Brasil poderá doar 27 aeronaves

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Congresso brasileiro, por meio de requerimento enviado na semana passada, uma autorização para doar, durante seu mandato, 27 aeronaves a outros países, entre eles Bolívia, Equador e Paraguai.

Foram enviados ao Congresso na quarta-feira dois projetos de lei que pretendem autorizar a doação de quatro helicópteros e um avião da Força Aérea brasileira à Bolívia e Equador. Em maior número, teria sido outro pedido para a doação de aeronaves tanque para o Paraguai.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, defende as doações, que reforçariam o bom relacionamento com os países favorecidos, e diz no documento enviado ao Congresso, que a medida poderia gerar economia em manutenção, uma vez que as aeronaves doadas serão desativadas ou trocadas.

As medidas que estão no congresso podem autorizar a doação de três aviões de treinamento e ataque ao Paraguai, quatro helicópteros à Bolívia e um avião de transporte de tropas para o Equador.

Três comissões do Congresso já aprovaram as doações para o Paraguai. Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 5234/09 que autoriza o Brasil a doar ao Paraguai três aviões do tipo Tucano T-27, de fabricação brasileira. O equipamento será utilizado pela Força Aérea Paraguaia para combater o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais.

Os aviões, fabricados pela Embraer, pertencem à Força Aérea Brasileira (FAB) e são de um tipo que está sendo recolhido depois que a FAB recebeu os Super Tucano AT-29, mais avançados e adequados ao controle do espaço aéreo.

O relator na comissão, deputado Sandro Mabel (PR-GO), apresentou parecer favorável ao projeto. Ele lembra que a Constituição estabelece que o Brasil deve “promover a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”. Mabel argumenta que, se os bens se tornaram superados em face do desenvolvimento tecnológico e o País já possui equipamentos mais modernos, é razoável que o Brasil doe a uma nação amiga bens que lhe serão úteis.

Na avaliação do parlamentar, são claros os benefícios da doação, com destaque para o reforço do bom relacionamento entre o Brasil e o Paraguai. Os Tucanos T-27 já são operados pela Força Aérea Paraguaia e, segundo o relator, adequam-se perfeitamente à vigilância das fronteiras por meio do policiamento do espaço aéreo.

Segundo o governo brasileiro, os benefícios econômicos dessa doação compensam e superam os que poderiam ser obtidos com a venda dos equipamentos. O governo informa que as aeronaves serão doadas no estado em que se encontram e as despesas com o seu traslado serão pagas pelo Paraguai.

Fonte: Poder Aéreo

5 Comentários

  1. Acho bom pois essas aeronaves estão velhas e não servem mais para sossas FA.
    Se o Brasil doar essas aeronaves, os paises que as receberem não precisarão comprar equipamentos novos e consequenteente mais modernos, assim enquanto o Brasil está substutuindo essas aeronaves velhas, perigosas (para a tripulaçao), e caras de manter por novos BlackHawk, esses paises ficarão com equipamentos inferiores e o Brasil manterá sua superioridade na região, além de ter a vantegem de conhecer muito bem essas aeronaves em caso de conflito.

  2. É estaremos presente junto a eles, ñ vamos invadir suas terras, temos respeitado os limites territoriais deles neste últimos 136 ANOS OU +….E TIRAMNOS ELES DAS MÃOS NEFASTAS DOS IANKS…rtemos + e q ajuda-los.

  3. O Brasil tem que fortalecer a industria nacional. Tem que gerar sua própria tecnologia e fabricar o material bélico dentro do território nacional.

Comentários não permitidos.