Segundo Chinook inglês perdido em menos de duas semanas

Helicóptero Chinook britânico foi deliberadamente destruído pelas forças da ISAF às 16h05 hora local após sofrer danos ao pousar a aproximadamente 10km a leste de Sangin, às 05h30 desta manhã, domingo, 30 de agosto de 2009. Além de seus quatro tripulantes, o helicóptero transportava quinze soldados do segundo Battlegroup dos RIFLES que estavam sendo inseridos na área, como parte de uma operação de segurança em andamento.

A tripulação e os passageiros saíram do incidente sem sofrer qualquer baixa. A aeronave deve ter sofrido um “pouso duro” que gerou dano ao seu trem de pouso e dois rotores, deixando-o sem condições de voo. As tropas seguiram com a operação prevista, a tripulação sendo evacuda em um dos outros Chinooks que participavam da operação.

A despeito de todas as opções terem sido investigadas, devido à localidade e ao ambiente, foi concluído que não haveria como resgatar a aeronave com segurança, por isso ela foi destruída por militares com o emprego de cargas explosivas. A causa do incidente está sob investigação, mas, no entanto, não á nenhuma indicação que a situação se deva a ação inimiga.

Opções para a substituição desta aeronave estão sendo avaliadas, enquanto no meio tempo, meios pertencentes à força conjunta de helicópteros da ISAF serão disponibilizados para garantir que não haverá qualquer perda de efetividade operacional.

Fonte: Voo Tático