ONU decide prorrogar por mais um ano missão de paz no Haiti

Minustah, liderada pelo Brasil, tem mandato estendido até outubro de 2010

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

O Conselho de Segurança da ONU decidiu ontem prorrogar por mais um ano a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah, na sigla em francês), que é comandada pelo Brasil. A decisão foi unânime e mantém o efetivo estrangeiro no país caribenho em cerca de 9.000 soldados e policiais. Além disso, sinaliza a possibilidade de uma nova renovação depois de 15 de outubro de 2010.
A permanência da missão foi justificada com a avaliação de que apesar dos progressos, a situação no país ainda constitui uma ameaça à paz e à segurança internacionais. O documento diz, por exemplo, que houve melhora na segurança, mas que ela ainda é frágil. No total, a missão será composta por 6.940 soldados e 2.211 policiais.
Em nota, o conselho afirma que o papel da Minustah precisa se adaptar ao desenvolvimento de uma capacidade própria de segurança do país. O conselho destaca ainda que os impactos econômicos externos como custos de comida e combustível e crises financeira e econômica continuam a representar uma ameaça ao processo de estabilização do Haiti.
O documento encoraja os Estados-membros a fecharem parcerias com o Haiti no combate ao tráfico de crianças, drogas, armas e outras atividades ilegais. Um dos principais papéis da missão será o apoio logístico e de segurança às próximas eleições legislativas, marcadas para 2010.
A missão da ONU foi enviada ao país após a destituição de Jean-Bertrand Aristide da Presidência, em 2004. A missão tem atuado na segurança do país, combatendo gangues e sequestros e auxiliando no desenvolvimento da polícia local. Até o ano passado, o Brasil já havia gasto R$ 577 milhões na missão. Uma parcela da ordem de 40% deste total foi reembolsada pela ONU. A estimativa de despesas para este ano é de R$ 128,4 milhões.
O Brasil mantém atualmente no Haiti um contingente de aproximadamente 1.200 militares (trocados a cada seis meses) do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais da MARINHA. Até hoje já passaram pelo Haiti cerca de 12,1 mil militares -três morreram.
Apesar do papel preponderante do Brasil na missão, o país não é citado na resolução que renova a Minustah, que, no entanto, saúda a recente indicação do ex-presidente americano Bill Clinton (1993-2001) como enviado especial da ONU para promover investimentos e criação de empregos no país.

Fonte: NOTIMP

2 Comentários

  1. o Brasil no Haiti é o melhor pais ,pois no haiti estranjeiros como chilenos estao atirando em civis inocentes de helicoptero

Comentários não permitidos.