UFMG lança o CEA-309 Mehari o Acrobatico Brasileiro

Aeronave CEA-309 Mehari

UFMG lança modelo de aeronave inédito no Brasil

Avião é capaz de realizar manobras acrobáticas de alta complexidade
Agência UFMG – Via UAI – Foto: Paulo Scold/Divulgação UFMG

Nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, a UFMG fará o lançamento oficial da aeronave CEA-309 Mehari, projetada e construída pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da universidade. Modelo inédito no país, o avião realizará o vôo de apresentação às 16 horas, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado no Aeroporto da Pampulha.

Capaz de realizar manobras ousadas como piruetas, loopings e rasantes, o Mehari é o primeiro avião brasileiro capaz de voar na classe “ilimitada”, a categoria mais elevada das competições de acrobacias aéreas – algo similar ao que a Fórmula 1 representa para as corridas automobilísticas.

O coordenador do projeto e professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG, Paulo Iscold, explica que o Mehari foi projetado para executar manobras extremamente complexas, atingindo até 400º por segundo e 430 km/h. “É um protótipo desenvolvido para competir em nível internacional”, afirma.

A redução do custo operacional foi uma das idéias principais do Mehari. A utilização de um motor de quatro cilindros no lugar do de seis, tradicionalmente utilizado em aeronaves de categoria ilimitada, foi fundamental, chegando a reduzir quase 70% do valor. Além disso, a estrutura de fibra de carbono normalmente utilizada nesse tipo de avião foi substituída por outros materiais como aço-cromolibdênio e madeira frejó, reduzindo o custo sem prejudicar o desempenho.

O projeto
O desenvolvimento do Mehari teve início há aproximadamente seis anos, quando Iscold apresentou ao piloto de testes e financiador do projeto, Marcos Geraldi, a proposta de construir um avião de categoria ilimitada com o custo operacional da categoria intermediária.

Os estudos e testes com a aeronave contam também com a participação dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFMG. Coordenados pelo professor Paulo Iscold e por outros membros do CEA, os alunos colaboram na concepção da aeronave realizando cálculos, fazendo desenhos e construindo sua estrutura.

Para Paulo, “a participação dos alunos é muito importante tanto para a formação acadêmica deles quanto para o desenvolvimento do projeto. Aqui, eles desenvolvem responsabilidade técnica, capacidade de administrar recursos e de trabalhar em equipe, senso de empreendedorismo e criatividade”.

4 Comentários

  1. Prezado Senhores
    Gostaria ter mais detalhes CEA-309. Projetado e construido pelo CEA. Saudações Julio Sereni

  2. CEA-309 – Mehari

    Aeronave acrobática, monoplace, monoplana.
    Motorização de 200hp.
    Início da construção março de 2003.

    Dados Técnicos:

    Envergadura 6.10 m Carga alar 67 kgf/m2
    Comprimento 5.80 m Velocidade de cruzeiro 367 km/h
    Área Alar 9.97 m2 Velocidade de estol 105 km/h
    Alongamento 5.87 m Razão de Subida 15 m/s
    Peso Vazio 355 kgf Dist. Pouso 500 m
    Peso Total 520 kgf Dist. Decolagem 400 m

    Imagens:

    http://www.demec.ufmg.br/Cea/tresvistas-cea309.jpg

    http://www.youtube.com/watch?v=oc9oO8t70SI

    http://www.demec.ufmg.br/Cea/cea309f.jpg

    Espero ter ajudado Julio Sereni,
    Saudações.

  3. Parabéms a todos q contribuiram para a realização desse sonho.
    Sou apaixonado por avio~es acrobáticos.
    Esse projeto é espetacular ainda mais sendo brasileiro.
    Gostaria de saber o email para saber mais detalhes e enviar algumas fotos de um aviao q eu fiz.
    Ele é somente estático,só para exposiçoes.
    Parabéms.

  4. O mais importante, lembrando que o Brasil não possue nenhuma fábrica de motor aeronáutico, seja a pistão ou jato, qual será o motor do Mehari ?
    Lembrando, também, que o Circo da Red Bull na verdade não é o Campeonato Mundial de Acrobacia, mas um circuito fechado com desenho de circo mesmo.
    A WAC, na verdade, é onde a Classe Iimitada de aviões de acrobacia a nível mundial disputa.
    Miguel Junior.
    migueljunior3@gmail.com

Comentários não permitidos.