Coreia do Sul posiciona suas forças navais

As tropas da Coreia do Sul próximas às águas fronteiriças com a Coreia do Norte receberam aviso de alerta máximo nesta quarta-feira, depois que Pyongyang aumentou o tom das ameaças, decretou o fim do armistício que encerrou a Guerra das Coreias em 1953 e ameaçou atacar militarmente a vizinha de península.

Enquanto a Coreia do Sul tenta pressionar por uma resolução punitiva do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o país já se prepara para a escalada de tensão regional e um confronto que não parece impossível diante dos desafios reiterados nesta semana do regime comunista às críticas internacionais.

A ameaça de guerra da Coreia do Norte foi uma retaliação por aderir à iniciativa americana contra o tráfico de armas de destruição em massa (PSI, na sigla em inglês). O recado é que haverá reação militar caso as forças de Seul tentem interceptar algum de seus navios.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, agradeceu à população a ‘maturidade’ com que está recebendo as ameaças norte-coreanas.

Uma fonte militar afirmou à agência Yonhap que seu país tem superioridade naval e repelirá qualquer ataque.

A península coreana é uma das áreas mais militarizadas do mundo, com 1 milhão de soldados da Coreia do Norte, 655 mil da Coreia do Sul e outros 28.500 militares americanos assentados em território de seu aliado sul-coreano desde o final da Guerra da Coreia.

Resposta

O Exército sul-coreano afirmou nesta quarta-feira que está pronto para responder a um ataque armado da Coreia do Norte e tentará conter os choques para não chegar a um confronto aberto, disse uma fonte do Ministério da Defesa da Coreia do Sul à agência local Yonhap.

“Nossa principal prioridade é manter a atual superioridade armada sobre a Coreia do Norte” no mar Amarelo, onde as marinhas de ambos os países se confrontaram após o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

Segundo a fonte anônima, a Coreia do Sul “devolverá o golpe com rapidez e tentará deter a extensão dos choques rumo a um conflito aberto”.

A Marinha sul-coreana deslocou um destróier para a fronteira marítima com a Coreia do Norte e intensificou a vigilância na zona, informou a Yonhap.

Nos últimos meses, a região foi testemunha de um aumento da atividade militar, inclusive da Força Aérea norte-coreana, assinalou a fonte do Ministério da Defesa do vizinho do sul.

“A preparação norte-coreana para a guerra está em seu máximo nível”, acrescentou.

Fonte: Poder Naval

5 Comentários

  1. Há quem defenda (http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/caio_blinder/2009/05/28/divagacoes+sobre+a+loucura+calculista+da+coreia+do+norte++6386903.html) que a loucura norte-coreana está conseguindo até enfraquecer o outrora incondicional apoio que recebem da china. Estariam os norte-coreanos descontrolados ? Se sim, a pergunta que fica é: teria a coréia do sul e as tropas americanas ali estacionadas capacidade de um ataque aniquilador à coréia do norte, que a impedisse de usar seus misseis nucleares ?

  2. Viicius, aúnica chance dos Norte coreanos é uma intervensão chinesa impedindo uma ação.
    Coréia, japão e EUA são na minha opinião as melhores marinhas do mundo sendo a última a mais numerosa de todas.
    A ação por aniquilação pode sim ser efetuada, o problema serão os custos políticos e de civis de ambas as Coréias e provavelmente do Japão.
    no meu ver, a ação terá que ser fulminante e num único golpe, do contrário avançaremos alguns minutos no relógio do fim do Mundo.
    http://pbrasil.wordpress.com/2009/05/27/coreia-do-norte-rompe-armisticio-e-ameaca-sul-com-acao-militar/

  3. Espero sinceramente q esses loucos ñ entrem em guerra, vão atrasar um ao outro em mt anos…em vidas e financeiramente…Os ianks estão + torcendo p/ eles se matarem.

  4. Heeeenaum que eu queira que isso aconteca…mas para nos seria uma grande oportunidade!!!eles vao ter q investir muito dinheiro nisso!!!e nos teriamos q “provindenciar” muitos produtos q com certeza necessita pra um conflito e um pos-conflito!!!
    E logico!! nao estou torcendo pra isso acontecer mas se eles querem que nos simples mortais poderemos fazer?!!”abastece-los” somente!!!
    sds!

Comentários não permitidos.