru/eng/project/submarine/noatompl/img/13.jpg

Em abril de 2009 foram conhecidos detalhes de uma negociação entre a Rússia e o Vietnã para a venda de seis submarinos Project 636. Esta aquisição seria muito importante não somente devido ao volume da flotilha de submarinos, mas também porque o país nunca operou antes submarinos. Num segundo contrato, assinado com a Rússia em dezembro de 2009, o Vietname comprou torpedos Klub para estes submarinos, confirmando a intenção de compra submarinos russos.

Esta importante aquisição é sem dúvida uma resposta direta à prioridade que a China atribuiu à modernização da sua marinha para os próximos anos e à longa e nunca resolvida rivalihttp://1.bp.blogspot.com/_rF7Qy3nL1x8/RnvnEh9BpMI/AAAAAAAAAZ0/nu0NIqNKaYk/s400/ab-SSK-Amur-class.jpgdade entre os dois países ao longo da fronteira terrestre entre os dois países e sobretudo sobre as muito disputadas ilhas Spratly que em 1988 provocaram mesmo um conflito naval entre a China e o Vietnã.

Esta aposta na arma submarina por parte do Vietnã contra um adversário potencial armado com uma frota de superfície maior e mais moderna é na realidade uma reedição das estratégias antes seguidas pela União Soviética contra a maior e mais moderna frota norte-americana.

Os submarinos deverão custar mais de dois biliões de dólares e deverão ser entregues ao ritmo de um por ano sendo construídos no estaleiros de São Petersburgo havendo rumores de que seriam os mesmos submarinos que outrora a Venezuela queria comprar, algo entretanto abandonado com o agravamento da situação financeira da Venezuela, com a queda do preço do petróleo e com a iminente bancarrota do país.

Nota do Blog.

A matéria editada pelo Quintus confirma a aquisição dos submarinos anteriormente divulgadas no Plano Brasil em abril de 2009, conforme pode ser constatado no link que segue

Submarinos Russos para o Vietnã

Fonte: Quintus

1 Comentário

Comentários não permitidos.