Reino Unido admite falha em teste com míssil Sea Viper

Míssil é parte do sistema de defesa aérea dos novos destróieres Type 45. O Ministro da Defesa do Reino Unido e a Marinha Real estão examinando o potencial impacto de duas falhas sucessivas em testes do sistema de defesa aérea Sea Viper que será instalado nos novos destróieres Type 45.

O Ministério da Defesa está trabalhando com a MBDA UK para rever o alcance e a telemetria após a ultima falha em conseguir uma interceptação. O Ministro da Defesa disse a Jane’s que os últimos dois testes do Sea Viper “não foram bem sucedidos como nos primeiros testes, apesar de termos comprovado a boa performance do sistema em geral,” acrescentando que “isso permitiu a qualificação do Sea Viper para o programa planejado para as Type 45…

Análises da telemetria do teste mais recente, em Novembro de 2009, estão sendo processadas em critério de urgência. Ainda é muito cedo para avaliar o impacto no programa das Type 45.” Os testes de qualificação do Sea Viper, executados a partir da plataforma Longbow de testes de armas guiadas do Reino Unido, têm ocorrido no Centre d’Essais de Lancement des Missiles (CELM) no sul da França desde o início de 2008.

O Reino Unido havia planejado três disparos reais para validar o sistema em defesa de área e defesa pontual.

Fonte: Jane’s Via Defesa Brasil