Bolívia seleciona novo transporte VIP

Governo da Bolívia selecionou a aeronave de transporte regional  An-148 para ser o seu novo avião de transporte de autoridades, VIP.

A compra da aeronave faria parte de um pacote de aquisições estimaodos em cerca de US$ 100 milhões, o qual contempla ainda a aquisição de cinco helicopteros de transporte médios Mil Mi-17 V5 e de outros veículos terrestres ainda não especificados.

O novo An-148 destina-se a substituir o vetusto ROCKWELL Sabreliner  até então, aeronave oficial de transporte do presidente da Bolívia. O novo avião será configurado com interior especial destinado as missões VIP, incluirá sistemas modernos de comunicação por satélite, acomodações para o presidente e até sala de reuniões.

O atual governo da Bolívia tem se esforçado para por em prática um plano de reaparelhamento de suas forças armadas consideradas umas das mais mal aparelhadas da América Latina, e neste contexto muitas críticas decaem sobre a real necessidade de se substituir a aeronave de transporte oficial do presidente.

Entretanto a substituição do sabreliner se fazia urgente, uma vez que por se tratar de uma aeronave extremamente velha e sem peças de reposição, esta além de por em risco por inúmeras vezes as suas tripulações, possuia um custo operacional quase equivalente ao do novo avião,  que contará com um índice de operacionalidade inúmeras vezes superior ao do seu antecessor.

Contrariamente ao antigo jato oficial, o novo An-148 é bem moderno, seguro, silencioso e de possuir um raio de ação muito maior.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=g0aG7pBsehk&eurl=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2F%3Fp%3D4918&feature=player_embedded]

Colaborou  W. Zdeniek

Texto  e tradução

E.M.Pinto

Plano Brasil

Fonte: Plano Brasil


1 Comentário

  1. Espero que as nossas autoridades coloquem, é logo, em prática essa política de reequipamento das nossas FAs… E logo. Assim como a bolivia está fazendo com as dela, para ontem.

Comentários não permitidos.