Ataque insurgente na capital da Caxemira indiana deixa um morto

http://www.ndtv.com/news/images/srinagarattackstorygrid.jpg

EFE  —  Um ataque cometido por dois supostos insurgentes escondidos em um hotel da cidade de Srinagar, capital da Caxemira indiana, matou um policial e deixou diversos feridos nesta quarta-feira (6).

Os guerrilheiros lançaram granadas e dispararam contra as tropas paramilitares indianas na praça Lal Chowk, no centro de Srinagar.

Segundo as agências indianas Ians e PTI, os insurgentes se refugiaram em um hotel da praça, de onde iniciaram um tiroteio contra as forças de segurança.

Um suposto porta-voz da organização insurgente Jamiat-ul-Mujahideen reivindicou a autoria do ataque e disse que dois de seus guerrilheiros participaram do ato.

Segundo uma fonte oficial citada pela PTI, o ataque deixou três feridos, entre eles um cinegrafista. A Ians diz que há seis feridos.

As autoridades ordenaram o deslocamento da Força Policial de Reserva Central (CRPF, na sigla em inglês) para a região, que foi isolada.

Nesta terça-feira (5), o chefe do governo da Caxemira, Omar Abdullah, completou um ano no cargo e aproveitou a ocasião para comemorar a melhora na segurança da área.

Em dezembro, o ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony, disse que o país retirou cerca de 30 mil soldados da Caxemira nos dois últimos anos graças à redução da atividade insurgente.

Mesmo assim, centenas de milhares de soldados da Índia e do Paquistão permanecem na região.

Os países disputam o território desde a independência e partilha do subcontinente indiano, em 1947.

Segundo cálculos oficiais, cerca de 800 insurgentes ainda agem na Caxemira indiana, a única região de maioria muçulmana do país, onde pelo menos dez organizações armadas pró-independência ou pró-Paquistão atuam desde 1989.


Sugestão Konner


Fonte:  R7