França oferece carros de combate Leclerc usados para a Colômbia

http://www.lepoint.fr/content/system/media/1/200804/7762_Une-Leclerc.jpg

O governo francês ofereceu no final de dezembro entre 30 e 40 carros de combate AKA-AMX-56 Leclerc de segunda mão para o Exército Colombiano, informou o jornal francês La Tribune. Esses blindados, produzidos pela estatal Nexter (ex-GIAT Industries), estão sendo retirados de serviço da Armée de Terre (Exército da França).

A oferta francesa inclui modernização dos Leclerc e, até o momento, não foram divulgados detalhes financeiros e técnicos propostos ao governo de Bogotá. Segundo especialistas europeus, os exemplares do carro de combate oferecidos à Colômbia seriam do primeiro lote entregue à Armée de Terre a partir de 1992, que receberiam sistemas operacionais mais atuais.

Os Leclerc possuem como armamento principal um canhão GIAT CN120-26 de 120mm e este é complementado por uma metralhadora coaxial de 12.7 mm e uma outra de 7.62 também coaxial ou remotamente controlada. O carro de combate pesa cerca de  54,5 toneladas e pode rodar a uma velocidade de até 71 km/h, dependendo do terreno. Sua blindagem é composta por proteções conformadas com aço e titânio, bem como de elementos NERA (blindagens reativas não explosivas), dependendo da série.  Seus sistemas de pontaria e de visualização também variam com a série, estando entre eles as miras giro-estabilizadas e visores de aplicação diurna e noturna. Um equipamento tático importante instalado nos Leclerc é o FINDERS (Fast Information, Navigation, Decision and Reporting System), sistema utilizado para gerenciar as ações de combate do blindado no campo de batalha.

Fonte: Tecnologia&Defesa