Dia do Correio Aéreo Nacional e Dia da Aviação de Transporte

Ordem do Dia

Dia do Correio Aéreo Nacional e  Dia da Aviação de Transporte
Brasília, 10 de Junho de 2009

Abençoada é a nação que, ao volver os olhos ao passado, colhe, na herança luminosa de seus heróis, os ensinamentos que alimentam o espírito e a determinação que impulsiona a vida.

Esse é o legado que nos permite compreender como um querer audaz e nacionalista transformou, na manhã de 12 de junho de 1931, o campo dos afonsos no cenário de um grandioso sonho.

Um ideal marcado pelo pioneirismo que fez da expressão ”integração nacional” uma linguagem de paz, progresso e união de esperanças.

Assim, impulsionados pelo clamor de um país que os mapas não retratavam, os bandeirantes do ar, liderados por Eduardo Gomes, Lemos Cunha, Casemiro Montenegro Filho, Nelson Freire Lavenère Wanderley e outros, lançaram-se numa epopéia que confirmaria o inquebrantável compromisso com o processo de desenvolvimento da pujante nação brasileira.

Como que por magia, o roncar dos motores dos lendários Curtiss era o som de vida que, de norte a sul, de leste a oeste, conduzia a esperada notícia dos familiares, o médico da cidade grande, o alimento vital, o material escolar e uma profunda e sincera mensagem de fé nos destinos da pátria.

Não mais voamos com as asas de 1931.

Hoje, vivenciamos um novo tempo, com doutrinas e conceitos contemporâneos, mas alicerçado nos mesmos princípios que inspiraram a criação do correio aéreo nacional e que permanecem inabaláveis pelo sólido conteúdo moral, social e pureza de propósitos.

O romantismo dos esvoaçantes cachecóis deu lugar à tecnologia dos tempos modernos, mas o espírito herdado dos pioneiros do CAN perpetua-se e leva, em cada decolagem, as sementes da inclusão social, da solidariedade, do alcance humanitário e da integração nacional.

As aeronaves de transporte tornaram-se velozes e ganharam maior capacidade, garantindo a mobilidade da tropa, o suporte logístico, o reabastecimento em vôo, o atendimento às missões de busca e salvamento e aos importantes compromissos internacionais.

O compromisso de preservar o legado dos desbravadores de outrora é o permanente farol a guiar a proa seguida pelas novas gerações, ajudando a enfrentar os obstáculos do dia-a-dia, fazendo acreditar que todo sacrifício vale a pena quando se tem, dentro de si, a fé inabalável num país coeso, forte e soberano.

A assinatura do contrato de desenvolvimento da aeronave KC-390 com a EMBRAER, ocorrido durante a LAAD, em abril, renovará e ampliará as capacidades da força aérea, além de conferir considerável impulso à indústria nacional.

Estas são as generosas e amplas asas da aviação de transporte, inigualável sustentáculo da unidade nacional que mantém unidos os brasileiros e as brasileiras de todas as latitudes e longitudes.

Valorosos integrantes do correio aéreo nacional e da aviação de transporte!

Os senhores têm a força a unir todos os credos, sotaques e culturas. São a ponte a ligar famílias separadas pela distância, a conduzir o lenitivo ao doente isolado e a expectativa do desenvolvimento às comunidades menos favorecidas.

Tenham a consciência desta sublime tarefa. Acreditem na relevância e nobreza de suas contribuições e orgulhem-se deste valoroso sacerdócio, pois suas obras vencerão o tempo e o povo brasileiro jamais os esquecerá.

Que, em seus vôos pelos diferentes e longínquos azuis, possam encontrar o ânimo forte para enfrentar os desafios do presente, e que deus os abençoe no cumprimento desta relevante missão ensejada no lema: “lançar, suprir, resgatar”!

Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica

1 Comentário

Comentários não permitidos.