Índia e Rússia assinam novo acordo sobre reforma do Admiral Gorshkov

Modernização do porta-aviões está atrasada e está saindo mais caro do que Nova Deli esperava.

Um novo acordo de fundos que a Rússia precisa para concluir a reforma do porta-aviões Admiral Gorshkov será assinado em meados de outubro, informou o chefe da corporação estatal de tecnologia na quinta-feira.

“Um acordo adicional será assinado,” disse Serguei Chemezov, chefe da Rostekhnologii durante uma coletiva de imprensa em Moscou.

Sob o contrato original de $1.5 bilhões assinado em 2004 entre a Marinha Indiana e a exportadora estatal russa Rosoboronexport , que inclui a entrega de caças MIG-29K de operação naval, o trabalho no porta-aviões já era para estar concluído em 2008.

Entretanto, a Rússia declarou mais tarde que havia subestimado a escala dos custos da modernização, e pediu um adicional de $1.2 Bilhões, que Nova Deli classificou como “exorbitante”.

Após muitos atrasos e disputas, em Fevereiro de 2008 a Índia concordou em aumentar em $600 milhões o gasto com a modernização do porta-aviões, atracado no estaleiro de Sevmash, norte da Rússia, nos últimos 12 anos.

Rússia manifestou insatisfação com a proposta e informou que a questão do fundo adicional permanece sem solução.
Negociações sobre o acordo do fundo adicional ainda estão em andamento.  A Rússia se comprometeu a concluir a reforma e modernização do Admiral Gorshkov o mais cedo possível e entregar tudo à Índia em 2012 se o adicional de $1.2 Bilhões for liberado por Nova Deli.

De acordo com a mídia Russa, a Índia não tem outra opção a não ser liberar tal valor, apesar das objeções do oficial de contas do governo, já que a Índia precisa desesperadamente substituir o INS Viraat, que ainda se encontra operacional com mais de 50 anos de idade.


Após a modernização, o porta-aviões irá se juntar a Marinha Indiana como o INS Vikramaditya, e espera-se que permaneça em operação por 30 anos.

O porta-aviões Admiral Gorshkov é um navio da classe Kiev modificado, originalmente chamado Baku.

O navio teve sua construção iniciada em 1978 no estaleiro ucraniano de Nikolayev South, lançado em 1982 e entrou em operação pela Marinha Soviética em 1987.

Foi renomeado após o colapso da União Soviética em 1991.

Em 1994, após a explosão de uma caldeira, o Admiral Gorshkov foi enviado para as docas para reparos. Após um breve retorno as operações em 1995, foi finalmente aposentado em 1996 e colocado a venda.

O navio desloca cerca de 45,000 toneladas, sua velocidade máxima é de 32 nós, e a alcance de 13,500 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro de 18 nós.

Fonte: Defesa Brasil

1 Comentário

Comentários não permitidos.