Camero divulga dispositivo que “vê” através de paredes

O grupo multinacional Camero, que tem grande participação acionária da Motorola, está divulgando entre potenciais clientes os aparelhos Xaver 400 e 800, dispositivos capazes de “ver” através de paredes e desenvolvidos especialmente para o uso de forças policiais e militares.

As duas versões do Xaver funcionam baseadas na emissão de feixes de ondas milimétricas de radar, de banda ultra-larga, que resultam na formação de imagens bem definidas do que está do outro lado de uma parede, por exemplo.

O Xaver 800 pesa 15 kg e é facilmente transportado em mochilas ou bolsas. Seu display exibe uma imagem tridimensional (3D) de pessoas ou objetos a 20 metros de distância. O Xaver 400 pesa apenas 3 kg e exibe imagens planas (2D) de pessoas ou objetos a 8 metros do equipamento.

A finalidade dos equipamentos é oferecer às forças policiais e militares uma vantagem tática, podendo indicar áreas seguras e evitar surpresas durante operações como resgate de reféns, assalto e captura de alto risco, entre outras. A análise situacional em tempo real proporcionada pelo sistema Xaver permite tomadas de decisão corretas em ambientes de alto risco.

O dispositivo tem a habilidade de identificar seres vivos, que aparecem nitidamente nas imagens. Número de pessoas vivas em um determinado recinto, sua postura física, mudança de localização e distinção de adultos, crianças e animais podem ser facilmente verificados pelo equipamento. Vítimas fatais são identificadas pelo sistema Xaver como objetos inanimados dentro do recinto observado.

Fonte: Tecnologia&Defesa