Israel rejeita prazo para criação de Estado palestino

http://www.americaspurpose.org/report/palestine2-small.jpg

O ministro israelense de Assuntos Exteriores, Avigdor Lieberman, rejeitou hoje diante do enviado do Quarteto para o Oriente Médio, o ex-premiê britânico Tony Blair, todo diálogo com os palestinos que estabeleça data limite para um Estado Palestino.

Após o encontro, Lieberman afirmou em um comunicado:

– É importante manter um diálogo aberto e honesto com os palestinos sem gerar ilusões longe da realidade e que unicamente levem a violência e a frustração.

Para o chefe da diplomacia israelense, “não é realista” querer alcançar um acordo sobre as fronteiras finais em nove meses ou um completo, sobre todos os temas em disputa, em dois anos.

Lieberman fazia referência à informação publicada hoje pelo jornal egípcio Al Ahram, de que a Casa Branca apresentará um plano de paz em que Israel teria de comprometer a criar um Estado palestino dois anos após o retorno às negociações.

O diálogo de paz está paralisado há mais de um ano, e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) recusa retomá-lo até que Israel pare totalmente a ampliação dos assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. A interrupção é uma de obrigações israelenses no marco do Mapa de Caminho, o plano de paz apresentado em 2003 pelo Quarteto de Madri (ONU, EUA, UE e Rússia).

A ANP, presidida por Mahmoud Abbas, quer que o retorno ao diálogo não comece do zero, mas a partir do que já avançou com o anterior primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e que contenha prazos claros de cumprimento.

Nesta manhã, depois de se reunir na localidade egípcia de Sharm el-Sheikh com seu colega Hosni Mubarak, Abbas repetiu que “as negociações com Israel reiniciarão no momento da interrupção das construções nos assentamentos e do reconhecimento da legitimidade internacional” de um Estado palestino.

Segundo a agência oficial de notícias egípcia Mena, Mubarak falou com Abbas sobre os esforços que seu país desempenha para que Israel pare a construção de assentamentos nos territórios palestinos ocupados.

Mubarak falou ainda sobre os contatos que mantém no Cairo com a administração americana para impulsionar o processo de paz árabe-israelense e da próxima visita do ministro de Assuntos Exteriores, Ahmed Aboul Gheit, e do chefe dos serviços secretos egípcios, Omar Suleiman, a Washington no próximo dia 8.

Conforme a agência oficial jordaniana Petra, o rei Abdullah 2º da Jordânia abandonou nesta manhã seu país para dirigir-se a Sharm el-Sheikh, onde está prevista uma reunião com Mubarak para falar dos esforços necessários para impulsionar o processo de paz palestino-israelense, entre outros assuntos.
Sugestão Konner

Matéria relacionada

Líder palestino e Egito discutem paz no Oriente Médio

Fonte:  R7

1 Comentário

  1. Só quem for mt ingênuo p acreditar q os sionistas aceitam um Estado Palestino, estão a mt tempo sabotando a formação e infraestrutura dos mesmo, dispersando sua população pelos países arabes, tranformaou os q lá estão em prisioneiros dentro de sua terra, invade as terras Paletinas matando e acusando de guerrilheiros os q armados toscamente os frenta e expande os enclaves , assentamentos, e nem direito a reclamar os Palestinos tem, aliás, reclamar com quem? O quarteto? Que os Paletinos lutem por seus objetrivos , só podem contar com eles mesmos. Que Deus os ajude.

Comentários não permitidos.