Empresa estadunidense lança novo sistema aéreo não tripulado

Projects-WBBL-header-fullsizeA empresa estadunidense Piasecki Aircraft está prestes a iniciar a etapa de testes de um novo tipo de veículo aéreo não tripulado (do inglês UAV –Unmanned Aerial Vehicle) projetado para reduzir os níveis de utilização da frota de aeronaves de patrulha atuais e futuras da Marinha dos Estados Unidos (US Navy). O programa está sendo patrocinado pelo PMA-290, programa encarregado de gerenciar as operações da frota de aviões de patrulha Lockheed P-3C Orion e futuramente os Boeing P-8A Poseidon. O programa de criação desse novo tipo de UAV naval está relacionado com os elevados níveis de fadiga apresentados pelos P-3C Orion, devido a seu uso intensivo.

O aparelho de 350 kg, conhecido como Turais, é um UAV monoplano que pode ser lançado a partir de outra aeronave. O Turais foi dimensionado para transportar uma variada gama de equipamentos e sensores, como por exemplo, um sistema de câmeras de vigilância com transmissão de imagens em tempo real para a aeronave “mãe”. Inicialmente, o Turais está sendo concebido para ser descartado após a missão, porém a Piasecki está estudando uma forma de torná-lo recuperável.

Uma característica notável do Turais é que ele será lançado de paraquedas de uma grande altitude, como se fosse um bomba ou torpedo. Uma vez lançado, suas asas e superfícies de cauda se desdobrarão antes de chegar à altitude de voo. Essa concepção terá inúmeras vantagens, entre elas a possibilidade de manter as aeronaves lançadoras afastadas das áreas hostis durante missões de vigilância e reconhecimento.

A Piasecki está propondo adaptar o UAV em outras aeronaves da US Navy, entre elas os F/A-18 E/F, EA-18 G Growler e helicópteros MH-60R.

O início dos testes do aparelho está programado para o final de 2009. A primeira etapa consistirá em lançamentos não motorizados para comprovar a concepção do projeto e a etapa seguinte, que incluirá ensaios com propulsão, dependerá do recebimento de fundos para prosseguimento do programa.

Fonte: Tecnologia&Defesa

1 Comentário

  1. Uma ideia antiga colocadA EM PRÁTICA AGR,ou seja, os mini, com + agilidade e sendo operados a distância,armados; uma atitude menosa onerosa e inteligente.. se eficiênte ; vamos ver.

Comentários não permitidos.