EUA resistem a admitir que jogo esteja perdido

eagle_dees

PATRÍCIA CAMPOS MELLO,
CORRESPONDENTE

 A Casa Branca não está preparada para “jogar a toalha” na concorrência dos caças e “continua na disputa”, disse ontem uma fonte do governo americano. Na sexta-feira, o Congresso americano aprovou a transferência de tecnologia dos F-18 Super Hornet, sob pressão da Casa Branca.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, se envolveu na campanha pelos caças da Boeing, ao enviar carta ao governo Lula prometendo transferência de tecnologia. Um porta-voz do Departamento de Estado disse acreditar que “a decisão não foi tomada”. A Boeing manteve posição similar. “Não fomos notificados pela comissão do FX-2 , nem por ninguém do governo brasileiro.”

Para Michael Shifter, professor da Universidade Georgetown e vice-presidente do Diálogo Interamericano, o Brasil ganhou peso geopolítico e a realidade “está distante da Doutrina Monroe e do hábito de os EUA encararem a América Latina como quintal”. “A própria reação dos EUA reflete essa realidade”, disse. 

Fonte: Defesa@Net

Declaração da Embaixada dos EUA sobre a Concorrência do FX-2

Brasília, 9 de setembro de 2009 – A Missão dos Estados Unidos no Brasil recebeu diversas indagações  sobre a situação da proposta da Boeing para a concorrência dos caças FX-2. Entendemos que uma decisão final ainda não foi tomada em relação ao vencedor do contrato. O F/A-18 Super Hornet é um caça de avançada tecnologia testado em combate e acreditamos que é o melhor em comparação com seus concorrentes. O governo dos EUA apoia totalmente a venda do F/A-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária.

A análise feita pelo Congresso dos EUA sobre a venda potencial do F/A-18 Super Hornet ao governo brasileiro foi concluída em 5 de setembro sem nenhuma objeção formal à venda proposta.  Isso significa que a aprovação do Governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva.  O governo aprovou também a montagem final do Super Hornet no Brasil.

O pacote multibilionário de compensações (offsets) da Boeing para investimento diretamente na indústria aeroespacial brasileira vai transferir tecnologia relativa ao design militar e à produção, fornecer autonomia em áreas-chave para suporte do programa e desenvolver uma ampla indústria aeroespacial no país que vai além de aeronaves de combate por meio do envolvimento direto com a maior companhia aeroespacial do mundo.

Os Estados Unidos acolhem a oportunidade de entrar em negociações abertas para a concorrência dos caças FX-2 que irá fortalecer a sólida parceria militar que o Brasil e os Estados Unidos já possuem baseada em interesses comuns e valores compartilhados.

5 Comentários

  1. Wise decision! Do the troops work? She jumbled almost all her notes up hand in hand and felt rather unable to study them, and when the tutor endeavored to draw her interest to their distinctive forms, and to succour her by projecting her that this was similar to a little horn, or alternatively that along the lines of a bird’s bill, she should instantly exclaim in a happy sound, That is a goat!

Comentários não permitidos.