Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 Dois Boeing 767-200ER de reabastecimento para a a Força Aérea Polonesa

Dois Boeing 767-200ER de reabastecimento para a a Força Aérea Polonesa

By Vinna com informações do El Tirador Solitario/Flight Global

A Bumar (polonesa) e IAI (Israel) se uniram para oferecer a Força Aérea Polonesa dois Boeing 767-200ER convertidos em aeronave de reabastecimento e transporte. As empresas apresentaram suas propostas ao Ministério da Defesa Polonês em em agosto.
Ano passado, o orçamento polonês empenhou 155 milhões de dólares para a compra de aviões tanque, valor que deverá ser investido entre 2008-2012. Inicialmente o programa foi suspenso por falta de fundos em razão da crise econômica. A Bumar/IAI disseram que o primeiro avião pode ser entregue em um ano, e no ano seguinte o segundo. As aeronaves atingirão a capacidade operacional em até 36 meses após a assinatura do contrato.

A IAI pretende instalar tanques extras no compartimento de bagagem dos 767 e dois sistemas de abastecimento do tipo sonda nas asas dos aviões e outro do tipo sonda fixa (para os F-16) no vão central da fuselagem. Além do sistema de reabastecimento deverá ainda instalar um sistema de proteção anti mísseis similar aos que Israel instalou em seus aviões comerciais.

Fonte: Blog do Vinna