Acordo com a Ucrânia traz aviação naval russa de volta à Criméia

Instalação de Nitka será utilizada por mais alguns anos e a construção do novo centro de treinamento de pilotos navais começará em 2010

A Ucrânia permitirá que a Rússia continue a utilizar as instalações na Criméia para o treinamento de pilotos navais, informou o Ministro da Defesa da Ucrânia.

Conforme acordo estabelecido em 1997, a Ucrânia permitiu que a Rússia utilizasse as instalações do centro naval de Nitka para o treinamento dos pilotos da Marinha da Rússia. Nitka, único local para treinamento de aeronaves de asas fixas da Rússia, foi cogitada para ser alugada para a China. Não foi informado o montante envolvido no acordo, apenas que seria “um montante adequado”.

Nitka foi construída pelos soviéticos como centro de treinamento de aeronaves de asas fixas onde os pilotos da Marinha podiam praticar e simular decolagens e pousos em convôos. Ali foi também desenvolvido protótipos de sistemas de catapulta. Com o colapso da URSS as instalações ficaram com os ucranianos.

A Rússia deve construir um novo centro de treinamento naval no Mar de Azov a partir de 2010. O mesmo deverá ficar pronto em dois anos e consumirá 24 bilhões de rublos. A Rússia planeja finalizar o projeto do seu novo NAe em 2012. A construção de um grupo de três unidades está confirmada.

Fonte: Poder Naval

1 Comentário

Comentários não permitidos.