IY626: Detectado sinal de caixa-preta do Airbus que caiu no Índico, diz França

 

O sinal de uma das duas caixas-pretas do avião da companhia aérea Yemenia que caiu no Oceano Índico na terça-feira foi captado por um avião militar francês, disse à BBC Brasil a porta-voz do ministro francês da Cooperação, Alain Joyandet, nesta quarta-feira, em Comores.

“Às 4h30 da tarde (de terça-feira), hora local (9h30, hora de Brasília), foi captado o sinal de uma das balizas da caixa-preta, a 40 quilômetros da costa e a 300 metros de profundidade”, afirmou.

Segundo a porta-voz, nos próximos dias será montada uma operação com mergulhadores para procurar a caixa-preta. Ela ressaltou, no entanto, que não existe nenhuma garantia de que a baliza ainda esteja acoplada à caixa-preta – ela pode ter se soltado com o impacto da queda da aeronave.

“Hoje a prioridade é continuar a busca por corpos e destroços do avião. Nós iremos procurar a caixa-preta assim que possível, nos próximos dias.”

A possível localização dos sinais de uma das caixas-pretas ainda não foi confirmada pela companhia aérea Yemenia.

“Ainda não temos uma confirmação oficial dessa informação”, disse à BBC Brasil o vice-diretor de operações da empresa, Mohammed al-Sumairi.

O órgão francês que participa das investigações sobre as causas do acidente (BEA, na sigla em francês) também não confirma a informação.

O avião, com 153 pessoas a bordo, caiu depois de enfrentar mau tempo. Apenas um sobrevivente foi encontrado – uma menina de 14 anos.

O voo IY626 era o trecho final de uma rota que se iniciou em Paris, com escala em Marselha, na França, e conexão no Iêmen até Comores. Havia 66 franceses a bordo, além de comorenses e cidadãos de países do Oriente Médio.

Um navio francês foi enviado ao local para começar as operações de busca.

Fonte: BBC Brasil

1 Comentário

Comentários não permitidos.