FAB retoma busca por helicóptero desaparecido há 1 ano

Um mateiro da região de Maranduba, praia de Ubatuba, litoral norte paulista, encontrou os restos de um helicóptero, documentos pessoais e provavelmente ossadas do presidente da Avibrás, João Verdi de Carvalho Leite, de 72 anos, e de sua mulher, Sônia Regina Brasil Leite.

O aparelho (modelosemelhante ao da foto) estava desaparecido desde 24 de janeiro do ano passado e os destroços estariam em uma região de difícil acesso num sertão da Mata Atlântica, o que poderá dificultar o trabalho de confirmação das equipes de resgate. Oficialmente, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que retomou as investigações.

Apesar de o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) esperar o reconhecimento do local para dar o caso como resolvido, a reportagem obteve informações da própria Avibrás confirmando a localização da aeronave.

 

Segundo o Cecomsaer, na manhã desta quarta-feira um militar credenciado do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), de São José dos Campos, passará a acompanhar as investigações no litoral. Conforme a FAB, o mateiro já apresentou um documento da aeronave e diz ter outras provas que confirmam que as ossadas são do casal. Segundo a Avibrás, entre essas provas estariam documentos pessoais das vítimas.
No ano passado, as buscas foram concentradas no bairro Sertão da Quina, que fica nas redondezas da Praia de Maranduba, no limite com Caraguatatuba. Ainda conforme a Comunicação Social da Aeronáutica, a primeira ação a ser feita será o resgate dos corpos e, depois, o recolhimento dos destroços – para que o CTA possa providenciar a investigação sobre as possíveis causas do acidente.

 

Nota do Blog

 O engenheiro João Verdi de Carvalho Leite foi fundador da  Avibras, esta que foi  uma das primeiras indústrias aeroespaciais surgidas na região de São José dos Campos em função da formação de recursos humanos especializados pelo ITA.

 Em seus anos iniciais, a empresa trabalhou no desenvolvimento de uma aeronave de treinamento para a Força Aérea Brasileira, o projeto Falcão, um monomotor de asa baixa e estrutura em material composto.

Nas décadas seguintes trabalhou no desenvolvimento em conjunto com o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) no desenvolvimento de diversos foguetes de sondagem. Com o conflito entre Irã e Iraque, houve o primeiro grande contrato internacional para a empresa na área de defesa, o desenvolvimento do sistema ASTROS II e III,  sistema de artilharia de saturação e do míssil tático AV-MT-300 entre outros.

 E.M.Pinto

 Fonte: Último Segundo