Defesa & Geopolítica

PAK FA deu início aos testes

Posted by

[paf-fa.jpg]

Rússia inicia testes com seu PAK-FA T-50
Nota do Blog

Conforme havia afirmado, achava  pouco provável que o PAK FA tivesse efetuado o seu voo inicial no final de 2009 uma vez que as informações de que dispunha davam conta de que somente agora em 2010 estes testes seriam iniciados.

Conforme publicou o Blog do Vinna nesta ótima cobertura do fato, a aeronave efetuou apenas os testes de rolagem e deve voar agora no inicio do ano, no máximo até o mês de maio conforme havíamos divulgado anteriormente.

Confira a matéria do Vinna com informações do dnaindia.com

Segundo informações da imprensa da India (dnaindia.com) O primeiro protótipo do PAK-FA T-50 realizou uma rolagem na pista da fábrica de aeronaves da KNAAPO em Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia. Segundo informações o piloto acionou os motores e efetivou com sucesso duas corridas na pista.

É fato conhecido que o vice-premiê Sergei Ivanov, havia afirmado que a aeronave iria iniciar os testes em dezembro de 2009/Janeiro de 2010, e que a Força Aérea Russa pretende operá-lo ainda em 2015.

O PAK-FA T-50, é o projeto russo de 5ª Geração que tem a índia como país associado ao desenvolvimento deste desde 2007 quando um protocolo foi assinado entre os dois países.

A este se seguiram outros que culminaram com a parceria indiana no projeto de modo similar (mas não igual) ao que ocorreu com o míssil Brahmos. No caso os entendimentos nacionais (dos governos) já levaram a protocolos também assinados entre as indústrias no caso a Rússa Sukhoi e a HAL da Índia. Estes protocolos atualmente estão em estado avançado levando a crer que reste fechar os entendimentos comerciais entre os países. Protocolo inicial similar ao indiano foi oferecido ao Brasil (entre governos), mas não se seguiu de outros como o envidado pelos Indianos.

Ainda segundo informações veiculadas pela imprensa indiana três protótipos da aeronave foram construídos pela KNAAPO, e equipes de engenheiros da HAL já visitaram a fabrica que se localiza no extremo leste da Rússia numa região próxima a fronteira com a China.

O Caça é a iniciativa russa de opor-se aos projetos de caças de 5ª geração Norte Americanos, notadamente o F-35 Lightning II e o recém cancelado F-22 Raptor. Tem um alcance estimado de 5.500 km, Seu primeiro voo está programado para este mês, já tendo ocorrido os primeiros testes de rolagem realizados ainda no final de dezembro de 2009, segundo informaram os funcionários da KNAAPO.

Fonte: Blog do vinna 

One Comment

  1. Hornet says:

    Acho que agora vai!

    abraços a todos

shared on wplocker.com