Obama adota tática iraquiana

Patrícia Campos Mello, jornalista

Os americanos são donos do relógio, mas os afegãos são os donos do tempo. Esse é um ditado repetido várias vezes no Afeganistão. E, no que se refere à estratégia de contraguerrilha, nada é mais verdadeiro. Os EUA têm um horizonte muito específico para sua abordagem começar a dar frutos concretos: as eleições legislativas de 2010.

A guerra no Afeganistão é cada vez mais impopular. Analistas acreditam que o conflito possa custar várias cadeiras aos democratas. Por isso, o presidente Barack Obama já disse que precisa de resultados até o fim do ano.

A Casa Branca aposta tudo na estratégia vencedora de contraguerrilha que o general David Petraeus aplicou no Iraque, mesma tática que seu pupilo Stanley McChrystal tenta emular no Afeganistão. O problema é que Iraque e Afeganistão são países diferentes .

No Afeganistão, os EUA estão engajados em uma estratégia de “construção de nação”. O país nunca teve um governo central forte, não tem infraestrutura e tem uma taxa de analfabetismo acima de 70%. O Iraque era muito mais desenvolvido em indicadores sociais e infraestrutura.

A contraguerrilha exige uma abordagem focada em pessoas. O objetivo é conquistá-las e convencê-las a não mais proteger terroristas. Um de seus pré-requisitos é ter soldados suficientes, coisa que os americanos não têm no Afeganistão. No Iraque, onde a estratégia deu certo, os EUA chegaram a ter 168 mil soldados para uma população de 28 milhões. No Afeganistão, serão 108 mil, no fim do ano, para 33 milhões de afegãos. Enviar mais homens é tarefa delicada. Neste ano, já morreram 179 soldados – um recorde.

A grande aposta é aumentar a força local, engrossando o Exército Nacional Afegão, a polícia e a milícia patrocinada pelos EUA. Mas ampliar esses efetivos também tem um preço, e não só financeiro. A corrupção é endêmica na polícia afegã. Acredita-se que pelo menos 10% dos policiais façam “bicos” para o Taleban.

Portanto, para vencer a guerra, analistas acreditam que seja necessário um aumento de tropas nos mesmos moldes do Iraque para reduzir os ataques do Taleban e dar aos EUA algum poder de barganha. Assim, Washington negociaria em posição vantajosa e poderia retirar suas tropas, deixando no país apenas especialistas para remontar a infraestrutura e suas instituições.

Fonte: Resenha CCOMSEX

4 Comentários

  1. Não me entereça sobre os estadounidenses e os fegãos, só sei que o brasil vai ser a maior potencia do universo, tanto militar como economica/ marcelo caetano

  2. Os ianks aprenderam uma coisa ,tem de conquistar os afegões pelo sei IDH, demora + é o correto, o certo, se ñ for assim…vão se afundar + e + por causa da guerrilha , é q é atuante;vai mt + mortos ianks…Espero q tenham aprendido.

    • Eu é quem agradeço comandante.

      seja bem vindo, participe e critique, a justificativa para a melhoria constante que tento implementar vem diretamente das sugestões e críticas dos leitores.
      A proposta é o blog crescer e se aperfeiçoar com a juda e participação de todos de forma a se conseguir um espaço personalizado e adeqaudo ao debate.
      um grande abraço
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.